Para o Secretário José Alberto de Lima Filho, esta iniciativa busca não só padronizar os servidores do setor operacional, como valorizar os profissionais. “Começamos pelo setor operacional e não será uma ação isolada. Em breve também iremos confeccionar crachás para uso durante o expediente”, informou o Secretário de Gestão e Inovação.
O coordenador Operacional, Rodrigo Moreira, lembra que outros itens como equipamentos de proteção individual (EPIs) também estão sendo adquiridos por meio de licitação. “É um compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro oferecer condições de trabalho de forma segura, bem como reconhecer garantias asseguradas por lei como adicional de insalubridade”. O ato também contou com a presença do encarregado do Setor Operacional, Tharoelson Aboboreira.
Reparos no Centro Administrativo
Serviços de reparo e manutenção que estão sendo realizados nas instalações físicas do prédio onde funciona o Centro Administrativo Firmino Alves, busca proporcionar bem estar e consequentemente melhores condições de trabalho aos servidores públicos do município, além de oferecer conforto e segurança às pessoas que procuram atendimento nos setores ali instalados. Os trabalhos estão sendo executados por equipes do Setor Operacional, da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação.
O Secretário José Alberto de Lima Filho lembra que esta é uma demanda que vinha sendo solicitada por muitos servidores, pois o prédio em que funciona a sede da Prefeitura de Itabuna é antigo e estava há muito tempo sem reforma. “Serviços que passam por um pequeno reparo na rede elétrica e/ou hidráulica à manutenção de equipamentos de ar condicionado fazem toda a diferença no dia a dia dos servidores e da população que vem em busca de suas demandas relacionadas ao poder público”, comenta o Secretário.
E completa ressaltando que o setor responsável pelo serviço tem trabalhado diariamente seguindo um cronograma. “Nosso objetivo é promover melhores condições de trabalho e atendimento, garantindo mais comodidade para todos. Devemos pensar na segurança e no bem estar dos nossos servidores públicos e da população", disse.
O coordenador operacional Rodrigo Moreira cita que nos últimos dois meses os trabalhos foram intensificados em diversas áreas, entre elas, roçagem, manutenção de rampas de acesso para portadores de necessidades especiais, limpeza de tanques, de calhas e de valetas. “Também estão sendo renovadas as marcações do estacionamento, feito o recapeamento de pisos e a manutenção dos banheiros, que é uma demanda crescente”, completa.
OPERAÇÃO OXIGÊNIO ACABA COM FESTAS CLANDESTINAS
A Prefeitura Municipal de Itabuna divulgou novos dados sobre o balanço da Operação Oxigênio, deflagrada desde fevereiro. Neste novo balanço, os números chamam atenção pela quantidade de descumprimentos dos protocolos de saúde contra a covid-19.
No total, foram vistoriadas 36 localidades no município. Dentre elas, os bairros São Caetano, Santo Antônio, Jaçanã, Mangabinha, Conceição, Fátima, Daniel Gomes, Monte Cristo, entre outros. Foram 874 pessoas abordadas e 18 estabelecimentos visitados, sendo alguns notificados por descumprimentos das regras sanitárias e de protocolo. Além disso, houve também as denúncias e encerramentos de cinco festas privadas que promoviam aglomerações e sons abusivos.
Em um sítio localizado próximo ao Semi Anel Rodoviário da BR-415, foi interrompida a festa com 136 pessoas. Houve também, mais quatro interrupções de festas nos bairros Pedro Jerônimo com 109 pessoas, Alto Mirante com 89 pessoas, Daniel Gomes com 76 pessoas e Jorge Amado com 58 pessoas. Todos estes eventos violavam protocolos contra a covid-19 com aglomerações, sons abusivos, fechamento de ruas interrompendo a circulação de pessoas e veículos.
A Operação Oxigênio é coordenada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) e conta também, com o envolvimento das secretarias de Saúde por meio da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, da Secretaria de Transporte e Trânsito e da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo. Além das secretarias, a Operação tem o suporte e apoio das Polícias Militar, Civil e da Guarda Municipal que atuam com medidas preventivas e protocolos de segurança.
A Secretária Municipal de Saúde, Lívia Mendes, chama a atenção pelo aumento de relaxamento por parte de uma minoria da população. “É preocupante o nível de descumprimentos que violam as ações contra a covid-19, estamos com altos índices de ocupação em UTI e as pessoas estão banalizando a gravidade desta doença. É necessária mais conscientização. Os números da Operação Oxigênio deste final de semana nos mostram isso e medidas precisam ser tomadas.”
Neste final de semana, a operação envolveu 76 agentes durante os três dias de atuação, nesse último final de semana. O objetivo destas ações é fiscalizar o cumprimento das restrições contra a covid-19, bem como, protocolos de segurança, toque de recolher e descumprimentos sanitários de estabelecimentos. Para denunciar, basta ligar para os números 153 e 190 para acionar as equipes.
