quinta-feira, 23 de setembro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Augusto Castro destaca parceria com Governo do Estado para obras estruturantes

Augusto Castro
destaca parceria com Governo do Estado pra obras estruturantes e geração de emprego 


O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), com outras lideranças da região sul do Estado, recepcionou o governador Rui Costa (PT) em Almadina. Horas antes, o Chefe do Executivo estadual cumpriu agenda oficial na cidade de Itapitanga, para assinar Ordem de Serviço autorizando a restauração da pavimentação da BA-651.

Augusto Castro aproveitou o encontro de Rui Costa para solicitar uma audiência para a apresentação de uma pauta com projetos de obras estruturantes para Itabuna e também de geração de empregos com foco no polo logístico.

“Ao longo desses oito meses, trabalhamos em projetos de obras importantes para Itabuna, como requalificação de vias e a melhoria de alguns bairros. Vamos marcar uma audiência com o governador Rui Costa e apresentar essas demandas”, disse o prefeito Augusto Castro.

Segundo o mandatário itabunense, um dos grandes problemas do Brasil é a retomada do crescimento no pós-pandemia. “Com o avanço da vacinação e um certo controle da pandemia, a geração de postos de trabalho passa ser a prioridade. Os prefeitos têm um papel importante em fomentar emprego e renda e o apoio do Governo do Estado é essencial”, observou.

Augusto lembrou que vem trabalhando na atração de empresas e que em breve Itabuna receberá dois grandes empreendimentos do setor atacadista. Além disso, observou que a secretária de Planejamento, Sônia Fontes,  tem atuado junto ao segmento empresarial de várias regiões do país na atração de investimentos e de novas empresas.

“O Governo do Estado e o município podem atrair novos empreendimentos, ao apontar investimentos estruturantes e incentivos fiscais. O advento do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) é uma oportunidade para Itabuna se transformar em uma grande polo logístico, gerando inúmeros postos de emprego”, ressaltou o prefeito Augusto Castro.

Programa Alimenta da Fundação Marimbeta distribui pães no Bairro São Pedro

O Programa Social Alimenta da Fundação Marimbeta – Sítios da Integração da Criança e do Adolescente entra em sua terceira etapa nesta quinta-feira, dia 23, com a distribuição gratuita de pães para os alunos matriculados no Sítio III da instituição, no Bairro São Pedro.

A entrega dos pães aos alunos ou seus pais será às 15 horas, nas dependências do próprio sítio, contando com a presença do presidente da Fundação Marimbeta, Valter Silva.


O projeto Alimenta foi implantado há menos de duas semanas e já contemplou alunos ou seus familiares de duas unidades da Marimbeta: Sítio I, no São Roque; e Sítio II, no Bairro Fonseca. Segundo o presidente Valter Silva, o programa social vem apresentando resultados bem animadores.


Por isso, um acordo será formalizado com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, cuja secretária Andréa Castro pretende desenvolver o Projeto Alimenta em parceria para beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social. Na sexta-feira, dia 24, às 15 horas, haverá a distribuição de pães no sítio V, no Bairro Nova Ferradas.

Secretário e técnicos da Agricultura conheceram

Programa de Ibirapitanga

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente e Itabuna, Moacir Smith Lima, visitou na terça-feira, dia 21, o Programa Municipal de Promoção dos Serviços Ambientais – PSA, implantado no município de Ibirapitanga. Foi conhecer como está sendo executado e os resultados já obtidos com as ações em benefício do desenvolvimento rural sustentável, com geração de renda, conservação da Mata Atlântica, e principalmente, a preservação e recuperação das nascentes.

Naquele município, Moacir Lima foi recebido na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo secretário Edivaldo Quinto de Souza, o Chefe de Fiscalização Ambiental,  Iago Oliveira, e o Assessor de Fomento de Projetos Antônio Almeida. O secretário itabunense deseja desenvolver a mesma tecnologia conservacionista no município de Itabuna contando com a participação dos agricultores familiares, médios e grandes.

