quinta-feira, 27 de maio de 2021

ITABUNA EM FOCO:Prefeitura realiza manutenção e possibilita abertura de rua no bairro São Roque

Prefeitura realiza manutenção e possibilita abertura de rua no bairro São Roque

A Prefeitura de Itabuna segue realizando serviços de manutenção das vias públicas por meio da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo. Na manhã desta quarta-feira, 26, uma equipe esteve na Travessa José Alves Franco, uma das principais vias de ligação entre os bairros São Roque e Castália.

O local estava intransitável por conta do matagal e da falta de manutenção, sendo necessária a reabertura da rua com serviços de patrolamento e cascalhamento. “Seguindo determinação do  prefeito Augusto Castro, que atende pedido de providência dos vereadores Adão Lima e Alex da Oficina, essa travessa estará ainda hoje em condições de circulação de pessoas e veículos”, destaca o superintendente de Serviços Públicos.

Francisco Sousa Lino Filho lembra que o trabalho de parceria com o Legislativo Municipal prossegue firme, assim como já aconteceu no Monte Líbano, atendendo pedido do vereador Israel Cardoso e no Loteamento Tupinambá (Santo Antônio), a pedido do vereador Pastor Francisco.

“Os vereadores estão muito atuantes na cidade, fazendo suas reivindicações e o prefeito tem sido solícito com todos. Nossa equipe também esteve no Parque São João atendendo ao vereador Erasmo Ávila, e em breve irá ao Parque Verde a pedido do vereador Cosme Resolve”.
_________________________
Obras de requalificação da Avenida Manoel Chaves 

As obras de requalificação da Avenida Manoel Chaves, no bairro São Caetano, prosseguem com perspectiva de entrega da primeira etapa em 28 de julho - aniversário de emancipação política e administrativa de Itabuna. “Esta é uma das principais obras deste primeiro semestre de governo do prefeito Augusto Casto e sinaliza a realização de seu compromisso em transformar o município numa Itabuna Moderna”, destaca o Secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Junior.

A obra está sendo executada com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), com investimentos de quase R$ 3,6 milhões, e é considerada o ponto de partida para o projeto de modernização das principais avenidas do centro e dos bairros da cidade.
 
“Além disso, a requalificação permitirá criar um novo ambiente de convivência e de negócios para moradores e comerciantes da área. Na próxima semana estarei visitando o escritório da Conder, em Salvador, para discutir a obra da Avenida Manoel Chaves como um todo”, diz o secretário Almir Melo Junior.

BENEFÍCIOS PARA O COMÉRCIO


A comerciante Maria Alaíde dos Santos trabalha há mais de 20 anos com a confecção e venda de fardamentos da Polícia Militar, Indústria e Comércio, e acredita “no aquecimento das vendas após a conclusão da obra, que vai trazer um grande impacto positivo em todo o bairro”. A aposentada Valdete Almeida mora há 30 anos na avenida e conta que “estou acertando agora com o pedreiro para reforma da minha casa e a fachada. Essa obra é um incentivo pra deixar nossas casas mais bonitas.”
.
Narciso dos Santos trabalha no comércio de equipamentos e acessórios para o ciclismo e vê boas perspectivas para o futuro do seu empreendimento após a requalificação da avenida. “Acredito que influenciará positivamente no meu comércio, principalmente por ter uma ciclovia”.
MODERNIDADE

O Secretário Almir Melo Junior afirma que a Avenida Manoel Chaves será   uma via moderna e segura e que receberá o reforço da reforma de outros equipamentos importantes da localidade, como por exemplo, a Vila Olímpica, o Estádio Luiz Viana Filho e a pracinha de acesso ao 15º BPM.

Os trabalhos compreendem a instalação de parte do piso intertravado compartilhado em parte concreto asfáltico, ciclovia, passeio, iluminação de LED e troca de meio fio de toda a extensão da avenida que terá origem na confluência da Avenida Roberto Santos, no Pedro Jerônimo seguindo até a rodovia BR-101.

De acordo com o projeto que o piso de concreto vai ser instalado no primeiro quarteirão da via, sendo que ao todo serão 2,3 quilômetros de concretagem e asfalto.

________________________________

Representantes de bares, restaurantes e artistas fecham compromisso histórico

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), reuniu na manhã de hoje, dia 26,  artistas, representantes comerciais e donos de bares  e restaurantes para discutir alternativas que minimizem os impactos causados pela Covid-19.

A Operação Oxigênio fechou seis festas e notificou donos de bares e restaurantes e baixou decreto suspendendo som ao vivo. A suspensão se deu por conta do aumento de irregularidades nos relatórios dos órgãos de segurança que apontaram irregularidades no final de semana.

O prefeito Augusto Castro, que não pode estar presente, determinou a reunião para que o diálogo se mantivesse aberto. O principal objetivo do encontro, mediado pelo presidente da FICC, Aldo Rebouças, foi estabelecer critérios e fazer algumas avaliações visto que, apesar da flexibilização estabelecida no decreto de reabertura de bares, vários estabelecimentos descumpriram os protocolos com normas de funcionamento, promovendo aglomerações.

