quinta-feira, 8 de abril de 2021

ITABUNA EM FOCO: Moradores do Bairro Santo Antônio atendem o chamado do DCZ

Moradores do Bairro Santo Antônio


atendem o chamado do DCZ 


Moradores do Santo Antônio também atenderam ao chamado da Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ) da Secretaria Municipal de Saúde e levaram seus animais de estimação para receber a dose da vacina antirrábica, a exemplo do que aconteceu em outros bairros de Itabuna. O mutirão, que se encerra amanhã, dia 9, acontece na Praça Alice Monteiro, das 8h30min às 16h30min. Podem ser imunizados cães e gatos a partir de três meses de vida.


Proprietário do "Sansão", um cão de porte médio, Edvaldo Pacheco foi um dos moradores do bairro que aproveitou a iniciativa do DCZ para imunizar o bichinho de estimação. Agradecido, ele declarou que o prefeito Augusto Castro tem feito um trabalho muito bom, especialmente em relação à saúde pública.

Pacheco destacou ainda que, além da vacinação do seu pet ter sido gratuita, foi perto de casa. “Não lembro de já ter acontecido isso antes em Itabuna”, complementou.

A coordenadora da Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ), a médica veterinária Ellen Gleicer, também está bastante animada com a boa receptividade do público. Ela diz que isso motiva ainda mais o trabalho da equipe.

A veterinária lembra que todas as medidas preventivas, a exemplo da vacinação em massa de animais domésticos, garante a saúde e o bem estar tanto da população quanto dos próprios animais.

Gleicer promete que o DCZ vai continuar levando a vacinação antirrábica gratuita a outros bairros da cidade visando imunizar um maior número de animais domésticos, inclusive pretende alcançar a zona rural do município. As localidades e as datas serão divulgadas posteriormente.

Para concluir, a coordenadora do DCZ diz que a Prefeitura de Itabuna quer todos os pets livres de uma doença que é letal. Além disso, o mutirão de vacinação antirrábica também é uma forma de mostrar à comunidade um pouco das ações do Centro de Controle de Zoonoses, seu papel e sua importância.

Operação Oxigênio completa 60 dias




A Operação Oxigênio, deflagrada pela Prefeitura de Itabuna, sob a coordenação da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, completou 60 dias. Tem como objetivos fiscalizar o cumprimento das restrições de circulação das pessoas, toque de recolher e fechamento de estabelecimentos considerados não essenciais em determinados horários em prevenção ao novo coronavírus.

Além da participação de secretarias e órgãos da Administração municipal, tem o suporte das polícias Militar e Civil e Guarda Civil Municipal no que se refere às medidas preventivas e protocolos de segurança para o enfrentamento à doença.

Nesse período foram apreendidos 105 aparelhos de som, 300 mesas e cadeiras de bares, além de terem sido cassados alvarás de estabelecimentos comerciais que insistiram em descumprir decretos dos governos estadual e municipal.

De acordo com a secretária Mariana Alcântara, a Operação Oxigênio conta com várias ações, mas o seu principal foco é fiscalizar o cumprimento dos decretos em toda a cidade. A recomendação do prefeito Augusto Castro (PSD), segundo ele, não é prejudicar as atividades mercantis, mas pedir a cooperação dos empresários para que as normas de prevenção sanitária sejam cumpridas.

De acordo com o agente de fiscalização da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Valdemir Pereira Silva, nos últimos meses as principais ações têm sido coibir o uso de som abusivo e festas clandestinas que terminam provocando aglomerações nestes tempos de pandemia.


“Temos quatro equipes trabalhando diuturnamente visando garantir o cumprimento dos decretos. Atualmente, está em vigor o decreto municipal de n° 14.358 - 5 de abril, que entre as medidas proíbe a circulação de pessoas das 21 às 5 horas e a comercialização de bebida alcoólica em qualquer estabelecimento, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery)”, lembra.

Ele ressalta a importância do trabalho educativo, que também vem sendo realizado com as pessoas flagradas no horário do toque de recolher nas ruas, bares e áreas de lazer como quadras esportivas, bem como durante o horário de funcionamento das feiras livres. “Estamos trabalhando sábados, domingos e feriados, orientando a população quando preciso, mas também agindo com mais rigor quando necessário”, ressalta Valdemir Silva.


A Operação Oxigênio conta com o envolvimento das secretarias de Indústria, Comércio, Emprego e Renda; Saúde, por meio da Vigilância Sanitária; Transporte e Trânsito, e de Infraestrutura e Urbanismo, além do apoio das Polícias Militar e Civil. A coordenação é Segurança e Ordem Pública (Seop), a quem está subordinada a Guarda Civil Municipal. Para acionar as equipes basta ligar para 153.

1.500 doses de vacinas esperada

para hoje


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, estima receber cerca de 1.500 doses das vacinas contra o novo coronavírus até a madrugada desta sexta-feira, dia 9. Os imunizantes estão sendo encaminhados pelo Governo da Bahia ao aeroporto Jorge Amado em Ilhéus.


Durante reunião na Secretaria Municipal de Saúde, na tarde de hoje, ficou estabelecido que o grupo prioritário do cronograma será exclusivamente idosos com 69 anos de idade. “Será a primeira dose para essa faixa etária, com repetição após 28 dias”, afirmou a secretária Lívia Mendes Aguiar.


Segundo ela, os imunizantes serão distribuídos para 32 Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família. Ainda de acordo com a secretária Lívia Mendes, a prioridade será para as pessoas já cadastradas. No entanto, a depender do quantitativo quem fizer parte dessa faixa etária e estiver na fila também será vacinado.

A quantidade de doses a ser recebida está muito abaixo do esperado pelos técnicos da Rede de Frio. No último lote, por exemplo, foram enviadas para Itabuna cerca de 2.600 doses, ou seja, 50 por cento do lote que antecedeu a Sexta-Feira da Paixão que foi de 5.700 doses.


A secretária Lívia Mendes, destaca mais uma vez que os lotes de imunizantes são estipulados pela Secretaria de Saúde da Bahia, tendo como base o número de habitantes. “Quem não conseguir tomar vacina, terá que aguardar as próximas remessas. Por isso, é preciso ter calma e paciencia nesse momento”, ponderou.


Prefeitura realiza consulta popular online para elaboração do LDO 2022 


A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Planejamento,de Fazenda e Orçamento e de Governo, deu início nesta semana a uma consulta popular online para que os itabunenses contribuam com o processo de elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano 2022. O procedimento vai até terça-feira, dia 13.

Para fazer suas indicações sobre o que considera prioridade para a cidade, o cidadão ou cidadã pode acessar o link de coleta de sugestões no site oficial da Prefeitura (www.itabuna.ba.gov.br). O questionário contém quatro perguntas.

A coleta de sugestões substitui o processo de audiências públicas e tem o objetivo de ajudar os técnicos da Prefeitura a elaborar a lista de prioridades da LDO 2022 que servirá como base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo exercício.

O secretário municipal de Governo, Josué Brandão Júnior, ressalta que com a consulta pública virtual a Prefeitura de Itabuna busca dar maior transparência às suas ações, disponibilizando um importante instrumento de participação popular, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.


E por ser no formato eletrônico, ele diz que a população poderá participar diretamente do processo de construção da LDO de onde estiver, sem a necessidade de locomoção, de modo a evitar aglomerações para realização de consultas/audiências públicas.

O questionário é bem simples. Basta preencher os dados pessoais, indicar quais são as prioridades para o bairro e a cidade como um todo e propor sugestões”, explica Junior Brandão. Após a fase de coleta de sugestões, as equipes das Secretarias de Planejamento e de Fazenda e Orçamento farão a consolidação dos dados.

Então, um projeto de lei será apresentado pelo prefeito Augusto Castro (PSD) à Câmara Municipal de Vereadores contendo as sugestões de obras e serviços públicos indicados pelos cidadãos”, finalizou o secretário de Governo.

Boletim Covid-19 – 08.04.2021


A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 26.520 casos de pacientes curados, 27.388 casos confirmados, sendo 388casos ativos; 44 internados em UTI, 5 leitos disponíveis; 27 em leitos clínicos, 39 leitos disponíveis; e 480 óbitos.


Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.


Ascom/Prefeitura de Itabuna

Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Materno-Infantil de Ilhéus disponibiliza anticorpo que previne bronquiolite em bebês prematuros ou com comorbidades

A pequena Maya nasceu, no último dia 5, prematura, na 34ª semana da gestação de Adriele dos Santos, pesando apenas 1,785 kg. Ela está intern...