Equipes da Prefeitura de Itabuna, utilizando máquinas pesadas trabalham diariamente nos quatros cantos da cidade para deixar Itabuna mais humanizada e bonita, um compromisso do prefeito Augusto Castro (PSD). A orientação vem sendo seguida pela Superintendência de Serviços Públicos que tem levado obras e serviços de melhoria de ruas, avenidas e praças em diversos bairros.
Nesta segunda-feira (24), por exemplo, uma equipe de operários trabalha no Santo Antônio no patrolamento e encascalhamento de ruas. Além disso, a Emasa vem realizando a limpeza do canal de macrodrenagem e o encanamento de todo o esgoto através de redes interceptoras.
O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho informou as melhorias foram iniciadas esta manhã e deverão concluídas até o final da tarde e atende a uma solicitação do vereador Francisco Gomes (PSD). “É um trabalho em mutirão onde os trabalhadores só deixam o local quando o serviço é finalizado totalmente”, garantiu Sousa Lino.
O vereador Francisco Gomes disse que os moradores do bairro estão muito satisfeitos com as ações que a Prefeitura vem desenvolvendo no Santo Antônio. “O prefeito Augusto Castro e sua equipe estão tendo uma atenção especial com o bairro Santo Antônio, a comunidade está muita satisfeita e nós só temos a agradecer”, revelou o parlamentar.
De acordo com o cronograma previamente elaborado pela superintendência, nesta terça-feira (25) o mesmo tipo de serviço será realizado no bairro Monte Líbano. Sousa Lino adiantou que serviço idêntico já foi concluído nos bairros Castália, Califórnia, Bananeira, Manoel Leão, entre outros. Ele explicou que o serviço de melhorias em diversas áreas da cidade, é permanente pelo desgaste natural provocado pela ação do tempo, a exemplo de chuvas fortes que danificam as vias.
Segundo Sousa Lino, os distritos rurais do município também estão incluídos no pacote de melhorias que vem sendo executado pela Prefeitura, a exemplo Itamaracá, além de Mutuns e na Roça do Povo, que recentemente foram beneficiados com serviços de melhoramento das vias, inclusive na rede elétrica .
Em paralelo às estas obras, outras equipes do setor de Serviços Públicos trabalham na roçagem, capinagem, poda de árvore e desobstrução de bocas de lobo tanto na área central quanto nas periféricas de Itabuna.
Aterro sanitário já recebeu 2.051 toneladas de resíduos
O secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, acredita que a parceria da Prefeitura de Itabuna com o aterro é um avanço para a cidade. “Já é um grande passo já que cumprimos a Lei de resíduos sólidos e ajudamos a despoluir o meio ambiente”, destacou em uma referência à Lei nº 14.026/2020, do Marco Regulatório de Saneamento Básico.
O gerente comercial da empresa, Rodrigo Zaché, ressalta que a destinação legalizada dos resíduos contribui para o desenvolvimento industrial de Itabuna. “A maioria das empresas, antes de se instalarem nas cidades, avaliam se há um tratamento do lixo, e Itabuna agora já está atende a esse parâmetro”, falou.
A mudança também vai beneficiar os catadores, que sobreviviam da reciclagem dos materiais sólidos no lixão, em condições subumanas. Pois, as famílias já começaram a receber cestas básicas e algumas serão contempladas com auxílio aluguel e uma bolsa de 700 reais. “Eles criaram uma associação e em 30 dias terão suporte de Ecopontos que nós vamos instalar na cidade, para despejo do lixo seco, a exemplo de latas, papelão e embalagens plásticas em um galpão que vai contar com uma esteira para ajudar na separação dos recicláveis”, afirmou Almir Melo JR, secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo.
O fim do lixão representa um benefício à saúde pública, principalmente porque estava localizado a 2 quilômetros do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Por dia, 20 caminhões compactadores chegam ao aterro sanitário na BR-415, para a destinação dos resíduos. “Todo o lixo é fracionado de forma que não tenha contato com o solo. Já o líquido poluente é armazenado e passa por um transformação até ser transformado em água para reuso e o gás metano é captado e eliminado durante o processo”, explicou Rodrigo Zaché, gerente comercial da empresa da CVR Costa do Cacai.
Nesta terça-feira, dia 26, às 15 horas, o Conselho Municipal de Meio Ambiente fará uma visita ao aterro sanitário para ver todo o processo de destinação final dos resíduos coletados na cidade. Técnicos da Prefeitura e da CRV Costa do Cacau, irão explicar aos conselheiros o passo a passo do processo de operação do aterro sanitário.
Dez leitos clínicos foram desativados, temporariamente, devido à redução de pacientes. Caso haja necessidade, serão reativados imediatamente.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você





Nenhum comentário:
Postar um comentário