sexta-feira, 9 de abril de 2021

ITABUNA EM FOCO: Andréa Castro faz balanço positivo nos seus primeiros 100 dias no governo

Secretária Andrea


A nossa função social é cuidar de todos”, diz

 secretária Andréa Castro, ao fazer balanço de

 100 dias

O drama das famílias itabunenses que, devido ao agravamento da pandemia, vivem em situação de extrema pobreza nos bolsões passando necessidades foi, segundo Andréa Castro, o principal alvo da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, nos três primeiros meses deste ano no município.

A fome aqui, como em todo o país, ainda é um grande problema social, um quadro que choca a todos. Por isso, o nosso foco nesses primeiros cem dias de Governo foi ajudar os itabunenses que mais precisam”, afirmou.

Ao fazer o balanço das ações da Secretaria de Promoção Social, Andréa Castro lembrou que “inicialmente, tomamos pé da situação. Depois, mobilizamos, articulamos e ajustamos os técnicos da Secretaria, e elegemos as prioridades dentre as prioridades, a questão emergencial no município”. A fome de uma parcela significativa da população em meio a um período tão delicado como este da pandemia, é, para ela, a questão que mais vem afligindo a nossa cidade.

“Desde o início de janeiro, Itabuna está com um olhar diferenciado em relação ao social. Nesse período, a nossa Secretaria, que tem a missão de cuidar do povo, se preparou para enfrentar esse desafio. Como pontos positivos, temos a Blitz Social, para o amparo e orientação da população em situação de vulnerabilidade de rua; o combate à violência doméstica, bem como o apoio e acolhimento às mulheres vítimas de agressão, com o fortalecimento do CRAM; a Ambulância Social para auxiliar as pessoas com dificuldade de mobilidade para realização de exames e consultas; a distribuição do peixe na Semana Santa e, agora, para encerrar esta fase emergencial, a instauração do Auxílio Emergencial Itabuna”, finalizou.

Prefeitura e UNIFTC firmam parceria 

A Prefeitura de Itabuna e a UniFTC vão firmar parceria para o desenvolvimento de ações de educação sanitária e ambiental da população e que podem viabilizar o suporte à Diretoria de Controle de Zoonoses (DCZ) da Secretaria Municipal de Saúde para o atendimento à crescente demanda de castração de animais domésticos, como cães e gatos.

A Diretora da Divisão de Vigilância em Saúde, a bióloga sanitarista Maristella Antunes, explica que será elaborado um projeto para a consolidação da proposta. “Respeitando critérios rigorosos de saúde animal, daremos início aos trâmites burocráticos para que em breve possamos realizar as cirurgias”, informou.

A enfermeira lembra os impactos ambientais que animais soltos nas ruas causam à saúde pública. Estes temas também foram lembrados no encontro, que contou com a participação de outros especialistas da universidade e do município.

Pelo projeto, as ações para implantar parâmetros de educação sanitária e ambiental prevê a análise detalhada de cada animal, inclusive os fatores de risco. Tais serviços poderão ser feitos por meio das ações de campo desenvolvidas pelos Agentes de Combate às Endemias, que deverão passar por treinamento.


Quanto aos animais de rua, foi informado que há em andamento na Prefeitura um processo licitatório para a contratação de uma empresa que vai se responsabilizar pelo acolhimento e guarda.

Por fim, foi estudada a possibilidade de um nicho de captação de recursos por meio de doações pela comunidade para aplicar no projeto, através do Fundo Municipal do Meio Ambiente.


Na ocasião, foi apresentada proposta pela Diretoria de Controle de Zoonose para identificar bairros onde há maior população de cães e gatos, cujos donos serão cadastrados pelos critérios da renda através do Cadúnico.

Serão oferecidos serviços a estas comunidades, como atendimentos clínicos ( cirurgias e castração, em caso de necessidade),com o objetivo de controlar a transmissão de zoonoses e controle de população. O projeto funcionará num tripé, alinhando educação ambiental, saúde pública, e bem-estar animal.

Participaram do encontro pela Uni FTC: a assessora acadêmica Ana Lúcia Bomfim Lima, Laíse Vasconcelos, coordenadora do Curso de Medicina Veterinária Louise Fernandes, responsável técnica da Clínica.

