sexta-feira, 17 de abril de 2020

Em Ilhéus 440 pacientes são liberados do monitoramento

Nova ponte de Ilhéus que em breve será inaugurada, ligando o centro ao bairro do Pontal 
A Prefeitura de Ilhéus, por meio do monitoramento diário da Central Covid-19 liberou da quarentena, até o momento, 440 pessoas que estavam em acompanhamento por telefone ou presencialmente. Segundo informações da secretaria municipal de saúde (Sesau), é feito o monitoramento diário dos casos suspeitos de síndrome gripal, aqueles que não se enquadram nos critérios para coleta de coronavírus definidos pelo Ministério da Saúde.
O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, explicou que o Centro de Triagem Covid está em fase de conclusão. A estrutura será voltada exclusivamente aos casos de coronavírus em Ilhéus, por meio de um fluxo específico de atendimento. A finalidade é evitar o contato de pacientes com síndromes gripais ou problemas relacionados a qualquer síndrome respiratória com pessoas que apresentam outros sintomas.
De acordo com a Central, além de visualizar a sintomatologia clínica geral do paciente, a equipe de monitoramento orienta quando o indivíduo deve procurar o serviço de urgência e emergência do município.Se for constatada uma síndrome gripal simples, sem sinais de agravamento que tipificam a Covid-19, essa pessoa continuará sendo acompanhada diariamente, durante o período de 14 dias, conforme recomenda o protocolo ministerial.
A orientação da Sesau para as pessoas que não apresentam os sintomas de febre ou dificuldade para respirar, característicos da doença, é de ficar em casa. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do bairro Conquista é a referência provisória para os casos de coronavírus, até a abertura do Centro de Triagem Covid. Veja outras matérias, produzidas pela Secretaria de Comunicação
 Ilhéus busca doação de 3200 notebooks para alunos 


A Prefeitura de Ilhéus por meio da atuação da secretaria municipal de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) busca viabilizar uma doação de 3.200 notebooks para atender os alunos da rede municipal, através do projeto Educação 4.0. Na tarde de quarta-feira (16), a secretária da pasta, Eliane Oliveira, participou de uma videoconferência com a diretoria pedagógica da Positivo Tecnologia com sobre o projeto Educação 4.0, que traz o sistema educacional Primora.
“Estamos na fase de finalização do projeto e esperamos que nossa rede possa ser contemplada por essa iniciativa da Positivo. O prefeito Mário Alexandre continua a trabalhar firme e mais ainda em plena pandemia para que Ilhéus progrida ainda mais no setor educacional. Agradeço à equipe empenhada na realização desse projeto para que os alunos possam usufruir de equipamentos e novas tecnologias”, declarou Eliane Oliveira.
A iniciativa está voltada para atender escolas sem internet ou conexão limitada, de áreas ribeirinhas, baixa renda, escolas da zona urbana que têm a modalidade de ensino em educação fundamental dos anos iniciais e finais. Se o município de Ilhéus for contemplado, cerca de 26 escolas localizadas no campo e na Sede poderão ser atendidas.
De acordo com a integrante do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), professora Adriane Lavigne “a Educação 4.0 visa preparar os alunos para o mercado do futuro, onde serão cada vez mais utilizados recursos tecnológicos, como robôs e inteligência artificial – a chamada quarta revolução industrial, que irá tornar o ambiente de sala de aula mais interativo e tecnológico”, pontuou.
Também participaram da conferência online a coordenadora pedagógica do Núcleo de Tecnologia Municipal, a professora Gabrielli Teodoro; professoras da Seduc, Thaís Moura, também integrante do núcleo; a chefe de Divisão Técnico Pedagógico da secretaria, Luciane Cunha e a chefe de Setor Pessoal e Programação da Seduc, Jamille Maron.
A diretora pedagógica da Positivo Tecnologia, Regina Silva, aproveitou a oportunidade para parabenizar o trabalho desenvolvido no setor educacional da Prefeitura. Manifestou ainda o interesse de colaborar com propostas pedagógicas inovadoras através das ferramentas tecnológicas digitais, conectando professores e para uma educação de qualidade.
Conscientização na Central de Abastecimento do Malhado
  
Em uma ação educativa, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da atuação do Gabinete de Crise, esteve em reunião na manhã desta sexta-feira (16) com o sindicato dos feirantes e a administração da Central de Abastecimento do Malhado. O objetivo do encontro foi prestar orientações aos feirantes para a adequação às medidas de higiene na prevenção do coronavírus no local.

