quarta-feira, 20 de outubro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Limpeza Pública trabalha todos os dias da semana para garantir a cidade mais limpa e bonita

A


Quando o assunto é limpeza urbana, o Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura de Itabuna não dá trégua. Mesmo nos finais de semana, as ações começam logo cedo nas sextas-feiras com faxinaço no encerramento da Feira do Produtor, no centro da cidade. Aos sábados e domingos, a limpeza geral, inclusive com água e sabão, continua logo depois das feiras livres do São Caetano, Califórnia e Centro Comercial.  

A Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo mantém um programa rotineiro de limpeza das feiras livres em atenção às recomendações do prefeito Augusto Castro (PSD). “A ordem é que estes espaços necessitam de limpeza e higiene permanente. Então, mantemos equipes de plantão para que o trabalho seja executado sob sol ou chuva”, afirma o superintendente Francisco de Sousa Lino Filho.

Nesta semana, que começou depois do feriado antecipado do Dia do Comerciário, comemorado na segunda-feira passada, dia 18, as equipes de limpeza trabalharam duro na poda de árvores, retirada de entulhos, varrição de ruas e limpeza com capina na Praça da Matriz e em torno do cemitério de Ferradas. No mesmo dia, os trabalhadores do Departamento de Limpeza Pública comemoram o fim de mais um ponto viciado de lixo e entulhos na Rua Santa Luzia, no Bairro Banco Raso.

Após o recolhimento do material descartado irregularmente, o local foi transformado em espaço verde, com o apoio de moradores que colaboraram com a Prefeitura com o plantio de mudas de plantas ornamentais. Até agora, já somam 50 os espaços verdes que mudam o aspecto urbano dos bairros que abraçaram a ideia da Superintendência de Serviços Públicos.

Nesta terça-feira, as equipes estarão espalhadas em vários pontos da cidade. Logo cedo, promoveram a poda de árvores no Bairro Jardim Vitória, com varrição no entorno da quadra esportiva do Bairro São Pedro, além da execução de obras de manutenção na Avenida Aziz Maron e ainda, a reforma do parque infantil no Condomínio Pedro Fontes II.  

“O serviço não para. Itabuna é uma cidade de porte médio, a demanda é grande, porém o esforço e a dedicação de nossa equipe é ainda maior”, frisa o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Alcântara.

Ele lembra que existe uma preocupação do prefeito Augusto Castro no que se refere à limpeza urbana, que não se limita apenas à coleta diária domiciliar de lixo. Mas, também a constante manutenção de serviços permanentes como tapa-buracos, iluminação pública e a revitalização de avenidas, ruas, praças e jardins, além da zeladoria dos espaços públicos.

Prefeitura executa requalificação de Unidades Básicas e de Saúde da Família com o apoio da Fasa

A Prefeitura de Itabuna, prossegue com a reforma e requalificação de Unidades Básicas (UBS) e de Saúde da Família (USF) executadas pela Faculdade Santo Agostinho (Fasa), a partir da relação de necessidades encaminhadas pelo Comitê Gestor Local e Secretaria Municipal de Saúde. Três unidades já foram reformadas e mais quatro estão com as obras em andamento. “Esperamos que até o final do ano os 12 imóveis mais comprometidos fiquem prontos”, disse a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.


Ela lembrou que Itabuna atualmente conta com 32 Unidades Básicas e de Saúde da Família e disse que no início da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) quase todas estavam deterioradas e com a estrutura comprometida. “As reformas começaram em maio deste ano, executada pela Faculdade Santo Agostinho”, informou. A secretária destacou que durante esse período tem buscado avançar no processo licitatório para ampliar a reforma de prédios públicos, o que pode incluir outros postos de Saúde.  

Sobre a parceria com a Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (Fasa), a secretária de Saúde explicou que faculdades de medicina vinculadas ao Programa Mais Médicos possuem a responsabilidade de contrapartida de 5% a 10% da receita, valor utilizado, exclusivamente, para benefícios na rede de saúde. “No caso de Itabuna, usamos o recurso para adquirir equipamentos de saúde e também para bolsas de ensino que neste ano foi destinada a cursos de pós-graduação em Gestão Pública”, afirmou.

 
Já o diretor da Fasa, Luciano Tourinho, destacou a importância do Programa Mais Médicos na instalação de faculdades de medicina em todo o país.  Ele disse que para que o programa  fosse colocado em prática,  foi  necessária a existência de um Comitê Gestor  local e  de  um contrato organizativo, que é um convênio entre a  Faculdade Santo Agostinho e  a  Prefeitura de Itabuna.

“No caso local, o Comitê Gestor e a Secretaria Municipal de Saúde encaminharam as solicitações para as reformas  das Unidades Básicas e de Saúde da Família e  o posto avançado do Samu-192, que vai funcionar em um imóvel cedido pela própria Faculdade”, acrescentou.
 
