terça-feira, 16 de junho de 2020

Professor Teixeirinha completa 90 anos de muita luta e serviços

MANOEL TEIXEIRA 90 ANOS DE PURA SABEDORIA

Manoel Teixeira Santos, nosso querido professor  e ex -vereador Teixeirinha,  nasceu em 17 de junho de 1930, no município de Andaraí e foi criado na então vila, hoje cidade de Ibiquera, na Chapada Diamantina, Estado da Bahia.
Filho de pequenos agricultores, teve os seus primeiros estudos de modo irregular, porém sem nunca deixar os livros, tendo, às vezes, que estudar sozinho.

Em 1950, com 20 anos de idade, deixou a casa paterna e partiu pelo mundo em busca de algo melhor do que aquilo que em sua região não atendia os seus anseios. Assim é que foi parar em Itaberaba, Feira de Santana, Salvador e, por fim, em Itabuna, aqui chegando a 22 de agosto de 1955.

Em Itabuna regularizou o curso primário, fez o curso ginasial no Ginásio Firmino Alves; o colegial, no Colégio Estadual de Itabuna; Letras, com licenciatura plena na Faculdade de Filosofia de Itabuna; Direito, na Faculdade de Direito de Ilhéus, na FESPI, hoje UESC. Ainda no curso de admissão ao ginásio, fez concurso para a Prefeitura Municipal de Itabuna, foi aprovado e nomeado. Como funcionário, teve condições de levar os seus estudos à frente, abraçando a carreira de professor, tendo lecionado no Colégio Estadual de Itabuna, IMEAM, Firmino Alves e Divina Providência.

Em 1976 foi eleito vereador pelo MDB; candidato a Deputado Estadual pelo mesmo partido em 1986, não sendo eleito.

Como vereador atuou com as seguintes realizações, dentre outras: criação da sigla “IMEAM”, como autor do parecer do projeto de lei que mudou o nome do antigo “IMEI”; criação da “Casa do Estudante Itabunense em Salvador”; criação de uma feira livre em Ferradas; requerimento para a criação de um Hospital de Base em Itabuna; requerimento para a criação de uma maternidade para a mãe pobre; e vários pedidos sobre vários assuntos em todos os bairros de Itabuna.

Como estudioso de idiomas, publicou um “NOVO DICIONÁRIO POLIGLOTA”, com seis línguas, e mais de 600 páginas.

Professor Manoel Teixeira Santos completando nesta quarta-feira 17, tão somente 2.840.227.200 segundos de vida, ou 47.337.120 minutos, ou 788.952 horas, ou 32.873 dias de vida, ou 4.696 semanas, ou 1.080 meses, ou simplesmente 90 anos!. Recebe os parabéns  de seus familiares, amigos, ex-alunos, correlatos e dezenas de admiradores. Vida longa professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna faz mutirão no combate so mosquito da dengue

Prefeitura Itabuna realiza Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti com ações educacionais e de limpeza no Santo Antônio Prefeitura de I...