sábado, 20 de janeiro de 2018

Ilhéus formaliza Consórcio Público de Saúde em parceria com Governo do Estado


Vinte e um municípios da região reuniram esforços na formação de um novo consórcio de saúde na Bahia. O governador da Bahia, Rui Costa e o vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, assinaram nesta sexta-feira (19), o protocolo de intenções dos Consórcios Públicos de Saúde das regiões de Itabuna e Ilhéus. O ato ocorreu no auditório do Cetep Litoral Sul II, em Itabuna. De acordo com o governo, os consórcios propõem um novo modelo de financiamento e gestão dos serviços de saúde com o objetivo de ampliar e descentralizar a assistência, ajudando a reequilibrar as finanças municipais.

“Saúde é algo caro e difícil em qualquer lugar do mundo. Por isso, é necessário que Governo e municípios se unam para fazer essa força, atendendo melhor a população, indo além da atenção básica. Por isso, regionalizar a saúde é uma estratégia que se mostra eficaz em diversos países desenvolvidos espalhados pelo mundo. Estamos mudando o modo de fazer política pública de saúde na Bahia", afirmou o governador durante o ato.


Um novo momento – Ao representar o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal, falou da expectativa em torno da pactuação. “Em um curto espaço de tempo perceberemos uma melhora na saúde do nosso município. Temos a consciência que precisamos ter uma atenção básica que efetivamente funcione. A parceria entre Estado e Município vai fazer surgir um novo momento na saúde de Ilhéus”, disse Nazal.

Já o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, destacou o modelo vitorioso que o governador Rui Costa implantou em toda a Bahia. “A união entre os municípios fortalece a Saúde na Bahia, elevando a média complexidade através da construção dos consórcios de saúde, em parceria com as prefeituras. Esta iniciativa vai erguer a Policlínica Regional que atenderá uma região de quase 800 mil habitantes”, explicou o secretário.

Pronto Atendimento – Vilas Boas disse ainda que o governador autorizou a transferência dos servidores públicos que atualmente trabalham no Hospital Regional Luiz Viana Filho para o município de Ilhéus, de modo a fortalecer toda a rede de atenção básica. Segundo ele, serão criados dois novos Pronto Atendimentos (PA) na cidade. “As unidades serão implantadas no Bairro da Conquista e na zona sul com funcionamento 24 horas, procedimentos clínicos e pequenas intervenções cirúrgicas, além das especialidades Pediatria e Ortopedia. Estes equipamentos serão fortalecidos com a chegada de mais profissionais médicos do Estado”, acrescentou Vilas Boas.

No modelo, o Estado fica responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de cofinanciar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear o restante. Os consórcios vão ficar responsáveis pela gestão das 28 policlínicas que serão construídas pelo Governo do Estado, com até 13 especialidades, 32 serviços e equipamentos, como tomógrafos e aparelho de ressonância magnética, para rastreamento de câncer de mama e outros exames.- (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...