domingo, 23 de maio de 2021

Uma história hilária de Theovaldo Araújo e Carlão.

Uma história hilária de Theovaldo Araújo e seu cabeleireiro Carlão. ________________Joselito dos Reis

Dr. Theovaldo, faleceu 22.05.2021
Por ser Carlos Alberto Santos (Carlão) do tradicional Salão “point” da cidade; “Salão João Paulo ll”, nosso amigo de infância. Ele do bairro da Conceição (parte alta) e eu da Vila Zara. Sempre frequentávamos o seu tradicional salão, mas não cortava o meu cabelo com ele, porque ele não gostava de nos cobrar..., apesar de quere-lo pagar. Por isso, resolvi não mais cortar o cabelo com ele, o que, o fez ficar muito chateado, quando soube que eu estava fazendo o cabelo, com um dos seus antigos sócios. Pois todos eram meus amigos, também!  “Orlando” e “Jaime”, sócios desde quando abriram o tradicional Salão João Paulo ll. Inaugurado em 1983, localizado na Rua Miguel Calmon, bem em frente onde funciona hoje o escritório do SAF, e desfizeram a sociedade.  Lembro-me da instalação do Salão, como se fosse hoje (23.05.2021), uma grande inauguração com um delicioso “comes e bebes, levado a suco de cacau, cajá e whisky”, além dos quibes de Reinaldo Bitar. Com isso “O João Paulo ll”, tornou-se uma grande marca; um “point” de Itabuna. Mesmo com as mortes, antes, dos sócios: Orlando e Jaime.
Carlão, Faleceu em 24.03. 2015

Para não ter confusão com o meu amigo, Carlão, retornei a cortar o cabelo com ele! Isso lá pelos idos dos anos 90! Com o Salão já funcionando na Avenida Inácio Tosta Filho, onde completaria 42 anos, nesta data, caso estivesse em funcionamento. Com um tratamento “vip”, seus clientes, a maioria, tratava-se de grandes personalidade e autoridades, que se destacavam em nossa sociedade, local e regional - entre eles -, lembro-me de:  Fernando Gomes, Helenilson Chave, Dr. Humberto Barreto, Ary Quadro Teixeira, Jorge Harley, Paulo Bicalho, Ailton Messias, Carlito Messias, Fernando Barreto, Conrado da identidade, os delegados: Mozinho e Ludovico,  Silvio Roberto, Joselito Prisco, Paulo Lima, Rubem Patury, Milton Veloso, Francisco Valdeci, Eric Estinger, Carlo Leahy, Eliomar do Galileu, Cacá Ferreira, Juarez Vicente,  Ramiro Aquino, Chicão Rodoviário, Carlinhos Bueiro, Orlando Cardoso, Marino Moura, Capitão Azevedo, Cesar Brandão, Paulo Rezende, Jorge Braga, Ari Mariano,  e muitos outros, que agora nos falha a memória, além de muitos dos nossos colegas comunicadores. Comunicadores, que tinham um tratamento diferenciado, pelo saudoso e inesquecível Carlão, que não os cobrava. Em contrapartida, eles anunciavam o Salão, em seus respectivos programas dos veículos de comunicação, com a aquiescência dos seus chefes ou diretores, onde muitos deles, também, eram clientes do Salão. Carlão, além de cabeleireiro, era juiz de futebol, atuando, inclusive, como arbitro da Federação Baiana de Futebol.    

Com “o horário marcado”, desde a sua inauguração, na época, uma grande novidade para Itabuna, o Salão João Paulo ll, tornou-se um dos mais tradicionais da cidade. Foi aí, nessa sequência de grandes figuras de nossa sociedade, e nós sempre presentes quando fomos nomeados por Carlão, como um assessor de comunicação “ad-hoc!”, que conhecemos e consolidamos uma grande amizade, com um dos seres humano mais extraordinário que tivemos o prazer de convivermos; um dos que mais tiravam “sarro” da cara do cabeleireiro Carlão. Já que ele, era vascaíno e não gostava que ninguém o chamasse de “barbeiro”, ou falasse mau de seu time! “ Brigava com qualquer um que chamasse o seu Salão de “barbearia”! Mas, esse cidadão magnifico, de baixa estrutura e de coração grande, não era qualquer um... Era o único de seus clientes, que o chamava de Barbeiro, e, ainda, dizia que o seu time era “peba!”. Carlão engolia calado... kkkk! Esse cidadão, tratava-se do médico/cardiologista, Theovaldo Araújo, que na semana que não ia ao salão, todos, inclusive as manicures, sentiam a sua falta... Theovaldo, era vaidoso, muito vaidoso e, Carlão, por muitos anos foi o único que pegava em sua cabeleireira para pintar seus cabelos, depois que os primeiros fios brancos começaram a chegar.  Foi aí, que conhecemos todos os seus familiares e construímos uma grande amizade, “com o nosso inesquecível amigo Theovaldo”. Eu e ele, éramos os únicos que tirava “sarro” da cara de Carlão, abertamente, e ele ficava calado, já que muitos utilizavam através de trotes de telefones, inclusive, alguns clientes dele e, ele “saia do sério” ficando muito chateado, o que contribuía para um aumento de pressão. Já que ele era hipertenso...  E neste sentido, através do saudoso policial civil e bacharel em direito, Prisco, chegou a dá queixa policial para descobrir os autores da façanha, mas morreu sem saber!       

Eu lá, no Salão, quando terminava, Theovaldo me falava: - poeta já vou, vamos comigo? Depois de algum tempo tirando o sarro do amigo Carlão!

Eu falava: - vamos meu amigo!...

Dr. Theovaldo também era um grande poeta e dos bons! O acompanhava porque se eu ficasse, Carlão ia me matar por causa das brincadeiras que ele não gostava, e Dr. Theovaldo sabia disso! Por isso, me chamava, quando saia.

Carlão acostumou tanto, com as brincadeiras de Dr. Theovaldo, que, quando ele atrasava, ele falava:  - O “tampa de binga” parece que não vem hoje!

Daí a pouco Dr. Theovaldo aparecia... já olhando para cara de Carlão, tirando “sarro!”. Carlão, fechava a cara, mas terminava sorrindo!   “Era um barato! ”   

Agora os dois estão se encontrando no céu, deverão fazer uma grande festa, com a Luz do nosso Pai do Altíssimo, os iluminando. Pois, aqui na terra a vida e material, um encanto e desencanto no tempo determinado o nosso desaparecimento, segundos, momentos, meses e anos... Mas lá... é eterna! Segura nas mãos de Deus, e vá, meu amigo!...

Agradecimento dr. Theovaldo Araújo, não me cobrava consultas e, ainda, atendia meus pedidos. Dizia que eu, mandava nele, porque ele gostava das minhas poesias, mas tirava muito sarro, também, da minha cara..., assim como tirava de Carlão, com todo o respeito, é claro! Sempre me elogiava pelos temas diversificados e atuais de nossa produção literária. Até breve amigo. Era o seu jeito de amar e brincar com os seus amigos. Vai fazer muita falta! A vida, aqui na Terra, ficou mais vazia...

Joselito dos Reis

Poeta e Jornalista     

 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Materno-Infantil de Ilhéus disponibiliza anticorpo que previne bronquiolite em bebês prematuros ou com comorbidades

A pequena Maya nasceu, no último dia 5, prematura, na 34ª semana da gestação de Adriele dos Santos, pesando apenas 1,785 kg. Ela está intern...