De acordo com o secretário de meio ambiente e coordenador das ações de fiscalização neste período de pandemia em Ilhéus, Mozart Aragão, “nossa proposta é conscientizar os feirantes para o distanciamento maior entre uma barraca e outra. Estamos elaborando um estudo de como fazer um contingenciamento do número de pessoas, reduzir o número de barracas e disciplinar os estabelecimentos não essenciais para respeitar a quarentena. Nosso objetivo é não ter que interditar a Central de Abastecimento como um todo. Para isso é preciso que todos colaborem e sigam as recomendações”.

Na Central de Abastecimento, o sindicato dos feirantes e a administração do estabelecimento distribuíram máscaras de proteção aos feirantes do local.


Beneficiados do Bolsa Família auxílio emergencial


A Prefeitura de Ilhéus anuncia que a lista das mais de 18 mil famílias cadastradas no programa Bolsa Família, e que irão receber o auxílio emergencial, está disponível para acesso. A listagem foi disponibilizada à secretaria de desenvolvimento social (SDS) pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania.

“Neste momento de pandemia, o auxílio emergencial chega para os que vivem na pobreza e na extrema pobreza. Sem dúvidas, uma ajuda importante para as famílias ilheenses atravessarem esse momento difícil que todos nós passamos.  Reforço o pedido para que a população fique em casa”, declarou o prefeito Mário Alexandre.

Os beneficiários do Bolsa Família irão receber as parcelas do auxílio emergencial normalmente na data do seu benefício, conforme o calendário habitual do programa e o último número do NIS, de onze dígitos que está no cartão.

A listagem se refere às famílias beneficiárias do programa bolsa família, disponível aqui.

Em caso de dúvidas, o beneficiário pode ligar para o número 111 ou acessar o endereço https://auxilio.caixa.gov.br.

O público do cadastro único, referente às famílias que estão com o benefício do bolsa família cancelado, microempreendedor individual, contribuinte individual ou trabalhador informal, podem acessar mais detalhes aqui. Dúvidas ou maiores informações, acesse o site https://auxilio.caixa.gov.br ou ligue para o número 111.

Reforço do Estado para fiscalização


O prefeito Mário Alexandre havia conversado esta semana com o governador Rui Costa sobre o apoio do Governo do Estado em ações que limitem o trânsito de pessoas a fim de conter o Coronavírus tanto na Sede no interior. O assunto foi novamente abordado por Mário durante uma videoconferência feita com o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Villas-Boas, que também apoiou a medida, sobre as dificuldades enfrentadas por ele e por outros prefeitos da região.

O pedido do prefeito ilheense foi atendido e na noite de quinta-feira (16), durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, Rui Costa afirmou que a Polícia Militar (PM) vai reforçar o cumprimento de decretos na cidade de Ilhéus e nas cidades do sul da Bahia. Na ocasião, o dirigente baiano demonstrou preocupação com a região, onde muitos comércios continuam funcionando e as pessoas seguem nas ruas.
“Infelizmente, a falta de consciência por parte da população, acaba colaborando para o aumento de caso contrariando aquilo que tanto combatemos, que é o avanço da doença”, lamentou Mário Alexandre. Rui disse que já entrou em contato com o comandante-geral da Polícia Militar e com o secretário da Segurança Pública para reforçar o controle e fazer com que a população destas cidades cumpra os decretos estadual e municipal de isolamento social.
Denúncia de Escola é arrombada e saqueada o Teotônio 

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Ilhéus (SEDUC) teve uma das unidades escolares arrombada:  a Escola Municipal de Vila Nazaré. A escola  foi furtada pela terceira vez este ano. Cento e oitenta alunos de 6 a 12 anos serão diretamente prejudicados com o ato criminoso, que contou ainda com ações de vandalismo.

