quarta-feira, 20 de outubro de 2021

ITABUNA EM FOCO: A 9ª Conferência Municipal de Saúde começa hoje

 Itabuna inicia ciclo preparatório da 9 ª Conferência Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde iniciam nesta quarta-feira, dia 20, o ciclo preparatório para a 9ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece no dia 28. As Pré-Conferências, em dois dias, serão para ouvir demandas e anseios da comunidade quanto aos serviços prestados pela Prefeitura de Itabuna.

Serão realizadas palestras e discussões sobre a saúde pública no âmbito da Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, Vigilância em Saúde, Central de Regulação, dentre outros serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Algumas das principais pautas serão a discussão sobre a enquete realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde nas comunidades, destaques e potencialidades na construção da assistência à saúde por parte da Vigilância em Saúde no pós-pandemia, a gestão do SUS como condições de trabalho e formação do trabalhador e o papel da Atenção Primária na ordenação da Rede de Atenção à Saúde.

As Pré-Conferências serão realizadas amanhã, dia 20, das 8 às 12 horas, na UniFTC, na Praça José Bastos, no Centro, e das 13h30min às 17 horas, na USEMI, no São Caetano. Na quinta-feira, dia 21, das 8 às 12 horas, será na Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASA), na Avenida Ibicaraí, Bairro Nova Itabuna, e das 13h30min às 17 horas na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja dos Mórmons), na Rua Gabriel Moes, Bairro de Fátima.

Já a 9ª Conferência Municipal de Saúde, no dia 28, será na Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASA), das 8 às 13 horas, com o tema “Desafios do SUS em tempos de pós pandemia”. Além de debater as pautas recolhidas nas Pré-Conferências, vai cooperar na formulação de diretrizes para elaboração do Plano Municipal de Saúde em um cenário pós-pandêmico no qual muitos serviços do SUS sofreram impacto.

Para contribuir na discussão, haverá representantes do Conselho Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, bem como professores e palestrantes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), do Núcleo Regional de Saúde do Sul da Bahia (NRS/SUL) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O evento será aberto à participação da comunidade sem que haja necessidade de inscrição.

Jovens de Itabuna e região participam de

 avaliação

 técnica pa

ra ingressar no

Fluminense

Football Club




Cerca de 350 jovens de Itabuna e de cidades vizinhas que sonham ser jogadores profissionais de futebol participaram no sábado, dia 16, das 9 às 14 horas no Estádio Luiz Viana Filho (Itabunão) de uma avaliação técnica realizada pelo Fluminense Football Club, do Rio de Janeiro. Atletas de cerca de 10 escolinhas de futebol participaram do evento.

Com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio Secretaria Municipal de Esportes de Lazer (Semel), o assessor do time carioca Anderson Lima acompanhou o desempenho em campo dos jovens com idade entre 10 e 16 anos. Oito alunos foram aprovados: João Lapa, Levi Mota, Luiz Figueirêdo e Paulo Santos, de Itabuna; Bernardo Miranda, de Itororó; Luiz Fernando e Pedro Henrique, de Coaraci; e Breno da Silva, de Ubaitaba.

O vice-prefeito e secretário de Esporte e Lazer, Enderson Guinho, acompanhou a avaliação dos atletas. “Externo minha gratidão pelo acolhimento deste projeto a todos os pais, professores, alunos e atletas que deram um show no nosso Estádio Luiz Viana Filho”, afirmou.

Na ocasião, Anderson Lima, expressou sua satisfação com a iniciativa da Prefeitura em dar suporte ao projeto. Ele parabenizou a importância desse projeto, ressaltando a qualidade dos atletas e informando que Fluminense estará sempre à disposição para esses momentos.

Muitos jovens, buscam a oportunidade de serem aprovados nessas “peneiras” desportivas. Por isso, esse projeto visa prospectar novos atletas com habilidade, agilidade, velocidade e coordenação para que se aperfeiçoem em campo e sejam contratados por agremiações esportivas.  

Dos atletas selecionados, dois foram contratados enquanto os outros irão para o alojamento do Fluminense Footboll Club, no Rio de Janeiro, onde serão submetidos a novas etapas de avaliações, com previsão para as próximas semanas.

O Fluminense Football Club é uma agremiação poliesportiva e cultural sediada no Bairro de Laranjeiras, zona sul da cidade do Rio de Janeiro, fundada em 21 de julho de 1902. É uma sociedade civil de caráter desportivo, que tem como principal atividade o futebol.

Módulos de atividades de alunos de escola

interditada no Califórnia serão entregues na

próxima semana



Módulos de atividades de alunos de escola interditada no Califórnia serão entregues e recebidos semana que vem. Por conta da interdição no Colégio Municipal Marechal Humberto de Alencar  Castelo Branco, a secretária municipal de Educação, Janaína Araújo, disse que os blocos  de atividades que seriam entregues e recebidos pelos alunos nesta terça-feira, dia 19, deverão ser repassados na próxima semana, em local a ser previamente divulgado.  

Diante da fatalidade ocorrida no sábado, dia 16, na unidade escolar de Itabuna, tanto a Escola Humberto Castelo Branco como a Tereza Cristina Estrela, onde uma das vítimas estudava permanecerão de luto por sete dias.

A secretária ainda informou ainda que os 500 litros de leite distribuídos, semanalmente, aos alunos da educação infantil na Humberto Castelo Branco também foram suspensos enquanto durar o luto. Segundo a secretária Janaína Araújo, não haverá prejuízo aos alunos, pois o repasse do alimento será feito em dobro do que é recebido normalmente na próxima semana.