Tourinho lembrou que já foram realizadas entregas de equipamentos para a Secretaria Municipal de Saúde que vão atender ao município e ao Samu-192. “Houve também repasse para programas de residência médica, por meio da entrega de material, e qualificação dos profissionais de saúde, através dos cursos de pós-graduação, que hoje contemplam 41 profissionais da rede, o que totaliza, pouco mais de 4 milhões e 270 mil reais”, afirmou o diretor da Fasa.

Palestra sobre Educação em Saúde integra nesta quarta-feira integra ações do Outubro Rosa
A campanha Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama e colo uterino, visa incentivar a realização do diagnóstico precoce e esclarecimento acerca da prevenção. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado ações para alertar sobre a importância do tema e da necessidade de autoexame e do diagnóstico.
Nesta quarta-feira, dia 20, pela manhã, houve mais uma ação que integra a campanha realizada pela Saúde da Mulher do Departamento de Atenção Primária. Desta vez, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretária Municipal de Educação realizou palestra voltada aos Professores da Rede Municipal com o tema Educação em Saúde.
O evento, que aconteceu no auditório da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASA), visa orientar profissionais da educação e saúde sobre a campanha com a explanação dos palestrantes e mediadores. Dentre os médicos Luciano Peixoto, mastologista, Letícia Bragança, médica da estratégia de saúde da família, Fátima Trajano, ginecologista e oncologista, Paulo Junior, psicólogo, Polyanna Barreto, psicooncologista e a advogada Sueli Dias, coordenadora do Grupo Se Toque.

Além disso, o evento contou também com a participação da secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, da secretária de Educação, Janaína Araújo, da diretora da Atenção Básica, Alessandra Lopes, da diretora do Departamento de Educação Básica, Elisângela Melo, da coordenadora em Saúde da Mulher do Departamento de Atenção Básica, Katiane Reis, organizadora do evento, e da coordenadora do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, enfermeira Margarida Amorim.

Gestores e usuários debatem  em Pré-Conferência desafios do SUS no pós-pandemia
Gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Itabuna se reúnem nesta quarta e quinta-feira, dias 20 e 21, para discutir os “Desafios do SUS em Tempos de Pós-Pandemia”. O ciclo de debates, chamado de Pré-Conferência, antecede a 9ª Conferência Municipal de Saúde que será realizada no próximo dia 28, pela Prefeitura de Itabuna e o Conselho Municipal de Saúde.

O ciclo de debates está sendo realizado em diferentes áreas da cidade, para contemplar os quatro módulos em que a cidade foi dividida pelo Departamento de Atenção Básica (DAB): UniFTC, centro, USEMI, zona sul, Faculdades Santo Agostinho, zona oeste, e Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja dos Mórmons), no bairro de Fátima, na zona leste.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, disse em entrevista que mesmo com os avanços na prestação de serviço e na oferta de atendimento nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, os cidadãos podem sugerir mudanças. Ela destacou que essa participação é fundamental e que cada um dê sua contribuição.

Presente na manhã desta quarta-feira, 20, na unidade da UniFTC, na Avenida Inácio Tosta Filho, centro, a subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto, explicou que o objetivo das Pré-Conferências em etapas, foi facilitar o acesso de todos os envolvidos no sistema para que possam participar e dar sua contribuição. “Este é o momento de cada um trazer suas necessidades e participar do processo de construção de propostas para o SUS”, afirmou.

Ela lembra que a Pré-Conferência tem papel muito importante na dinâmica de definição dos temas e construção das diretrizes e propostas que serão apresentadas na 9ª Conferência Municipal de Saúde. “Reunimos pessoas com olhares diferentes, de acordo com a necessidade de cada região da cidade. ,É o momento de despertar as corresponsabilidades", acrescentou.


A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Liamara Bricídio, ressaltou que a participação popular neste momento de definição das políticas públicas é muito importante. “Não há nada mais legítimo do que o usuário do SUS dizer o que realmente precisa ser melhorado. E, um dos pontos que vamos abordar está relacionado às cotas para os exames médicos”, disse.

Na  tarde desta quarta-feira a Pré-Conferência da zona sul aconteceu na USEMI, no Bairro São Caetano, das 13h30min às 17 horas. Amanhã, quinta-feira, dia 21, será das 8 às 12 horas, na Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASA), na Avenida Ibicaraí, Bairro Nova Itabuna, e das 13h30min às 17 horas, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja dos Mórmons), na Rua Gabriel Moes, Bairro de Fátima.

Boletim Covid-19

Pelo segundo dia consecutivo, o número de casos ativos de Covid-19 ficaram abaixo de 50 de acordo com  novo Boletim divulgado hoje pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Itabuna registra 34.173 pacientes curados, 35.150  confirmados, sendo 46 casos ativos; internados em UTI 09; leitos de UTI disponíveis 14; internados em leitos clínicos, 05 leitos clínicos disponíveis, 13; e 660 óbitos confirmados e 271 descartados.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Use máscara.

Ascom/ Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...