domingo, 19 de setembro de 2021

Discussão da Soares Lopes continua em Ilhéus

Avenida Soares Lopes também precisa ser um espaço fomentado da cultura, do talento e da diversidade, dizem especialistas

A avenida Soares Lopes , em Ilhéus, precisa também ser vista e pensada como um espaço fomentador de cultura, de reconhecimento do talento e da história do povo de Ilhéus e de defesa da diversidade. A opinião é de representantes de manifestações culturais e religiosas, que participaram ontem (17) de mais uma audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores para debater a destinação da principal orla da cidade.

“Nossa contribuição para a revitalização da avenida é a criação de um memorial de literatura do sul da Bahia a fim de registrar fatos memoráveis, com destaque para os indivíduos que foram ícones de nossa história. A proposta é de preservação da nossa memória”, opinou o ex-secretário de Cultura do município, escritor e presidente da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), Pawlo Cidade.

*Desafio*

“Esse, de fato, é o nosso maior desafio na secretaria: o resgate do setor cultural”, reconhece o secretário municipal da pasta, Geraldo Magela.  Ele defende a criação de representações culturais na avenida Soares Lopes. Desde uma oca indígena para lembrar os antepassados, passando Casa da África e de um engenho, pelo fato da cana-de-açúcar já ter sido extremamente importante para a economia da cidade. E, obviamente, o cacau, com a reconstrução de uma mata atlântica, simbolizando o sistema cabruca de produção. 

Esta nova etapa da Audiência Pública, com a temática da Cultura, reuniu os vereadores Vinícius Alcântara (PV), Enilda Mendonça (PT) e Ivo Evangelista (Republicanos). O objetivo do Poder Legislativo com esses eventos é ser a escuta dos setores da sociedade. “A avenida Soares Lopes é o ponto de convergência social, política e econômica da cidade. Por isso estamos precisamos ouvir a cidade inteira. Por que neste espaço cabem todos e todas as diversidades”, completa a vereadora Enilda Mendonça.

*Projeto moderno e sustentável*

Presidente do Teatro Popular de Ilhéus, o diretor Romualdo Lisboa afirma que desde 2013 o grupo vem tentando, sem êxito, dialogar com o Poder Público sobre a ocupação cultural da avenida. Recentemente, a Tenda Popular, espaço cultural administrado pelo TPI, desabou. “Apresentamos há oito anos o Projeto Cultural Aldeia das Artes. É um projeto que pretendia fazer uma ocupação a partir da economia da cultura. Um processo de intervenção urbana, foi feito para dialogar com o projeto Burle Marx. São construções de baixo impacto ambiental”, apresentou. “Mas parece que a gente está sempre enxugando gelo”, revelou o diretor.

A professora Bianca Lavigne, do segmento da dança, lembra que a Tenda Popular do TPI por muito tempo acolheu os artistas da cidade.  “Por que a Concha Acústica não pode ser um espaço cultural? Já existe a estrutura e poderíamos utilizar. Existem grupos de danças em alguns bairros que lutam para sobreviver e achar um local para se apresentar seria perfeito”, disse.

“Sim, mas a avenida precisa também contemplar a diversidade, fazer com que o espaço seja de todos, independentemente de suas opções e escolhas. Podemos muito contribuir com projetos que assegurem esses direitos”, destacou Waltércio Costa, do LGBTQIA+, movimento político e social que defende a diversidade e busca mais representatividade e direitos para a comunidade.

*Manifestações religiosas*

O pastor e líder evangélico, Gilmar Bonfim, assegura que a avenida também é palco de manifestações religiosas e deve melhorar as condições para abrigar eventos de grande porte. Citou o Aleluia Ilhéus e a Marcha para Jesus, como eventos deste perfil que atraem grandes públicos para a cidade. “São ações que já são feitas há muito tempo e o segmento traz um progresso grande para o município. Muitas pessoas não se atentam ao turismo religioso e ele também é importante e viável”, destacou. “O que é preciso construir a todo momento é uma sociedade que conviva em paz e harmonia”, completa Michel Mendonça, representação da União do Vegetal, entidade que realiza anualmente o evento “Ilhéus em Flor” na avenida.

Gilson Nei, do Conselho das Entidades Afro Culturais de Ilhéus, revela que é um sonho do Movimento Negro ter um centro afrocultural. “Precisamos ter uma referência afro para resgatar nossa história e que também possa incentivar e promover a economia criativa, através do seu artesanato, da escrita”. Representando o Movimento Cultural Povos de Terreiros de Ilhéus, Carlos Araújo dos Santos defendeu o que define como um tripé de propostas ecológica, econômica e cultural. Elas, segundo explica, precisam conviver juntas. “É preciso garantir o que foi pensado pelo paisagista Burle Marx no sentido de preservar a área verde, mas precisamos criar um complexo que dialogue com a ecologia integrando uma cidade cultural como teatro, concha acústica e outros equipamentos”, explicou.

Para além das opiniões destas lideranças, a Comissão da avenida segue com a pesquisa sobre o que a cidade pensa sobre o futuro da avenida Soares Lopes. Paralelamente às audiências temáticas, segue a escuta pública presencial (recepção da Câmara) ou online (https://forms.gle/8PYmL9NZQptuDA2aA) onde a população poderá opinar. A avenida seria uma área para novos empreendimentos públicos? Ou espaço apenas para lazer e entretenimento? Você conhece a biodiversidade da praia da avenida? Costuma ir com frequência à Soares Lopes? Que problemas você enxerga nela? Já ouviu falar no Parque Marinho Pedra de Ilhéus? Estas são alguns perguntas que constam no questionário.

De acordo com Vinícius Alcântara, o resultado deste trabalho irá servir como base para a elaboração de um parecer da Comissão da Avenida Soares Lopes. “O formulário tem três objetivos”, destaca Vinícius: subsidiar os trabalhos da Comissão Especial, ouvir a comunidade de forma qualificada e estimular que as mudanças aconteçam de forma participativa. “Política pública se faz com análise de dados, participação comunitária e conhecimento”, assegura o parlamentar. ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...