sexta-feira, 28 de maio de 2021

ITABUNA EM FOCO: Saúde da Mulher é tema de encontro com a UESC

Saúde da Mulher é tema de encontro entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Uesc.

Um encontro virtual com representantes da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) discutiu na tarde de ontem, dia 27, as principais questões relativas à saúde da mulher.

O fórum “A Mortalidade Materna e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Agenda 2030” foi em alusão ao dia 28 de Maio, data das campanhas do Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna e Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. O objetivo do encontro foi promover o debate em nível local e regional sobre a saúde da mulher com novas estratégias e caminhos.

Nas discussões, foram pontuados os principais indicadores, estratégias, demandas e metas voltadas às ações de saúde da mulher com foco na mortalidade materna. Segundo dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), 92% dos casos de morte materna poderiam ter sido evitados se condições de saúde locais fossem aplicadas. Dentre algumas das principais causas de morte ligadas ao período gestacional, ou até 42 dias após o parto, estão a hemorragia e eclâmpsia.  

Nesse sentido, a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, destacou que essas mortes são evitáveis. “Para isso, é preciso que seja dada prioridade às ações da Atenção Básica que são a porta de entrada para estas pacientes, como o fortalecimento das ações de pré-natal e a assistência contínua à gestante. Nossas ações já têm sido intensificadas, a exemplo das melhorias nos ambulatórios, o fortalecimento da Rede Cegonha e incentivo às ações de cadastramento das gestantes nas Unidades Básicas,” afirmou.

No virtual, estiveram presentes também o reitor da UESC, professor Alessandro Santana, a diretora do Departamento de Ciência da Saúde, professora Márcia Morel, a diretora do Departamento de Atenção Básica de Ilhéus, Sandra Santos, dentre outros representantes de municípios participantes.
_______________________

Mais kits de proteção de segurança aos feirantes 

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna vai entregar neste fim de semana, mais kits de proteção e segurança aos feirantes cadastrados no programa “Feira Segura – Viva a Feira”. O material foi doado por meio de uma parceria entre o município e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), do Governo do Estado, e contém avental, máscaras, álcool gel de 500 ml, 70 toucas padronizadas e folhetos com orientação sobre os protocolos de segurança.  

Amanhã, dia 28, a entrega dos kits será na feira do Centro Comercial de Itabuna, enquanto no domingo será a vez dos feirantes dos bairros São Caetano e Fátima/Califórnia, num total de 95 kits.  Até agora, já foram contemplados com o material da companhia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, os pequenos produtores rurais da Feira do Produtor, que trabalham às sextas-feiras, no centro, ao lado da UniFTC, e os que atuam na Feira de Produtos Orgânica, que acontece todas as quintas-feiras, no térreo da Câmara Municipal de Vereadores.

 No final de semana, a entrega será feita com a presença dos técnicos e represen
tantes das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente e de Ordem Pública, que vão orientar os feirantes sobre o cuidado com a comercialização e manuseio dos produtores, a importância do distanciamento social, do uso de máscaras e, principalmente, a higienização frequentes das mãos com álcool gel.

“Quando se trata de proteção contra o Covid-19 não podemos negligenciar os cuidados e a segurança tanto dos profissionais que comercializam alimentos quanto dos consumidores”,  reforçou o diretor de Agricultura da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Rodrigo Haun. Ele lembra que atualmente a população mundial vive um momento extremamente crítico em decorrência da pandemia. Em Itabuna, a situação não é diferente. "Daí, a gente reforça a orientação”, afirmou.
 
Rodrigo ressalta ainda a preocupação e o esforço do prefeito Augusto Castro em promover ações que minimizem os efeitos da pandemia, seja na área da saúde, da assistência social ou na economia, num trabalho permanente para garantir a segurança, a saúde e o bem-estar dos cidadãos itabunenses”, destacou.

Sobre a CAR, o diretor da Agricultura destacou a parceria entre o município e o Governo do Estado. “É essencial e muito importante para a população, em especial, no que se refere ao projeto ‘Feira Segura – Viva a Feira’, que trará ainda mais segurança para os feirantes e consumidores”, concluiu.
________________________

Equipamentos para Atenção Básica 

Na manhã de ontem, dia 27, a secretária municipal de saúde, Lívia Mendes Aguiar, a subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, a supervisora do Departamento de Atenção Básica, Alessandra lopes,  o diretor da Faculdade Santo Agostinho (Fasa), Luciano Tourinho, e demais presentes representantes da instituição, se reuniram para receber os novos equipamentos  de informática que vão equipar as
Unidades Básicas e de Saúde da Família de Itabuna

São 42 novos computadores de última geração, com teclados, mouse, suportes e ultrassons que serão às 33 UBS e USF com tecnologia de ponta e qualidade tanto para a melhoria da informatização dos serviços e otimização das demandas, como também, no impacto da qualidade no atendimento da Atenção Primária. Além disso, vai facilitar o trabalho dos funcionários no atendimento da população.  

A secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressalta a significância deste feito ao declarar que Itabuna ainda não tinha avançado na informatização e na oferta de prontuários eletrônicos da Atenção Básica. Então, esses equipamentos chegam para ajudar muito, principalmente como a segurança e armazenamento das informações  e dados de cada paciente descrita em cada posto. “Esse não é só um sinal de modernidade, mas de que estamos avançando na saúde também”, comentou.

A supervisora do Departamento de Atenção Básica, Alessandra Lopes, destaca o porquê é essencial a informatização das unidades. Segundo ela, “a aquisição desses computadores e acessórios é muito importante, porque vamos conseguir melhorar tanto a condição de trabalho do servidor, como também a condição de atendimento da comunidade e, consequentemente, elevando os índices do município na sua produção no Previne Brasil,” afirmou.

A coordenadora do curso de Medicina da Fasa,  Mércia Margotto, também enfatizou o quanto se faz útil e necessária a utilização desses equipamentos  tecnológicos na atuação médica: “Prezamos por uma melhor qualidade na formação dos nossos profissionais. Por isso, é necessário equipá-los e capacitá-los. Com isso, teremos uma excelência na qualidade do serviço,” pontuou.  

O diretor da Faculdade Santo Agostinho, Luciano Tourinho, aproveitou o momento para mencionar a importante parceria firmada com a Prefeitura para a ampla melhoria da rede de saúde de Itabuna. “A Fasa Itabuna tem um convênio muito importante com a Secretaria Municipal de Saúde no sentido de reestruturar e informatizar a rede de saúde para que a comunidade tenha mais acesso aos serviços. Nesta data, entregamos 42 computadores para a rede de saúde, bem como ultrassons odontológicos”, informou.

Por fim, o diretor do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Mário Brum, destacou estar muito  feliz com o recebimento desses equipamentos. “Esses materiais vieram para somar para o funcionário para que a população tenha um atendimento adequado. Os ultrassons que serão utilizados na Odontologia darão maior dinâmica no tratamento dos pacientes e para a saúde bucal das UBS” concluiu.
________________________________

Hospital de Base de Itabuna  realiza primeira  captação de múltiplos órgãos 

A equipe do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) composta  pelos médicos Fernando Alves Júnior, Caroline Andrade e Jilvan Silveira, realizou a primeira captação de múltiplos órgãos do HBLEM e de Itabuna desde o início da pandemia. O trabalho foi realizado com a equipe do médico Ávio Brasil Viriato e os enfermeiros da Organização de Procura de Órgãos do Sul da Bahia, Silvana Batista, Luciana de Moraes, Ronaldo Vital e Jadson Nascimento.

O doador H.C.N.S teve diagnóstico de morte encefálica, e após sua família acompanhar todo o processo de protocolo e acolhimento da psicóloga Milena Esteves Cerqueira, houve então a realização dos testes comprobatórios determinados pela Legislação Brasileira.

Após constatação do doador potencial, foi realizada a entrevista de doação na qual a família disse sim à doação de múltiplos órgãos.

A doação de múltiplos órgãos pode beneficiar e salvar a vida de até cinco pessoas, que já estão na fila de espera para o transplante. A escolha dos receptores segue a prioridade da Central Estadual de Transplante de acordo com a compatibilidade de cada órgão.

A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes Aguiar, destaca que “o Hospital de Base é uma rede de apoio à saúde de Itabuna e dos mais de 100 municípios atendidos. A realização de uma captação de múltiplos órgãos capacita, cada vez mais, nossas equipes a realizarem ações como essas, que são grandiosos a nível de saúde pública e de conscientização deste gesto.”

VIDAS SALVAS E CONSCIENTIZAÇÃO

O presidente do HBLEM, Dr. Eduardo Kowalski ressaltou a importância que a doação de múltiplos órgãos em tempos pandêmicos: "Essa captação é um grande avanço para o hospital e para nós que estamos na linha de frente, pois marca uma nova linha de assistência pós covid”. “No começo da pandemia estávamos com dificuldade na captação de novos órgãos e a partir de agora o hospital passa a atender pessoas que estão nas filas de transplantes e precisam de órgãos, e também, na conscientização da importância da doação”, diz.

O diretor médico do HBLEM, Dr. Fernando Alves Pereira Júnior, disse que foi montada uma estrutura e logística para realizar a captação de órgãos. “É um ato de muita generosidade da família, pois, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam."