Pela Prefeitura, o secretário de Governo, Josué Brandão Júnior; o diretor de Meio Ambiente, Thiago Guedes, e a coordenadora do Departamento de Gestão Ambiental e Sustentabilidade de Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Alana Couto Ribeiro; a diretora do Departamento de Vigilância da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Maristella Antunes; e a diretora do Departamento de Controle de Zoonoses, Ellen Gleicer Lima Santos.

Departamento de Tributos reaberto

em Itabuna 

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Tributos da Secretaria Municipal da Fazenda e Orçamento, tem orientado o contribuinte a buscar cada vez mais os serviços online por meio do site oficial.

O secretário Davi Dultra explica que a intenção é facilitar o acesso aos serviços tributários e ao mesmo tempo desobstruir o fluxo intenso de pessoas no Departamento em razão da pandemia da covid-19.

Além da consulta e autenticação, o contribuinte pode emitir documentos fiscais como alvarás, segunda via de carnês (IPTU e TFF) e certidões negativas, tudo de forma eletrônica. Para isso, basta acessar o site www.itab

Dúvidas também podem ser esclarecidas pelos e-mails tributosconsultas@gmail.com e tributositabuna@gmail.com, ou mesmo pelo telefone (73) 3214-1440.

O secretário lembra que a busca presencial por serviços tributários pela população é cultural, mesmo que estando disponível online. “Estamos trabalhando, gradativamente, com informações para que a população entenda que não precisa se deslocar até o Centro Administrativo para ser atendida”, frisou.

Davi Dultra esclarece que, quem buscar o serviço presencial não deixará de ser atendido. Ele ressalta que a Administração municipal está trabalhando firmemente para garantir a segurança dos colaboradores e contribuintes. Por isso, as instalações do Departamento de Tributos passaram por readequações e adota medidas protetivas contra a Covid-19.

Dentre as medidas, o secretário de Fazenda e Orçamento lista o revezamento de equipes de agentes, atendentes e fiscais de tributos, atendimento reduzido, através da entrega limitada de senhas, distribuição de máscaras tipo face-shield, instalação de acrílico nas mesas, medidor de temperatura e disponibilização de álcool em gel 70%.

Vacinação de idosos acamados

neste sábado 

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, dá continuidade neste sábado, dia 10, à aplicação da vacina contra o novo coronavírus em idosos acamados. Para isso, estão sendo mobilizados profissionais de saúde de três unidades básicas de saúde que vão aos domicílios de cada um dos pacientes.

De acordo com o Departamento de Atenção Básica, as doses serão aplicadas nos idosos cadastrados no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp), na Avenida Inácio Tosta Filho, as Unidades de Saúde da Família Nílton Ramos de Almeida, no Mangabinha e na USF Ubaldo Dantas do Bairro Nova Ferradas.

A imunização deste subgrupo foi iniciada em março passado nas UBS Alberto Teixeira Barreto, no Califórnia USF Doutor Mário Peixoto, no Jorge Amado; Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto, no centro, e UBS José Édites dos Santos, no São Caetano. As listagens foram encaminhadas para a Secretaria de Saúde, tendo sido aplicadas 180 doses.

“Após receberem as doses de imunizantes, vacinadores e Agentes Comunitários de Saúde vão até as residências para imunizar os acamados”, explica Alessandra Lopes, supervisora do Departamento de Atenção Básica. “Não há necessidade de a família ou o cuidador procurar as unidades de saúde novamente caso a pessoa já tenha feito o cadastro na unidade mais próxima”, afirma.

Boletim Covid-19 – 09.04.2021

A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 26.572 casos de pacientes curados, 27.512casos confirmados, sendo 454 casos ativos; 44 internados em UTI, 5 leitos disponíveis; 25 em leitos clínicos, 41 leitos disponíveis; e 486 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.



Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ilhéus Presta Esclarecimentos Sobre o Desabamento da Fachada do Casarão

Nota de Esclarecimento A Prefeitura de Ilhéus Presta Esclarecimentos Sobre o Desabamento da Fachada do Casarão da União Protetora Na tarde d...