sexta-feira, 19 de junho de 2020

Câmara anuncia votação de diretrizes ao orçamento


Segue aberto o espaço para a população enviar sugestões à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), cuja votação está prevista para segunda-feira (22), na Câmara de Itabuna. Na tarde de ontem (18), vereadores promoveram uma audiência pública remota, para novamente compartilhar o andamento do projeto 017/2020, encaminhado pelo Executivo e em tramitação desde fevereiro.
Autor do pedido para aquela reunião virtual, o presidente da Comissão de Finanças, Jairo Araújo (PCdoB), reiterou o quanto é valiosa a contribuição da comunidade na elaboração das leis que regem a aplicação dos recursos públicos. Ele alertou para a crise que se desdobra e as consequências previstas na administração pública. “Sonho que um dia a população tenha absoluto controle dessas peças”, resumiu.

Júnior Brandão (Rede) exibiu um vídeo bastante didático reforçando a importância da LDO como guia na elaboração da LOA (Lei Orçamentaria Anual) – sempre enviada ao Legislativo no segundo semestre, com o intuito de estabelecer os percentuais reservados a cada área no exercício seguinte. Este momento é ainda mais crucial frente ao cenário econômico previsto. “Já imaginamos que haverá redução nos recursos – tanto na captação interna, com os impostos, como na advinda dos governos estadual e federal”, ressaltou.
            Os relatores da matéria, Charliane Sousa (MDB), pela Comissão de Finanças, e Pastor Francisco (Republicanos), pela de Legislação, disponibilizaram seus e-mails (charlianevereadora@gmail.com e franciscoedes2014@outlook.com) para o envio de sugestões que podem transformar-se em emendas ao projeto. E reforçaram a relevância da construção coletiva para nortear as ações do poder público. “As portas estão abertas à participação popular, para propor o que é prioridade para o município”, disseram.
 Reivindicação da cultura
A audiência, disponível no Youtube e Facebook da Casa, foi acompanhada ao vivo. Entre as vozes do controle social, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Suse Mayre Moreira; a presidente do Conselho de Educação, Liamara Bricídio; a presidente de honra da entidade, professora Anorina Smith Lima; o representante do Conselho de Saúde, Nivaldo Freitas, e a presidente do Conselho de Políticas Culturais, Bruna Setenta.
Bruna leu, no momento, um ofício enviado à Câmara, com sugestões de ações a serem incluídas na LDO e que haja dotação orçamentária para o setor. Ela lembrou que a legislação federal instituiu o Plano Nacional e o Fundo Nacional de Cultura, que devem ser reprozidos também nos municípios. “Nosso Sistema Municipal de Cultura foi votado em 2014 por esta Casa e até hoje nunca chegou um recurso; a gente depende apenas, digamos, de um acordo com a gestão para que estabeleça um repasse anual de 0,5% a 2%, que irá desenvolver as atividades culturais de forma equitativa”, pontuou.
Cabe lembrar que o referido projeto, a respaldar o orçamento numa próxima gestão, está à disposição do itabunense no site da Câmara (www.cmvitabuna.ba.gov.br). Ascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna faz mutirão no combate so mosquito da dengue

Prefeitura Itabuna realiza Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti com ações educacionais e de limpeza no Santo Antônio Prefeitura de I...