A coordenadora da Organização de Procura de Órgãos do Sul da Bahia – OPO/Sul, Silvana Batista, ressalta a relevância dessa ação, principalmente no cenário de pandemia: "Em alguns casos há resistência das famílias na realização da doação. Por isso, existe a necessidade do entendimento da grandiosidade deste gesto. Para além do fato de que uma única captação de múltiplos órgãos, pode salvar a vida de várias pessoas, existe também, a conscientização solidária e de dar uma nova simbologia à vida deste ente que veio a óbito.” conclui a enfermeira.

Também estiveram presentes também nesta captação os médicos Thiago Valgueiro, Victor Botelho e o diretor técnico Dr. Paulo Medauar.
______________________________________________

Apoio do Governo do Estado para viabilizar Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Uma comissão de representantes da Prefeitura de Itabuna está em Salvador onde foi buscar apoios que possam viabilizar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Município. O objetivo é tornar Itabuna uma cidade mais humana por meio da adoção de práticas mais sustentáveis.

A comissão, integrada pelos secretários municipais de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, e de Planejamento, Sônia Fontes, foi recebida na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano pelo superintendente de Planejamento e Gestão Territorial, Armindo Gonzalez Miranda, e pelo coordenador das Políticas de Resíduos Sólidos, Gustavo Campos.
Na pauta, a geração de oportunidades e preparação de mão de obra para o trabalho no setor.

“Esta é uma visão estratégica do prefeito Augusto Castro que tem recebido todo o apoio do governador Rui Costa para a adoção de medidas ambientalmente corretas e sustentáveis”, comentou o secretário Ricardo Xavier.  Os representantes da cidade ainda participaram de reunião com a diretora de Inovação da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bárbara Carole. Também participa da comissão o gerente de Índices Econômicos do Município, Brunno Almeida.

A secretária de Planejamento, Sônia Fontes, lembra que, recentemente, a Prefeitura de Itabuna publicou o Decreto nº 14.417, no Diário Oficial do Município, criando um Grupo de Trabalho para transição e requalificação do  desativado lixão. Ao Grupo caberá a implantação de um Programa de Coleta Seletiva, revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico e preparação de estudos e projetos para elaboração da Política Municipal de Resíduos Sólidos.
______________________________________
Assembleia Extraordinária inclui novos catadores à Associação 

Nesta sexta-feira, dia 28, uma Assembleia Extraordinária no Teatro Municipal Candinha Dórea, inclui 162 catadores de lixo na “Associação Recicla Itabuna. Para viver mais”. A reunião foi realizada pela Prefeitura de Itabuna  através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza e Defensoria Pública do Estado.

O ingresso de trabalhadores na Associação, foi realizado através do preenchimento de uma ficha de cadastro, o que assegura o acesso a benefícios, como cesta básica, auxílio aluguel e uma bolsa financeira que será doada pela CVR Costa do Cacau, empresa responsável pelo recebimento do lixo coletado em Itabuna num aterro que atende todas as normas da legislação ambiental.


A Associação de Catadores já contava com 130 pessoas e hoje foram incluídos mais 32.   “O próximo passo é definir o valor exato do auxílio financeiro, e do aluguel, durante reunião com a secretária de Planejamento”, disse Maria D’Ajuda Lucas, representante da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza.

As famílias já começaram a receber as cestas básicas e a expectativa é que até o dia 14 de junho novas cestas sejam distribuídas. Já o auxílio aluguel, será destinado apenas às pessoas que vivem no lixão. “Para receber o valor é necessário estar cadastrado no Bolsa Família, ter documentos de identidade e apresentar comprovante de residência”, explicou Maria D’Ajuda Lucas.


O cadastro teve o apoio de representantes do Centro Público de Economia Solidária (CESOL), que também  distribuíram máscaras  de proteção à Covid 19  para  os trabalhadores.

O lixão de Itabuna durante mais de 30 anos foi o meio de sobrevivência, em condições degradantes, para pessoas que fazem a coleta. No dia 3 de maio, a Prefeitura de Itabuna assinou um contrato com a CVR Costa do Cacau, para o processamento de resíduos sólidos, que atende a Lei do Marco Nacional do Saneamento.



__________________________________

Parceria com o Sebrae  para o Programa Cidades Empreendedoras

O município de Itabuna reforçou a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Bahia) para a execução do Programa “Cidades Empreendedoras” durante um encontro do prefeito Augusto Castro (PSD) com o superintendente estadual do Sebrae, Jorge Khoury, na sede do órgão em Salvador.

“Eu não tenho dúvidas de que, naturalmente, Itabuna é uma cidade empreendedora E,  se a gente puder ajudar para que possa se estruturar e se preparar, nós daremos o suporte necessário para isso”, comentou o superintendente estadual do Sebrae, Jorge Khoury.