A titular da SEDUC  adiantou ainda que está encaminhando à Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, o levantamento de outras escolas, realizadas por engenheiro civil que apresentam problemas de infraestrutura. Vale salientar que isso será feito também com os demais prédios públicos do Município. A depender do resultado desta investigação, serão interditados imediatamente.

Por último, informou também que a Secretaria Municipal de Educação tem o registro fotográfico de como a atual gestão recebeu esses prédios. À medida que forem sendo reformados serão mostrados à população o antes e o depois. As obras dependem da homologação da licitação que iniciou em maio deste ano e de assinatura de contrato e emissão da ordem de serviço, que deverá ocorrer ainda esta semana, pelo Prefeito Augusto Castro.

 
Agentes Comunitários de Saúde serão 

multiplicadores do Projeto Recicla 

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Secretaria Municipal de Saúde foram mobilizados na manhã desta terça-feira, dia 19, no auditório das Faculdades Santo Agostinho para mais uma ação do Projeto Recicla Itabuna, que está sendo executado pela Prefeitura de Itabuna sob a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento, mas com o envolvimento de várias secretarias e da CVR Costa do Cacau.

O consultor André Dantas, profissional com ampla experiência na área em cidades como Salvador, Vitória da Conquista e Jequié, é o responsável pela coordenação técnica do projeto. Ele fez uma explanação sobre as próximas etapas a serem cumpridas, a exemplo do calendário de mobilização social que começa na sexta-feira.

“Já dialogamos com os Agentes de Combate às Endemias. Agora, chegou a vez dos Agentes Comunitários de Saúde, porque entendemos que esses profissionais podem ser multiplicadores desta nova proposta”, explica.

Dantas afirma que a Prefeitura de Itabuna está propondo uma mudança de hábitos no descarte dos materiais recicláveis para toda a sociedade. “Estamos com uma proposta moderna e de mudança de cultura do que hoje se chama lixo, mas que na verdade não é lixo, são resíduos que podem ser recuperados e gerar renda e trabalho para famílias do projeto”, frisa.

O consultor avalia que do ponto de vista do trato dos resíduos sólidos, Itabuna vivia uma época medieval,  com o antigo lixão. “Mas, agora  temos um aterro sanitário devidamente equipado e, o que nos falta, é a coleta seletiva humanizada, porque aí estão incluídos agentes ambientais para que tenham renda e trabalho com aquilo que mais sabem fazer: coletar recicláveis”, acentua.

O coordenador de projetos da Secretaria de Planejamento, Rosivaldo Pinheiro, ressalta que a ideia é mobilizar todos os setores da sociedade para levar informações sobre a ampla campanha que está sendo realizada para implantação do Programa de Coleta Seletiva, que integra o Recicla Itabuna.

“A Prefeitura de Itabuna tem avançado muito na execução de políticas públicas e de assistência aos ex-catadores, agora agentes ambientais, que sobrevivem da coleta de resíduos. Eles, inclusive, já estão formalizados por meio da Associação Recicla Itabuna Para Viver Mais. Estamos iniciando o processo de mobilização comunitária para então começar, de fato, a coleta seletiva na cidade”, frisa.

O encontro contou ainda com a participação do professor da Uesc, Emerson de Sena, do Departamento de Ciências Biológicas, responsável por um projeto pioneiro na área de limpeza de praias. Já a gerente dos Agentes Comunitários de Saúde, Margarida Amorim, ressalta a importância de criar cada vez mais elos entre a comunidade e os serviços de saúde e outros relacionados à promoção da vida.

“Temos aqui neste projeto o conhecimento da importância de reciclar e vamos repassar a informação à sociedade. O Agente Comunitário faz esse trabalho com excelência porque na sua lida trabalha diretamente nos domicílios, conversando com as pessoas”, afirma.

O trabalho de mobilização comunitária se inicia por meio de um projeto-piloto em seis bairros. Pelo calendário, na sexta-feira, dia 22, será no segmento do comércio, a partir das 14 horas, com ponto de concentração no Jardim do Ó. No dia 25, no Jardim Vitória, no dia 26, Góes Calmon, e no dia 3  de novembro no bairro de Fátima. No dia 4, o Califórnia será visitado, e no dia 5, o Bairro São Caetano.

NOTA


Arsepi passa a atender a partir de hoje novo endereço no

Centro da cidade




A Agência de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos Municipais (Arserpi), passará a funcionar em novo endereço a partir desta quarta-feira, dia 20. O expediente será num imóvel na Rua Francisco Silva Rocha, nº 100, 1º andar, Centro, lateral da agência 0070, da  Caixa Econômica Federal, na Avenida do Cinquentenário, nº 1.154, e do  Cebrac,  no centro de Itabuna.

Com a mudança, a Arsepi objetiva prestar melhor atendimento aos cidadãos depois de ter  intensificado seu trabalho de fiscalização de alguns dos serviços  mais demandados pelos itabunenses. Mesmo com a mudança, a Agência  manterá no Centro Administrativo Firmino Alves uma sala  até o dia 31 deste mês.




Boletim Covid-19



A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 34.173 pacientes curados, 35.149  confirmados, sendo 49 casos ativos; internados em UTI 10; leitos de UTI disponíveis 13; internados em leitos clínicos, 05 leitos clínicos disponíveis, 13; e 658 óbitos confirmados e 269 descartados.


Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Use máscara.


Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que STF comanda o país em sigilo e critica perseguições

O ex-presidente destacou que sofre perseguições políticas e que não adianta prestar depoimentos no Supremo Ex-presidente Jair Messias Bolson...