quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Saúde promove ações educativas para prevenção de doenças no Carnaval Antecipado de Itabuna

O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento – Cerpat, da Secretaria Municipal de Saúde, já mobilizou uma grande equipe de profissionais, incluindo os da Atenção Básica, além de voluntários, para desenvolver ações educativas e de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), durante o Carnaval Antecipado de Itabuna, que será aberto nesta quinta-feira, 18 e termina domingo (21).

O coordenador do centro, Lucas Santana, adiantou que um estande foi montado no circuito da festa, no antigo ponto de ônibus, próximo à Câmara de Vereadores, onde profissionais distribuirão preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, além de informativos orientando os foliões sobre como prevenir  doenças  transmissíveis, a exemplo do vírus HIV/Aids e hepatites virais.

Divididos em equipes de trabalho, os profissionais de saúde estarão durante as quatro noites do carnaval, percorrendo as avenidas Mário Padre e Aziz Maron e locais de grande concentração de foliões, a exemplo das transversais das avenidas, incluindo a Felix Mendonça, para a distribuição dos preservativos e orientação aos foliões, reforçando os cuidados preventivos para se ter sexo seguro e a saúde garantida.


Sobre os preservativos, Lucas explicou que o uso correto da camisinha tanto masculina quanto feminina, é altamente efetivo na prevenção das ISTs. O coordenador lembra que algumas doenças sexualmente transmissíveis podem ser tratadas e curadas, mas algumas não podem, “e essa é uma das razões pela qual é importante e vital, o cuidado, a conscientização e a prevenção, que continuam sendo  o melhor remédio”.

Ele assegura que não faltarão preservativos para todos os foliões nos quatro dias de festa e que as unidades serão distribuídas gratuitamente. Lucas diz ainda que, se por acaso o folião não encontrar um dos profissionais de saúde, ao longo do circuito, procure o estande, que estará identificado com o nome e a marca do Cerpat: “Temos equipes especializadas no atendimento e tratamento das ISTs, e prontas para orientar e dar suporte aos foliões que estarão nessa que é uma das maiores festas populares realizadas em Itabuna e na região”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chuvas intensas em Ilhéus demandam ação urgente

Equipes da Defesa Civil e secretarias municipais se mobilizam para atender população afetada pelos efeitos das precipitações As chuvas torre...