O prefeito Augusto Castro destaca a importância da cidade como polo de uma região que abriga pouco mais de dois milhões de pessoas. “Somos um polo nas áreas de comércio e prestação de serviços. Acredito no potencial de nossa gente para elevar mais e mais a nossa economia, apostando no empreendedorismo”, acredita.

A secretária Municipal de Planejamento, Sônia Fontes, também participou do encontro, e lembra que Itabuna foi a primeira cidade da Bahia neste ano de 2021 a assinar convênio do Programa Cidades Empreendedoras. Ela adiantou que a Prefeitura já vem formatando diversas ações para alavancar a economia local, com a efetiva participação dos micro e pequenos empreendedores.

“Nós estamos trabalhando em vários projetos para incentivar o desenvolvimento empresarial. E,e este encontro de hoje, foi justamente para alinhar o Programa com foco na realidade e necessidade do nosso município”, explica.

Entre as ações que devem receber atenção especial do Sebrae, através do Programa Cidades Empreendedoras estão: a Sala do Microempreendedor, com capacitações do corpo técnico e disponibilização de consultoria para o micro e pequenos empreendedores.
0
 “E também a capacitações para os profissionais da Secretaria de Educação pensando na inclusão de uma disciplina na grade curricular da Rede Municipal de Ensino que estimule o empreendedorismo nos alunos e consultoria para o setor de compras da Administração municipal”, informa.

O secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, que também esteve presente da reunião, lembra que uma das ações já realizadas e que faz parte do leque de ações do Programa Cidades Empreendedoras, foi um evento que abordou a oferta de crédito das instituições financeiras para os micro e pequenos empreendedores.

“Foi um debate sobre os efeitos da pandemia nos micro e pequenos empresários e,  em paralelo, se buscou ajudar, transmitindo informações sobre a oferta de crédito pelas instituições financeiras a este segmento empresarial”, explica Xavier.

_______________________________

Consulta Pública revela que 65,4% da população reprovam o retorno de aulas presenciais 

A Prefeitura de Itabuna divulgou nesta sexta-feira , dia 28, o resultado da Consulta Pública realizada pela Secretaria Municipal de Educação que aponta que um total de 65,4% disseram reprovar a ideia de retorno das aulas presenciais nas redes pública e particular de ensino. Foram ouvidos 3.437 participantes na pesquisa entre pais de alunos, profissionais da educação e gestores escolares  e
a população em geral.

A Consulta, efetuada por meio virtual, revelou ainda que 23,3% da comunidade em geral concordam que as aulas sejam ministradas no formato híbrido. Já no segmento dos professores que atuam nas escolas da Rede Pública Municipal, 86,6% reprovaram o retorno às aulas presenciais, bem como 89,8% deles disseram não se sentir seguros em lecionar com tal possibilidade.

Já entre os funcionários e gestores, tanto da rede pública como na rede particular, 74,5% dos que participaram foram contrários ao retorno às salas de aula neste ano.

Segundo a secretária municipal da Educação, Janaína Araújo, a ideia de realizar a Consulta Pública levou em conta a necessidade de democratizar uma decisão a ser tomada pela gestão municipal, considerando os diversos segmentos envolvidos no setor da educação, bem como o atual contexto vivenciado diante da pandemia da Covid-19.

Ela adiantou que, além do resultado da pesquisa, serão considerados os decretos e protocolos de segurança sanitária emitidos pela Organização Municipal da Saúde (OMS), Ministério da Educação e  as esferas de governo –  estadual e municipal.

“Os dados serão devidamente analisadas conforme as diversas peculiaridades, visto que o cruzamento de informações por segmento permitirá a elaboração de um plano conjunto de ações visando o bem de todos os envolvidos, a garantia do direito à educação e, principalmente, o maior de todos os objetivos que é garantir a vida”, afirmou Janaína.

A Consulta Pública sobre a possibilidade do retorno às aulas presenciais nas escolas urbanas e do campo das redes pública municipal e particular de Ensino em 2021 foi coordenada pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), através de formulários de pesquisa eletrônica, no período de 24 a 27 de maio. Os links foram disponibilizados nos sites oficiais do NTM  e da Prefeitura de Itabuna.
_______________________________

Boletim Covid-19 – 28.05.2021

Superados problemas de acesso, a Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento  de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 29.431 casos de pacientes curados, 30.366  casos confirmados, sendo 400 casos ativos; 36 internados em UTI, 13 leitos disponíveis; 36 leitos clínicos, 20 leitos disponíveis, e 535 óbitos.

Dez leitos clínicos foram desativados, temporariamente, devido à redução de pacientes. Caso haja necessidade, serão reativados imediatamente.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.


Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonar transferido de Manaus para Brasília em UTI aérea

Ex-presidente tem novo quadro de erisipela e seu filho prevê para esta segunda-feira sua transferência para capital federal Do- Diario dob P...