Os diretores Rodrigo Haun, da Agricultura e Cilene Souza, do Meio Ambiente e Recursos Hídrico e Cleumo Henrique Guimarães,  Técnico Agrícola da Seagrima de Itabuna acompanharam Moacir Lima para saber mais sobre o Programa PSA que tem sido referência para os municípios baianos. O grupo ficou motivado como os resultados positivos que o projeto já apresenta e a forma como está sendo conduzido.

“O prefeito Augusto Castro defende o incentivo ao agricultor para que produza mais em sua propriedade. E, para alcançar maior produção e produtividade é preciso que tenha água. Por isso, desejamos  replicar o  Programa Municipal de Promoção dos Serviços Ambientais no município de Itabuna”, disse.

“Para isso, contamos com o apoio das autoridades de ibirapitanga que foram receptivas e nos forneceram informações valiosas, a exemplo do prefeito Junilson Batista Gomes, Junilson de Boró (PSD ), que nos recebeu na Fábrica de Chocolate no Assentamento de Reforma Agrária Dois Riachões”, afirma o titular da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima).

Associação de Fibromialgia pede apoio da

Prefeitura para instalação de sede

O secretário municipal de Governo, Josué Brandão Júnior, se reuniu na quarta-feira, dia 22, com a presidente da Associação dos Fibromiálgicos de Itabuna, Sônia Helena Amorim, que veio pedir o apoio da Administração municipal para a instalação de sua sede. O local vai acolher portadores da doença neurológica que não tem cura.

Durante conversa no gabinete da Secretaria de Governo, Júnior Brandão destacou o empenho do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) em estreitar parcerias da Prefeitura com as várias associações, dentre elas a dos Fibromiálgicos. Ele disse que através de projeto de lei, o Poder Executivo, vai pedir à Câmara Municipal de Vereadores para que a instituição seja transformada em utilidade pública municipal.

“Portadores dessa doença conquistaram neste ano prioridade no atendimento em diversos locais, a exemplo de bancos, lotéricas ou qualquer repartição que atenda público específico”, disse o secretário. Ele reforçou que aos pacientes fibromiálgicos basta apresentar um documento expedido pela Secretaria Municipal de Saúde que dá acesso à fila preferencial.*

“A Prefeitura quer cuidar das pessoas e os portadores da Fibromialgia também serão atendidos” destaca Júnior Brandão, que citou outra conquista desse público: fazer hidroginástica depois da parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer. As aulas serão gratuitas, as matrículas começam no dia 30 e as aulas na semana seguinte na piscina do colégio CISO.

“Quem tiver laudo que comprove a doença poderá fazer a inscrição”, informa a presidente da Associação dos Fibromiálgicos de Itabuna, Sônia Helena Amorim. Segundo ela, em 2019 foi instituída pela Câmara de Vereadores a Semana de Conscientização por meio da Lei nº 2.485.

A dirigente lembra que as pessoas que sofrem com as dores causadas pela Fibromialgia encontram dificuldade para conseguir um auxílio-doença pelo INSS. “A doença precisa ser reconhecida como incapacitante. Estamos na batalha, inclusive para um tratamento multidisciplinar, contando com psicólogos, nutricionistas e psiquiatras e fisioterapeutas”, reivindica.

Moradores do Vila Anália agradecem a

recuperação de ruas


O presidente da Associação de Moradores do Bairro Vila Anália, Emaelson de Jesus Santos,  disse que as intervenções executadas em pelo menos 21 ruas pela Superintendência de Serviços Públicos  da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna garantiram melhor tráfego de veículos e de transeuntes, além de facilitar a vida de muita gente. “Os moradores estão satisfeitos com a abertura de ruas, patrolamento, encascalhamento e compactação coisa que a gente jamais teve”, contou.

Nas últimas duas semanas, as máquinas chegaram à Rua Petrópolis e demais artérias em atenção ao pedido de providências formulado na Câmara Municipal de Vereadores pelo Líder do Governo, vereador Manoel Porfírio (PT). Mas, outros líderes comunitários também haviam apresentado pedidos ao prefeito Augusto Castro (PSD).

