domingo, 12 de abril de 2020

Ilhéus recebe 760 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19


#Ilhéuscontraocoronavírus – A Prefeitura de Ilhéus recebeu neste sábado (11), 760 testes rápidos para auxílio ao diagnóstico da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Conforme informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), em atendimento à determinação do Ministério da Saúde, os testes rápidos distribuídos aos municípios baianos afetados pelo vírus devem ser reservados a trabalhadores das áreas da Saúde e Segurança Pública, além de pessoas que residam no mesmo imóvel que esses profissionais e tenham quadro gripal.

Segundo a nota técnica nº 11/2020 do Ministério da Saúde, o resultado do teste sai em 15 minutos. O exame deve ser realizado considerando duas condições: em profissionais de saúde e segurança pública, que devem ter o mínimo de sete dias completos desde o início dos sintomas de Síndrome Gripal e mínimo de 72 horas assintomático; e para as pessoas com diagnóstico de Síndrome Gripal que moram na mesma casa de um profissional de saúde ou segurança em atividade. Elas devem ter o mínimo de sete dias completos desde o início dos sintomas do quadro gripal.Veja outras noticias... 

“Inicialmente os testes serão destinados às equipes que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. A finalidade é certificar se esses profissionais estão recuperados e aptos a voltar às atividades. A Organização Mundial de Saúde já esclareceu que os servidores da saúde e os agentes de segurança têm prioridade nos testes diagnósticos”, ressaltou Geraldo Magela, secretário municipal de Saúde. 
A distribuição dos testes para outros grupos populacionais será feita mediante a determinação do órgão federal de saúde, de acordo com informações da SESAB.

Prefeitura de Ilhéus recebeu da Marinha e do Exército equipamentos para Centro de Triagem 

#Ilhéuscontraocoronavírus - Uma verdadeira operação de “guerra contra o Covid-19”. Foi assim que o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, denominou a atuação dos órgãos públicos para o combate ao coronavírus na cidade. Na última semana, a Prefeitura de Ilhéus autorizou a montagem do Centro de Triagem para reforçar o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus. A Marinha do Brasil e o Exército atenderam a solicitação do prefeito Mário Alexandre e destinaram materiais de apoio para estruturação médica temporária do Centro de Triagem exclusivo para Covid-19 que está sendo instalado no Centro de Convenções da cidade.
Devido ao grande número de pessoas que poderão ser infectadas pelo Coronavírus, as secretarias municipais de Saúde (Sesau) e de Desenvolvimento Econômico (SDE) endereçaram pedidos ao Comando Conjunto Bahia (Marinha do Brasil e Exército Brasileiro), forças interligadas ao Ministério da Defesa (MD). Em atenção aos Ofícios das secretarias, as instituições cederam 01 suporte de soro com regulagem de altura sem rodízio, 01 ventilador manual, 01 carrinho de parada emergência e 09 camas com colchão.  
O secretário Geraldo Magela destacou que o apoio das Forças Armadas no atual momento é importante para o atendimento dos pacientes com sintomas da doença no posto de atendimento. “Vamos centralizar o fluxo inicial no Centro de Triagem Covid-19. É fundamental que pessoas com sintomas não tenham contato com outros pacientes, evitando o colapso do serviço pelo acúmulo de suspeitos que não tenham gravidade. Desta forma, chegarão ao hospital de referência apenas pacientes graves que realmente necessitam de cuidados”.
De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Vinícios Briglia, o Comando Conjunto solicitou do Comando em Brasília um apoio maior para as ações do enfrentamento na cidade. “Mais uma vez, uma parceria forte, e, nesta oportunidade, a busca para salvar vidas.  Queremos agradecer aos representantes do Comando Conjunto Bahia, o delegado da Capitania dos Portos em Ilhéus, Giovani da Silva Andrade, ao comandante da Base Regional de Ilhéus, major Anderson Carlos André Cesar Machado, oficiais que integram o Gabinete de Crise Covid-19”, destacou.
A futura unidade contará com outros espaços como recepção, triagem, área médica, sala de esterilização, Raio-X, embarque e desembarque de pacientes, vestiários, sanitários e armazenagem de medicamentos e insumos. Haverá infraestrutura para gases medicinais (vácuo, ar comprimido e oxigênio). No Centro de Triagem Covid-19 os pacientes serão avaliados em consulta médica e depois receberão as orientações necessárias. Segundo o prefeito Mário Alexandre, a previsão é que a estrutura comece a operar nesta próxima semana. 
Desde que reconheceu o estado de calamidade pública no Brasil, o Governo Federal acionou o Ministério da Defesa para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à Covid-19. Na segunda quinzena de março, comunicou que militares também pudessem atuar em postos de triagem para identificar possíveis focos de infecção da Covid-19 em pontos estratégicos, como fronteiras e aeroportos nas consequências sanitárias do vírus.

