quinta-feira, 21 de outubro de 2021

ROTARY CLUB DE ITABUNA PROMOVEU PALESTRA SOBRE OUTUBRO ROSA

 “O câncer de mama é o segundo que mais acomete pessoas e o número de casos está cada vez mais crescente. Encontrou qualquer coisa diferente ao fazer o auto-exame, procure o médico. É importante detectar cedo, pois a cura é mais provável”, alertou Isabela Barreto de Mendonça Fontes, uma das fundadoras do Grupo Se Toque - que presta apoio a pacientes oncológicos - em palestra realizada pelo Rotary Club de Itabuna na noite de terça (19). A participação teve o intuito de conscientizar rotarianos, familiares e convidados sobre a prevenção do câncer de mama, que neste mês ganha maior destaque através da campanha Outubro Rosa.

De acordo com Isabela, a campanha surgiu em 1990 nos Estados Unidos, assim como o símbolo do laço rosa, que hoje é conhecido mundialmente. Em 2002, a campanha chegou ao Brasil através do INCA (Instituto Nacional de Câncer) que a promove no país. Já o Se Toque, foi fundado em 2005 por um grupo de mulheres, entre as quais, algumas acometidas pela doença.  “Em 2004 fiz tratamento contra o câncer. Minha irmã e eu fomos diagnosticadas e fizemos o tratamento praticamente ao mesmo tempo. A partir daí, unidas a outras mulheres, criamos o grupo, com o intuito não somente de conscientizar, mas dar suporte a quem está em tratamento em Itabuna”, explicou.

A sede do grupo está instalada no bairro Pontalzinho, em espaço localizado em frente ao Centro Médico Hospitalar Oncológico – ONCOSUL onde acontecem reuniões semanais para orientar pacientes sobre a sua condição. “Muitas vezes o paciente não tem entendimento sobre aquela situação pela qual está passando, então, o grupo faz o acompanhamento e dá suporte a essa pessoa, explica como acontece todo o processo de consulta e tratamento, e presta apoio em diferentes situações, pois cada caso é um caso”, afirmou.

Isabela lembrou os mutirões realizados pela iniciativa para levar a mulher a procurar atendimento médico e fazer exames periódicos. Os mutirões não são mais promovidos e um dos motivos, comemorou a palestrante, foi a ampliação da oferta dos exames de mamografia. “Nesses mutirões eram atendidas de 700 a 800 mulheres por uma média de 20 médicos entre ginecologista e mastologista. Tínhamos também parcerias importantes da Saúde do estado e município. O exame de mamografia era realizado e a paciente já saía de lá com o retorno agendado”, revelou. Em anos seguintes, de acordo com ela, moradoras das cidades do entorno começaram a participar, por isso, atendiam uma média de mil mulheres, levando o grupo a aumentar a oferta do número de exames.

A palestrante lamentou que durante a pandemia do coronavírus faltaram medicamentos para pacientes oncológicos e que mulheres deixaram de ir ao médico no período, elevando o número de casos descobertos em 2021 e deixou o alerta: “É importante falar desse assunto sempre, não só em outubro, ficar atento ao histórico familiar para identificar casos próximos e se sentir incômodo, é bom averiguar, alguns nódulos ficam escondidos e quando se manifestam, já estão bem avançados”, recomendou, destacando ainda o grande número de homens que estão sendo acometidos por câncer de mama. “Por terem glândulas mamárias, os homens também precisam estar alertas”, esclareceu.

Agradecendo pelo convite, Isabela encerrou sua apresentação colocando-se à disposição para participar em outras oportunidades. O presidente do clube Diogo Matheus Rodrigues a parabenizou pela postura e pela clareza na condução da palestra. “Utilizou termos não tão técnicos e facilitou muito nosso entendimento. Foi a palestra mais objetiva desse ano rotário até aqui, muito obrigado”, encerrou. ascom/rotary

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...