“Nesta sexta-feira quebraram a grade lateral da Escola, levaram a única tevê que os alunos usavam, de quarenta e duas polegadas, uma tela de computador, um teclado, um mouse, dois microssistems, os fardos de arroz e feijão e inclusive pratos da alimentação escolar”, explicou a vice-diretora da  Escola Municipal de Vila Nazaré, Janaína Sacramento.

A professora informa que esta é a terceira vez que furtam equipamentos de educação dos alunos, tendo sido esta a vez em que houve mais estragos. “Como eles deixaram a escola, é de uma tristeza muito grande. Quebraram e destruíram tudo”, lamentou. Nas outras ocasiões, sendo a primeira no mês de fevereiro, e a outra no último dia 3 de abril, os criminosos furtaram o roteador e equipamentos eletrônicos como três telas de computador, três teclados e três mouses foram furtados. “A escola está sem internet e equipamentos”, disse a professora.

“Pedimos às pessoas da comunidade do Teotônio Vilela, que sabem da importância da educação para os seus filhos, que denunciem, para que unidos possamos proteger a nossa escola. Fazemos tudo com tanto amor, para uma situação dessa estar acontecendo. Os maiores prejudicados são os alunos, que ficam sem uma estrutura escolar adequada”, declarou a titular da SEDUC, Eliane Oliveira.

Saúde mental e o coronavírus

 Como preservar a saúde mental m tempos de Coronavírus? E o que acontecerá com a nossa cabeça quando a pandemia arrefecer? Questionamentos abordados durante a live especial do “Programa de Bem Com a Vida” que foi ao ar na quinta-feira (16) pelas plataformas digitais da Prefeitura de Ilhéus.
Na opinião dos psicólogos, Gustavo Pestana e Mariana Serafim, falar com pessoas sobre os seus medos e inseguranças pode ser uma forma de aliviar a tensão. Uma pandemia pode chacoalha a vida de todo mundo. Isolamento social, medo, incerteza com o futuro, mudança no ritmo das relações sociais. 
Pestana informou que o Gabinete de Crise do Coronavírus disponibilizou números (73) 98856-9999; (73) 98899-6439; (73) 98836-6436 ou (73) 98837-8084 para pessoas em situações de muito estresse, como forma de atenuar o abalo emocional de um período em que o isolamento social é recomendado. 
“Como vai Você? é feito por psicólogos que oferecem suporte de apoio emocional às pessoas isoladas, com medo de serem infectadas, frustradas, entediadas ou sentem medo de sofrerem possíveis perdas financeiras à medida que o vírus se espalha, e que, ao sair, fiquem com o estigma da doença”, explicou Pestana.
Durante a live, os profissionais deram dicas de como proteger a saúde em tempos de Coronavírus, considerando que a pandemia tem gerado consequências para a saúde mental da população. No entanto, a ressaltaram que o acolhimento não tem a finalidade de realizar psicoterapia.
Os psicólogos falaram como estão os atendimentos do serviço de escuta e acolhimento. No quadro, pontuaram sobre todo o excesso de informação em torno da pandemia e sinalizaram o quanto isso tem de bom e de ruim. Mariana Serafim destacou que brasileiros em geral não possuem a cultura da prevenção.
“Tudo o que nós fazemos é preventivo, embora a gente não entenda isso. O uso de máscaras e o distanciamento são mecanismos de prevenção. Quando a gente investe antes, evitamos prejuízos no futuro, por mais que não entendamos, pois o nosso maior inimigo é aquele que a gente não vê”, alertou a psicóloga.
Fazer o que gosta e aproveitar para colocar coisas em ordem, estavam entre as dicas dos psicólogos. Além destas, reduzir a leitura ou contato com notícias que podem causar ansiedade ou estresse; tentar ao máximo manter uma rotina equilibrada e, se possível, criar novas.
Além disso, tentar incluir momentos de relaxamento, incorporando a leitura de um livro, assistir séries. Tirar momentos para conversar com familiares utilizando a tecnologia. Fazer exercícios físicos em casa, manter uma dieta equilibrada, beber bastante água e evitar o consumo de álcool, cigarro e outras drogas.
– Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Catástrofe afeta 707 mil gaúchos, e tem 66 mortos e 6 óbitos suspeitos

Há 101 pessoas desaparecidas e 155 feridos, no desastre climático causado por temporais que afetam 332 cidades gaúchas Do - Diario do Poder ...