A secretária municipal de saúde, Lívia Mendes Aguiar, repassou  sua preocupação diante do aumento do número de casos do novo coronavírus em Itabuna. Já o diretor de Indústria e Comércio, Othon Dantas, realçou a importância da reunião e o diálogo que foi estabelecido nesta manhã, principalmente pelo papel necessário que os estabelecimentos e músicos desempenham.

Um novo Decreto publicado hoje, dia 26,  permitindo a execução de som ao vivo nos bares, restaurantes e similares, com a estrutura de som ambiente, desde que mantido o distanciamento social bem como o cumprimento de todas as medidas de saúde e segurança estabelecidas no protocolo de prevenção.

Músicos e artistas, a exemplo da cantora e compositora Lilian Casas, aproveitaram a oportunidade para explanar a felicidade de poder participar de uma construção conjunta com os órgãos responsáveis e ter as suas dores realmente ouvidas pela gestão municipal.

Em seu depoimento, a artista apresentou sugestões para essa reabertura proposta pelos empresários de bares e restaurantes, que vão desde medidas socioeducativas, promovidas pelo governo a responsabilização dos donos de bares, que precisam abraçar a causa e serem mais proativos dentro desse cenário.
Aline Kalil, também cantora itabunense, se mostrou muito satisfeita com a abertura que a gestão do prefeito Augusto Castro tem tido com a classe cultural e demonstrou total apoio com a rigorosidade da fiscalização.

REABERTURA E FISCALIZAÇÃO

Um ponto bastante citado e que entrou em consenso entre as partes presentes ao encontro foi a reabertura dos bares e restaurantes com uma fiscalização ainda mais rigorosa. Os presentes disseram que a maioria dos empresários e artistas está sendo prejudicada por uma minoria que não segue as determinações da Prefeitura.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Mauro Ribeiro,  pontuou a necessidade de haver mais rigoroso na fiscalização que já existe, determinando uma disciplina para estabelecimentos que não cumpre o acordo. Nesse momento, todos presentes sinalizaram a concordância em ter um aumento de penalizações mais rígidas para quem estiver descumprindo os protocolos.

TERMO DE COMPROMISSO

Ao fim da reunião, um Termo de Compromisso foi firmado e assinado por representantes dos segmentos empresariais de bares, restaurantes e do setor musical, assumindo o compromisso e a responsabilidade quanto à manutenção das regras dos protocolos do Decreto Municipal.

Também estiveram presente ao encontro no Teatro Candinha Dórea, o presidente da Câmara de Municipal de Vereadores, Erasmo Ávila, o diretor da Secretaria da Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Othon Dantas, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Mauro Ribeiro, e o diretor Franklin Bastos.

_________________________________

Encontro discute a programação pactuada e integrada do SUS 


A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes Aguiar, e os secretários e gestores de Saúde dos municípios pactuados  no Sistema Único de Saúde (SUS)  debateram hoje, dia 26, os principais pontos da Programação Pactuada e Integrada (PPI) e de assistência à saúde. O encontro foi realizado no auditório da Faculdade Santo Agostinho.
 
O evento teve como destaque o Projeto Glaucoma, que visa oferecer maior acessibilidade aos serviços e tratamento da doença. O dia 26 de maio, marca o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, doença silenciosa que, se não for tratada a tempo pode levar a perda completa da visão.
 
Segundo a secretária  Lívia Mendes Aguiar as reuniões têm pautas da saúde para que os gestores atuem em concordância e em comum acordo nas decisões que afetam todos os municípios. Para ela, “no encontro de hoje, por exemplo, se definiram ações pactuadas e conjuntas de assistência à saúde, exemplo do Projeto Glaucoma”.

“Esses momentos são de suma importância para que cada secretário traga suas demandas, suas dificuldades e assim, possamos discutir, avaliar e trazer soluções em conjunto, para a melhoria  da assistência em cada município”, pontuou.

A coordenadora da Comissão de Intergestores Regionais (CIR) e secretária de Saúde de Itapé, Andréa Lea, também destacou a importância do encontro. “Estamos unidos em um momento ímpar, para que possamos entender com mais clareza a respeito da PPI e tentar juntos, de forma unificada, pactuar alguns acordos e deliberações”, explicou, acrescentando que “percebemos na que Secretaria de Saúde de Itabuna um desejo grande de mudança e de caminhar junto conosco em prol da saúde dos nossos municípios”, afirmou.  

A Programação Pactuada e Integrada (PPI) é um instrumento que facilita o acesso da população às ações de saúde, garantindo serviços a serem executados pela rede de Saúde pública no município, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). No total são 22 municípios circunvizinhos pactuados à Itabuna.

_______

Boletim Covid-19 – 26.05.2021


Por problemas técnicos no E-SUS, o Boletim Covid-19 não será divulgado nesta quarta-feira, dia 26. Foram infrutíferas as tentativas dos profissionais da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, para extrair informações no sistema. Espera-se que tudo volte à normalidade, o mais breve possível.


Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Joso Roma ao kado de Chico França dá palestra em itabuna

Rampa da Camara de Itabuna O ex-deputado federal, ministro do governo Bolsonaro,  e presidente do PL no estado da Bahia, João Roma, foi ovac...