sexta-feira, 9 de abril de 2021

Campanha de imunização contra a gripe 2021

No próximo dia 12 de abril, inicia a Campanha de imunização contra a gripe, que ocorre todos os anos a partir do início do outono, quando a temperatura começa a cair e a circulação de vírus que afetam o sistema respiratório aumentam.

O calendário de vacinação contra gripe, contemplará os seguinte grupos:

  • A partir de 12/04: crianças, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há pouco tempo), indígenas e trabalhadores de saúde;
  • A partir de 11/05: pessoas com mais de 60 anos e professores;
  • Entre 9/06 e 9/07: indivíduos com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário e portuário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.

As campanhas contra a gripe e a covid-19 acontecerão simultaneamente e já levantam dúvidas sobre o tema, como: Quem pode tomar as vacinas contra a covid-19 e a gripe? Qual das vacinas deve ser priorizada? Posso tomar as vacinas contra a covid-19 e a gripe juntas, no mesmo dia? Qual a importância de se vacinar contra essas duas doenças? Por que a Campanha iniciará com os grupos das crianças, gestantes, puérperas?

Caso estejam trabalhando em pautas sobre a imunização contra a gripe, gostaríamos de sugerir como fonte os infectologistas Dr. Renato Grinbaum e Dr. Alexandre Piva Sobrinho, docentes do curso de Medicina da Universidade Cidade de S. Paulo (Unicid).

Além disso, temos o especialista Rui Curi, Professor do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul, Diretor Técnico I do Núcleo de Produção de Imunobiológicos do Centro Bioindustrial do Instituto Butantan e Presidente da Fundação Butantan, para abordar a parte técnica da vacina.

Se houver o interesse em nossa sugestão, os porta-vozes estão à disposição para contribuir como fonte em pautas via email, telefone, ou videoconferência.

Por gentileza, apontar a prévia de perguntas e deadline.

Dr. Alexandre Piva Sobrinho - Alexandre atua como médico infectologista. Professor emérito e pesquisador da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina com ênfase em Doenças Transmissíveis, atuando principalmente em: doenças virais, infecção hospitalar, antibioticoterapia e resistência microbiana.

Dr. Renato Grinbaum - Renato atua como médico infectologista. Doutorado em Clínica Médica. Atualmente é Professor da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica, atuando principalmente em: residência, infectologia, infecção hospitalar e antimicrobianos.

Rui Curi: graduado em Farmácia-Bioquímica. Atualmente, é Diretor Técnico I do Núcleo de Produção de Imunobiológicos do Centro Bioindustrial do Instituto Butantan, Presidente da Fundação Butantan e Professor Titular do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (Área: Medicina I) da Universidade Cruzeiro do Sul.

 XCOM Agência de Comunicação Universidade Cruzeiro do Sul e UNICID

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Senador Oriovisto diz que STF é uma ‘tragédia’ e chama ministros de oportunistas

Em discurso, à tribuna, senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR). (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado) Em dez anos, 72,4% das decisões no...