quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Pessoas em Situação de Rua acolhidas em Itabuna

 Pop Acolhimento e Centro POP atendem Pessoas em Situação de Rua em Itabuna


A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), mantém dois espaços destinados às pessoas estão em situação de rua: a Casa POP Acolhimento e Centro POP.  Localizada no bairro de Fátima, a casa POP Acolhimento oferece ao usuário, hospedagem, alimentação e higienização. Com espaço para abrigar até 50 pessoas, o local conta com uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, psicólogos e monitores. 

Segundo a base cadastral da SAS, 164 pessoas vivem em situação de rua em Itabuna. Desses, 104 recebem Bolsa Família e foram beneficiados com o auxílio emergencial do Governo Federal. Atualmente, apenas 9 usuários permanecem na casa. De acordo com a SAS, o usuário não é obrigado a permanecer na casa, e por isso muitos optam por evadir do local. 

 Ao falar sobre essa questão, a secretária Sandra Neilma lamentou a desistência de muitos usuários. “Infelizmente, por diferentes motivos, muitos não conseguem permanecer na casa. Nosso objetivo é tirar essas pessoas da rua, oferecendo um ambiente para garantir direitos e proteger esta população que vive em maior vulnerabilidade social”, disse.

 A secretária Sandra Neilma acrescenta que o município mantém um serviço de abordagem que atua dialogando com as pessoas que vivem na rua para orientá-los a ocupar a casa POP Acolhimento e receberem a assistência dos serviços ofertados pelo município. “A adesão é voluntária, mas a gente trabalha pra que os usuários permaneçam na casa, que é um ambiente seguro, confortável, onde há auxílio e orientação para eles sejam reinseridos, tanto na sociedade, quanto no ambiente familiar”. 

*CENTRO POP* 

 A SAS mantém ainda o Centro Pop, localizado no bairro Jardim Grapiúna. O espaço que atende aproximadamente 90 pessoas por dia, de segunda à sexta-feira, oferece refeição no turno da manhã, e espaço para higienização dos usuários (banho). Neste período de combate a Pandemia do COVID-19 (Coronavírus), as refeições estão sendo disponibilizadas em quentinhas, seguindo todos os padrões de higiene recomendados pelos órgãos de saúde. ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...