Ilhéus não registra novos casos 


#Ilhéuscontraocoronavírus – A cidade não registrou novos casos de Coronavírus (Covid-19) nas últimas 24 horas, seguindo com 29 diagnósticos positivos da doença, conforme o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), às 18 horas deste sábado (11). Dos casos confirmados, 11 pacientes já receberam alta, um veio a óbito e os outros 17 estão em isolamento domiciliar.  
Atualmente, o município de Ilhéus contabiliza 151 casos descartados, 13 sob investigação (aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública - Lacen), 189 casos suspeitos de síndrome gripal, monitorados pela Central Covid-19 e 21 atendimentos, entre informações, dúvidas e demais solicitações. 
“Estamos trabalhando diuturnamente para evitar que a taxa de contaminação aumente. Hoje não registramos novos casos e queremos que as pessoas tenham entendimento sobre a gravidade dessa doença. Não podemos permitir que o nosso sistema de saúde entre em colapso pela falta de compreensão de alguns. Por isso, reforço o pedido. Fiquem em casa”, pontuou o prefeito Mário Alexandre.
Ilhéus aperta cerco na fiscalização 
de estabelecimentos que descumprem quarentena 
  

#Ilhéuscontraocoronavírus – Equipes envolvendo órgãos da Prefeitura de Ilhéus e da Polícia Militar (PM) realizaram nesta sexta-feira (10), feriado da Semana Santa, fiscalização nos pontos comerciais não autorizados, que insistem em desrespeitar a quarentena decretada no município por medida de saúde pública, para a prevenção contra o coronavírus. Na quinta-feira (9), mais de 50 estabelecimentos foram fechados e mais 12 foram autuados com multa, por descumprimento da determinação municipal.
De acordo com o relatório final da operação noturna, foram vistoriados e interditados mais de 20 estabelecimentos nas localidades de Juerana, Joia do Atlântico, bairro Iguape, Central de Abastecimento do Malhado, na zona norte. Em Juerana, um boneco Judas que iria ser queimado, foi apreendido. A fiscalização seguiu para o bairro Teotônio Vilela, na zona oeste. Em seguida, Avenida Princesa Isabel, no Centro e nos bairros Nelson Costa e Hernani Sá, na zona sul da cidade.
Operações continuam – A operação contou com efetivos da Guarda Civil Municipal (GCM), da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), da 70ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), da Fiscalização de Posturas e Fiscalização Ambiental. De acordo com o comando, para reforçar o enfrentamento à pandemia do coronavírus, operações em conjunto serão intensificadas diariamente na cidade.  
Denúncias – A Prefeitura abriu um canal de comunicação para denúncias. Qualquer cidadão pode entrar em contato diariamente através dos telefones: (73) 99982-9490/ (73) 99909-2265 ou (73) 99981-1706, das 8h às 18h. O serviço também funcionará das 18h às 23h, nos números (73) 99913-1356 ou (73) 99857-8690. Também estará disponível o contato via e-mail, no seguinte endereço: gabinetedecrise@ilheus.ba.gov.br.
Da Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ilhéus Presta Esclarecimentos Sobre o Desabamento da Fachada do Casarão

Nota de Esclarecimento A Prefeitura de Ilhéus Presta Esclarecimentos Sobre o Desabamento da Fachada do Casarão da União Protetora Na tarde d...