sexta-feira, 9 de abril de 2021

Campanha de imunização contra a gripe 2021

No próximo dia 12 de abril, inicia a Campanha de imunização contra a gripe, que ocorre todos os anos a partir do início do outono, quando a temperatura começa a cair e a circulação de vírus que afetam o sistema respiratório aumentam.

O calendário de vacinação contra gripe, contemplará os seguinte grupos:

  • A partir de 12/04: crianças, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há pouco tempo), indígenas e trabalhadores de saúde;
  • A partir de 11/05: pessoas com mais de 60 anos e professores;
  • Entre 9/06 e 9/07: indivíduos com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário e portuário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.

As campanhas contra a gripe e a covid-19 acontecerão simultaneamente e já levantam dúvidas sobre o tema, como: Quem pode tomar as vacinas contra a covid-19 e a gripe? Qual das vacinas deve ser priorizada? Posso tomar as vacinas contra a covid-19 e a gripe juntas, no mesmo dia? Qual a importância de se vacinar contra essas duas doenças? Por que a Campanha iniciará com os grupos das crianças, gestantes, puérperas?

Caso estejam trabalhando em pautas sobre a imunização contra a gripe, gostaríamos de sugerir como fonte os infectologistas Dr. Renato Grinbaum e Dr. Alexandre Piva Sobrinho, docentes do curso de Medicina da Universidade Cidade de S. Paulo (Unicid).

Além disso, temos o especialista Rui Curi, Professor do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul, Diretor Técnico I do Núcleo de Produção de Imunobiológicos do Centro Bioindustrial do Instituto Butantan e Presidente da Fundação Butantan, para abordar a parte técnica da vacina.

Se houver o interesse em nossa sugestão, os porta-vozes estão à disposição para contribuir como fonte em pautas via email, telefone, ou videoconferência.

Por gentileza, apontar a prévia de perguntas e deadline.

Dr. Alexandre Piva Sobrinho - Alexandre atua como médico infectologista. Professor emérito e pesquisador da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina com ênfase em Doenças Transmissíveis, atuando principalmente em: doenças virais, infecção hospitalar, antibioticoterapia e resistência microbiana.

Dr. Renato Grinbaum - Renato atua como médico infectologista. Doutorado em Clínica Médica. Atualmente é Professor da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica, atuando principalmente em: residência, infectologia, infecção hospitalar e antimicrobianos.

Rui Curi: graduado em Farmácia-Bioquímica. Atualmente, é Diretor Técnico I do Núcleo de Produção de Imunobiológicos do Centro Bioindustrial do Instituto Butantan, Presidente da Fundação Butantan e Professor Titular do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (Área: Medicina I) da Universidade Cruzeiro do Sul.

 XCOM Agência de Comunicação Universidade Cruzeiro do Sul e UNICID

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...