O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, lembra que esta ação foi mais uma determinação do prefeito Augusto Castro, que sempre está atendo as demandas da comunidade. Até agora, já foram beneficiadas ruas dos bairros Emanoel Leão, Santo Antônio, São Judas Tadeu, Rua da Bananeira e Novo Lomanto, dentre outros.

O presidente da Associação de Moradores, Emaelson de Jesus Santos, por exemplo, externou sua satisfação, tendo agradecido o empenho de toda equipe da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo. “Agradeço imensamente ao prefeito Augusto Castro, ao vereador Manoel Porfírio e a toda equipe da Administração municipal, aqui representado pelo superintendente Souza Lino. Em tão pouco tempo de governo já observamos que Itabuna está diferente, beneficiando quem mais precisa”, ressaltou.

Saúde em Destaqaue

Investimentos em fardas e equipamentos de

trabalho para Agentes de Endemias

Novos uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) bem como ferramentas indispensáveis ao combate do mosquito da dengue serão entregues nesta sexta-feira, dia 24, às 9h30min, na UniFTC, aos agentes de endemias pela Prefeitura de Itabuna. O material foi adquirido com recursos próprios, segundo a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.

Cada servidor receberá, além de farda e crachá, uma mochila para ações de campo, contendo lanterna, pipeta coletora de larva, medidor de cisterna, escala e picadeiro, além de outros materiais necessários para garantir maior eficiência aos agentes. A secretária disse que o investimento faz parte da proposta da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) de valorização e melhoria das condições de trabalho dos profissionais que atuam na área da saúde pública municipal.  

“Os agentes são responsáveis pelas ações preventivas e de cobertura da cidade na prevenção e no combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, zika ou chikungunya”, afirma a secretária. Ele destaca que, além dessas ações, também promovem o trabalho de conscientização e de educação sanitária junto às famílias, o que é considerado de importância fundamental na luta contra o mosquito causador das arboviroses.

Já a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Maristella Antunes, explica que o uso do uniforme, crachá e mochila padrão, facilitará a identificação pela população dos profissionais, já que batem de porta em porta nas visitas domiciliares cotidianas. “É um trabalho de rotina que alcança o interior das residências, quintais e áreas baldias.  Tal ação, passa mais segurança aos moradores”, sintetiza.

Em janeiro do próximo ano será a vez dos Agentes Comunitários de Saúde também receberem novo fardamento e demais equipamentos, como adiantou a coordenadora dos Agentes, enfermeira Margarida Amorim.

Secretária de Saúde comemora registrados zerados 

Mais uma boa notícia em relação ao Covid-19 em Itabuna. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na tarde desta quinta-feira, dia 23, novo boletim diário sobre os dados de casos e ocupações de leitos Covid-19 no município. O boletim de hoje aponta zero internamento, 46 leitos clínicos e 39 leitos de UTI disponíveis.


A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, comemora  o fato e o atribui feito como consequência da eficácia e avanço da vacinação. “Nesta semana, fecharemos o Hospital de Campanha de Itabuna,  pois há mais de 20 dias já estamos com ocupação abaixo dos 30%. Esses dados são o reflexo do avanço da vacinação no município que já se encontra na faixa etária dos 14 anos” enfatizou.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde lembra que esse mérito também é dos profissionais de saúde e das pessoas que estão com seu calendário vacinal em dias. E ressalta: “É de suma importância que as pessoas compareçam às suas segundas doses para que a imunização esteja completa e para que continuemos a progredir”, finalizou.
Boletim Covid-19


A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra  34.139  pacientes curados, 34.993 confirmados, sendo 199 casos ativos; internados em UTI 10; leitos de UTI disponíveis 39; internados em leitos clínicos, 00; leitos clínicos disponíveis, 46; e 655 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família. Evite aglomerações. Use máscara.


Ascom/Prefeitura de Itabuna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...