A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde iniciam nesta quarta-feira, dia 20, o ciclo preparatório para a 9ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece no dia 28. As Pré-Conferências, em dois dias, serão para ouvir demandas e anseios da comunidade quanto aos serviços prestados pela Prefeitura de Itabuna.
Serão realizadas palestras e discussões sobre a saúde pública no âmbito da Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, Vigilância em Saúde, Central de Regulação, dentre outros serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.
Algumas das principais pautas serão a discussão sobre a enquete realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde nas comunidades, destaques e potencialidades na construção da assistência à saúde por parte da Vigilância em Saúde no pós-pandemia, a gestão do SUS como condições de trabalho e formação do trabalhador e o papel da Atenção Primária na ordenação da Rede de Atenção à Saúde.
As Pré-Conferências serão realizadas amanhã, dia 20, das 8 às 12 horas, na UniFTC, na Praça José Bastos, no Centro, e das 13h30min às 17 horas, na USEMI, no São Caetano. Na quinta-feira, dia 21, das 8 às 12 horas, será na Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASA), na Avenida Ibicaraí, Bairro Nova Itabuna, e das 13h30min às 17 horas na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja dos Mórmons), na Rua Gabriel Moes, Bairro de Fátima.
Já a 9ª Conferência Municipal de Saúde, no dia 28, será na Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASA), das 8 às 13 horas, com o tema “Desafios do SUS em tempos de pós pandemia”. Além de debater as pautas recolhidas nas Pré-Conferências, vai cooperar na formulação de diretrizes para elaboração do Plano Municipal de Saúde em um cenário pós-pandêmico no qual muitos serviços do SUS sofreram impacto.
Para contribuir na discussão, haverá representantes do Conselho Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, bem como professores e palestrantes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), do Núcleo Regional de Saúde do Sul da Bahia (NRS/SUL) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O evento será aberto à participação da comunidade sem que haja necessidade de inscrição.
Jovens de Itabuna e região participam de
avaliação
técnica pa
ra ingressar no
Fluminense
Football Club
Módulos de atividades de alunos de escola
interditada no Califórnia serão entregues na
próxima semana
Agentes Comunitários de Saúde serão
multiplicadores do Projeto Recicla
Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Secretaria Municipal de Saúde foram mobilizados na manhã desta terça-feira, dia 19, no auditório das Faculdades Santo Agostinho para mais uma ação do Projeto Recicla Itabuna, que está sendo executado pela Prefeitura de Itabuna sob a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento, mas com o envolvimento de várias secretarias e da CVR Costa do Cacau.
O consultor André Dantas, profissional com ampla experiência na área em cidades como Salvador, Vitória da Conquista e Jequié, é o responsável pela coordenação técnica do projeto. Ele fez uma explanação sobre as próximas etapas a serem cumpridas, a exemplo do calendário de mobilização social que começa na sexta-feira.
“Já dialogamos com os Agentes de Combate às Endemias. Agora, chegou a vez dos Agentes Comunitários de Saúde, porque entendemos que esses profissionais podem ser multiplicadores desta nova proposta”, explica.
Dantas afirma que a Prefeitura de Itabuna está propondo uma mudança de hábitos no descarte dos materiais recicláveis para toda a sociedade. “Estamos com uma proposta moderna e de mudança de cultura do que hoje se chama lixo, mas que na verdade não é lixo, são resíduos que podem ser recuperados e gerar renda e trabalho para famílias do projeto”, frisa.
O consultor avalia que do ponto de vista do trato dos resíduos sólidos, Itabuna vivia uma época medieval, com o antigo lixão. “Mas, agora temos um aterro sanitário devidamente equipado e, o que nos falta, é a coleta seletiva humanizada, porque aí estão incluídos agentes ambientais para que tenham renda e trabalho com aquilo que mais sabem fazer: coletar recicláveis”, acentua.
O coordenador de projetos da Secretaria de Planejamento, Rosivaldo Pinheiro, ressalta que a ideia é mobilizar todos os setores da sociedade para levar informações sobre a ampla campanha que está sendo realizada para implantação do Programa de Coleta Seletiva, que integra o Recicla Itabuna.
“A Prefeitura de Itabuna tem avançado muito na execução de políticas públicas e de assistência aos ex-catadores, agora agentes ambientais, que sobrevivem da coleta de resíduos. Eles, inclusive, já estão formalizados por meio da Associação Recicla Itabuna Para Viver Mais. Estamos iniciando o processo de mobilização comunitária para então começar, de fato, a coleta seletiva na cidade”, frisa.
O encontro contou ainda com a participação do professor da Uesc, Emerson de Sena, do Departamento de Ciências Biológicas, responsável por um projeto pioneiro na área de limpeza de praias. Já a gerente dos Agentes Comunitários de Saúde, Margarida Amorim, ressalta a importância de criar cada vez mais elos entre a comunidade e os serviços de saúde e outros relacionados à promoção da vida.
“Temos aqui neste projeto o conhecimento da importância de reciclar e vamos repassar a informação à sociedade. O Agente Comunitário faz esse trabalho com excelência porque na sua lida trabalha diretamente nos domicílios, conversando com as pessoas”, afirma.
O trabalho de mobilização comunitária se inicia por meio de um projeto-piloto em seis bairros. Pelo calendário, na sexta-feira, dia 22, será no segmento do comércio, a partir das 14 horas, com ponto de concentração no Jardim do Ó. No dia 25, no Jardim Vitória, no dia 26, Góes Calmon, e no dia 3 de novembro no bairro de Fátima. No dia 4, o Califórnia será visitado, e no dia 5, o Bairro São Caetano.
NOTA
Centro da cidade
Boletim Covid-19
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável