terça-feira, 21 de setembro de 2021

Discurso de Bolsonaro na ONU deve abordar combate à COVID-19 e questões ...

Acompanhe o discurso de abertura de Bolsonaro na Assembleia Geral:

O proniunciamento está programado para daqui a pouco às 10h. Está sendo esperado com grande expectativa.

Do - jovempan.com.br/

Bolsonaro vai discursar na abertura da Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira, 21

O mundo civilizado está de olho no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro viajou para Nova York neste domingo, 19, para participar da Assembleia Geral da ONU, adiantando que falará no evento o que o Brasil representa para o mundo. Ao chegar no Hotel Intercontinental, a comitiva brasileira se viu diante de uma manifestação especialmente de brasileiros contra Bolsonaro. O grupo segurava faixas em português e inglês com xingamento ao presidente e aos militares. Para evitar problemas, Bolsonaro entrou no hotel pela porta dos fundos e foi logo para o quarto. Nesta segunda-feira, 19, o presidente se reunirá com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Vão discutir questões do meio ambiente e vacinação. Bolsonaro dirá que o Brasil é um exemplo nessas questões. Em seguida, o presidente vai ser recepcionado pela Embaixada do Brasil nos Estados Unidos. O clima não é muito favorável. Está todo mundo de olho no Brasil.

Como de costume, o presidente brasileiro será o primeiro a se pronunciar. Desta vez, o tradicional encontro de líderes mundiais terá como tema um assunto que parece ter sido escolhido para o Brasil. É o seguinte: “Construindo resiliência por meio da esperança, para se recuperar da Covid-19, reconstruir a sustentabilidade, responder às necessidades do planeta, respeitar os direitos das pessoas e revitalizar as Nações Unidas”. Sinceramente, o que é que Bolsonaro tem a falar sobre isso? Não tem nada a dizer. É exatamente sobre coisas assim que ele se mostra irredutível, negando a todos os valores ainda possíveis no mundo. De qualquer maneira, Bolsonaro decidiu viajar em companhia de alguns ministros, entre eles o do Meio Ambiente, Joaquim Leite. Poderia, se quisesse, gravar o seu depoimento, mas preferiu estar presente no evento mundial. A abertura do debate geral entre os chefes de Estado e de governo será amanhã, terça-feira, 21. Versará especialmente sobre a pandemia que, como todo mundo sabe, no Brasil é tratada pelo governo como algo especial para a vida das pessoas, não é mesmo?

Outro assunto que será muito debatido será o meio ambiente, que, no Brasil, também recebe um cuidado de dar inveja ao mundo, basta ver o zelo que o governo dispensa à floresta amazônica. Pois esses dois temas serão tratados no pronunciamento de Bolsonaro. Temos muito a ensinar para o mundo, não é mesmo? O mundo depende de nossos ensinamentos em tudo que se refere à pandemia e quanto às questões ambientais. Ou não é assim? Tanto é assim que o presidente se diz muito preocupado com a pandemia, como ele sempre demonstrou, dedicando-se de corpo e alma ao combate à doença. Alma? Bolsonaro manterá várias reuniões bilaterais em Nova York com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que tanto luta contra a Covid-19 no Brasil, uma demonstração de trabalho que é um orgulho para a nação brasileira. Não é assim? Sua última decisão foi proibir a vacinação de adolescentes, obedecendo às ordens de seu chefe supremo no Planalto.

Antes de viajar, o presidente prometeu um discurso tranquilo e objetivo focando nos pontos que interessam ao Brasil. Afirmou que “aquilo lá” é um palanque importante. Bolsonaro quer enfiar questões do agronegócio nas discussões. Adiantou que no que diz respeito ao meio ambiente, falará sobre o “marco temporal”, posicionando-se contra a demarcação de terras indígenas no país. Bolsonaro é contra para demonstrar sua defesa ao que se produz no campo, nas commodities do campo, na agricultura e pecuária. Talvez diga – não se sabe ainda – ser preciso derrubar ou queimar toda a floresta para o bem do Brasil. Afinal, o Brasil alimenta o mundo, é o campeão mundial na produção de grãos, no entanto, mais de 20 milhões de famílias brasileiras estão com os pratos vazios em cima da mesa.

Paralelamente a tudo isso, está correndo junto à Assembleia Geral da ONU um assunto bem a gosto do presidente brasileiro. Bolsonaro poderá participar do encontro mesmo sendo o único que não tomou a vacina contra a Covid. Sem ser vacinado, como será a circulação de Bolsonaro em Nova York? Ainda existe uma dúvida sobre essa questão. A Prefeitura de Nova York exige que Bolsonaro seja vacinado, mas o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, resolveu a questão e observou que a falta de vacina não impedirá a participação do presidente brasileiro. Mas ir a qualquer lugar de Nova York não será possível. Até restaurantes exigem o certificado de vacinação e máscara no rosto, mesmo que o cliente seja o presidente do Brasil. Não vai ter conversa. Bolsonaro vai ter que seguir as regras. Terá de usar máscara em todo lugar que estiver. Nessa questão ninguém vai quebrar o galho de ninguém. Mas Nova York não precisa se preocupar. O Brasil é um exemplo de civilidade. A comitiva brasileira de 16 pessoas – incluindo a primeira-dama Michelle e os filhos do presidente – acatará todas as determinações da prefeitura de Nova York. Dizem as más línguas que nesse item o Brasil será um exemplo para o mundo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...