sábado, 20 de junho de 2020

Legislativo de Itabuna violência contra mulher


AÀ discussão virtual, o cenário crescente de violência
 contra mulher nesta pandemia
A difícil localização da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) em Itabuna; o ainda inacabado serviço de denúncias on-line na Bahia; o aumento dos episódios de violência nesta pandemia. Tudo isso, evidente em sessão especial da Câmara de Itabuna na quinta-feira (18), levou os vereadores a defenderem um movimento conjunto com a Comissão de Direitos Humanos da OAB e a Secretaria Municipal de Assistência Social, em busca de soluções.

A solenidade virtual, solicitada pelo edil Júnior Brandão (Rede), contou com a presença do colega Jairo Araújo (PCdoB) e foi conduzida pela advogada Larissa Moitinho, da Comissão da Mulher na OAB-Itabuna. Ela observou que “o mais assustador é o aumento nos casos de violência física, chegando ao feminicídio, nesta pandemia”. Daí a urgência de se intervir para estimular as denúncias e, sobretudo, em prol da punição.

“Só por adesão”
Lanay Santana, em nome da Secretaria de Políticas para as Mulheres, sinalizou que a delegacia digital e SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) para atendimento de denúncias ainda está em fase de implantação. Também chamou atenção para os números crescentes registrados no estado: foram 15 feminicídios, sendo 12 em Salvador e três no interior. “As mulheres estão sofrendo a violência e inibidas de sair de casa para denunciar”, atestou.
Representando a Ronda Maria da Penha, a Tenente Nalygia Lacerda referiu-se às alterações na lei, de 2006 até aqui, forçadas pelo apelo social. E deixou claro que o serviço só atua no acompanhamento e proteção das vítimas de violência com o consentimento delas. “O acolhimento da Ronda só funciona por adesão; a mulher tem que dizer que quer”, assinalou.
O coordenador da 7ª Coorpin (Coordenadoria de Polícia do Interior), delegado André Aragão, revelou não acreditar muito na e eficácia de denúncias por meios virtuais. Ele estimula que as vítimas ou pessoas próximas a eles acionem os telefones 180, 190 e 197, para que seja mais efetivo o caminho rumo ao agressor.
Após as explanações, Júnior Brandão reafirmou: “Podemos somar esforços e propor em conjunto para pontuar ações que precisam ser começadas. Mulher é para amada, protegida, zelada”.“
A sessão contou, ainda, com as advogadas Aline Gomes, vice-presidente da OAB-Itabuna; Andréa Peixoto, da Comissão da Mulher; Soraia Vastis, coordenadora do Núcleo de Mulheres Empreendedores da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (tratando sobre iniciativas de apoio ao empreendedorismo feminino); Alana Del Rei, diretora de Proteção da Média Complexidade na Secretaria de Assistência Social (dando conta, por exemplo, da casa abrigo à mulher agredida), entre outras participantes. Leia também agenda da Câmara

                                                        AGENDA DA SEMANA
De segunda-feira, dia 22, a quarta dia 24 de junho

Dia 22 –Segunda-Feira: 
Reunião das Comissões Técnicas, presidida pelo vereador Robson Sá (PP)
Sessão Remota
•Horário: 14 hs

Sessão Ordinária presidida pelo vereador Ricardo Xavier( Cidadania)
Sessão Remota
Horário : 16 hs

Dia 23-Terça-Feira
Reunião da comissão de estudos das despesas com a Covid
Sessão Remota
Horário : 9:30 hs
  
 Reunião das Comissões Técnicas, presidida pelo vereador Robson Sá (PP)
Sessão Remota
•Horário: 14 hs

Sessão Ordinária presidida pelo vereador Ricardo Xavier( Cidadania)
Sessão Remota
Horário : 16 hs

Dia 24 -Quarta-Feira
Reunião da comissão de atualização da Lom ( Lei orgânica do município )
Sessão Remota
Horário : 9 : 30 hs

Sessão Ordinária presidida pelo vereador Ricardo Xavier( Cidadania)
Sessão Remota
Horário : 14 hs
  Acompanhe e participe ! Será transmitido através de nossas redes sociais
E se puder fique em casa.



Ascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna faz mutirão no combate so mosquito da dengue

Prefeitura Itabuna realiza Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti com ações educacionais e de limpeza no Santo Antônio Prefeitura de I...