sexta-feira, 28 de maio de 2021

ITABUNA EM FOCO: Prefeitura executa programa de serviços de melhoria em favor da comunidade

Prefeitura executa programa de  serviços de melhoria em favor da comunidade

A Prefeitura continua intensificando as ações do programa de serviços de melhoria de ruas, praças e avenidas nas áreas centrais e periféricas de Itabuna. O objetivo é garantir uma cidade organizada e limpa, mas, principalmente, atender aos anseios das comunidades para que tenham melhor qualidade de vida.

Nesta quinta-feira, dia 27, por exemplo, as equipes estão divididas para fazer serviços de manutenção em diversos bairros. Entre eles, os bairros Jardim Alamar e Jaçanã , com serviços de recapeamento e pintura de meio-fio. No Monte Cristo, os moradores solicitaram da Prefeitura a retirada de quebra-molas na Rua Q instalados pela própria comunidade.

O secretário municipal de Transporte e Transito, Thales Silva, esteve no local junto com o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Souza Lino Filho,  quando constatou a irregularidade. Ele determinou que os redutores de velocidade fossem removidos.

No local, a Prefeitura já iniciou a instalação de outros, dentro dos padrões permitidos em lei, com base nas recomendações técnicas dos profissionais de engenharia de trânsito. O titular da Settran disse que a construção irregular de quebra-molas pelos moradores têm sido frequentes na cidade, o que tem colocado em risco a vida de condutores, já que não há sinalização.  

Thales Silva lembra que a pretensão da Prefeitura não é punir. Mas,  orientar e atender as solicitações de obras e serviços da comunidade. “Temos profissionais que atuam nas diversas secretarias municipais que trabalham na cidade para fazer o melhor em beneficio de todos”, comentou.

Morador do Monte Cristo, o motociclista Dailton Silva dos Santos, disse que redutor de velocidade é importante em vias movimentadas. “Desde que obedeçam às normas legais de segurança”, ressaltou. Ele também destacou a ação da Prefeitura ao atender as solicitações dos moradores do bairro com rapidez. “Quem sai beneficiada é a população”, acrescentou.

O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Souza Lino Filho, confirma que o programa de serviços de melhoria é executado diariamente, inclusive nos fins de semana, para garantir a limpeza de vias públicas e de canais, dentre outros serviços.

Segundo ele, as equipes disponíveis atuam desde a reposição de lâmpadas e reatores na iluminação pública, a operação tapa-buracos, limpeza e pintura de meios-fio, além de podas de árvores e roçagem.  “O trabalho de manutenção da cidade é contínuo. Temos trabalhado para atender a comunidade nas suas necessidades,” concluiu.

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Matrículas na Rede Municipal de Ensino já

estão abertas 


A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Itabuna inicia amanhã,  sexta- feira, dia 28, as matrículas dos alunos da creche ao 3º ano,  que vão ingressar na rede pública. Os alunos do 4º ao 9º ano poderão fazer suas inscrições na Rede Municipal a partir da tarde de segunda-feira, dia 31.
O  processo deve ser realizado através de links que  estarão disponíveis  na página do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTE), no site da Prefeitura e no Instagran da Secretaria de Educação.
O coordenador pedagógico de tecnologia do Departamento de Planejamento Pesquisa e Informação, Waldek Luz, orienta os pais ou responsáveis que, em caso de dúvidas no processo de matrícula,  se dirijam a uma escola da Rede Municipal de Ensino ou liguem para o número (73) 3214-1474. Para os novos alunos, as matrículas seguem até o dia 31. São referentes ao  ano letivo de 2021.
“Já temos 16 mil alunos matriculados, até o momento, o que inclui  aqueles que já fazem parte da rede  municipal”, disse Waldek Luz.

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Emasa capacita colaboradores que vão trabalhar no Programa de Refinanciamento


A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), conclui na próxima semana, o treinamento de capacitação para os colaboradores que vão atuar no atendimento ao público durante  o Programa de Refinanciamento de Dívidas – Refis. Atualmente, a Emasa tem cerca de 16 mil consumidores com o fornecimento de água suspenso por dívidas e o Refis visa regularizar a situação dessas pessoas.

Segundo a gerente comercial da Emasa, Tamara Beatriz Silva, o curso visa capacitar o funcionário para tenha amplo conhecimento do Programa Refis e possa oferecer um bom atendimento ao cliente. “Estamos preparando os colaboradores que vão atuar diretamente no Programa, detalhando a importância do bom relacionamento com o cliente, a parte teórica e o conhecimento do sistema”, ressalta.

Já a gerente de Relacionamento da Emasa, Marta Reis, informa que, além da capacitação dos colaboradores, a empresa está montando uma estrutura para oferecer conforto e agilidade no atendimento público.

“Além de ter um maior número de atendentes, montamos uma estrutura com toldos com cadeiras na área externa, em frente ao escritório de atendimento e teremos mais um espaço no 1º piso exclusivo  para atender o consumidor que pretende aderir ao Programa Refis”, diz Marta Reis.

No treinamento está sendo testado todo o sistema, possibilitando a simulação de todas as formas de negociação. A direção da Emasa pretende iniciar o Programa de Refinanciamento de Dívidas, no próximo mês.

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Boletim Covid-19 – 27.05.2021
 comunicado
 
Por problemas técnicos no E-SUS, pelo 2º dia, o Boletim Covid-19 não será divulgado nesta quarta-feira, dia 26. Foram infrutíferas as tentativas dos profissionais da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento  de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, para extrair informações no sistema. Espera-se que tudo volte à normalidade, o mais breve possível.


Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

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