sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Lavagem do Beco do Fuxico reúne famílias e abre oficialmente o Carnaval Antecipado de Itabuna


         Já passava das 16 horas desta quinta-feira (18) e o que se observava no centro de Itabuna era um verdadeiro clima de carnaval, pois ali, pela rua Duque de Caxias, travessa Adolfo Leite (Beco do Fuxico), avenida Cinquentenário e praça Adami começava o Itabuna Folia – Carnaval Antecipado de Itabuna 2018. Mantendo a tradição, o carnaval realizado pela Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), que neste ano conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia e da Bahiatursa, foi aberto com a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico com a participação de blocos, afoxés, entidades diversas e milhares de filões que participaram de uma festa com muita água dos carros pipas e água de cheiro das baianas com seus cântaros.

         Considerada uma das principais manifestações culturais da cidade e da região Sul da Bahia, a Lavagem do Beco do Fuxico honrou sua fama e reuniu milhares de pessoas que foram se divertir ao som das tradicionais marchinhas e curtir essa que é uma das maiores festas do interior da Bahia. Com a participação de nove blocos e afoxés da cidade, os desfiles tiveram início com a animação da Charanga Elétrica. Em seguida vieram para rua Duque de Caxias a apresentação das baianas e dos blocos Encantarte, Dez Casados e Casados I...responsáveis, com sua bateria e cerca de 300 figurantes.

Umas das principais atrações do carnaval e representação fiel do que é a Lavagem do Beco do Fuxico, o banho de água dos carros pipas contou com uma participação especial nesta edição. Para animar ainda mais o público presente, o prefeito Fernando Gomes se encarregou de comandar essa parte da folia que simboliza a história dos carnavais de Itabuna.

Do vendedor ambulante à criança que marcava presença pela primeira vez na festa, da família reunida à turma de jovens que se divertia ao som que marcou época nos antigos carnavais, todos os presentes curtiram e aprovaram mais uma edição da Lavagem do Beco do Fuxico. O espaço, cada vez mais democrático e marcado pelas diferentes expressões artísticas e culturais da cidade foi cenário da abertura da folia de momo em Itabuna.
      
   Nesta sexta-feira (19), a folia continua no circuito oficial do Carnaval Antecipado, nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre. As atrações começam suas apresentações a partir das 18 horas com as bandas Bom q Xote, seguida pelo grupo Sem Censura Samba Club. Às 19h o circuito recebe o cantor Denny Denan, e em seguida se apresentam as bandas Babado Novo, Duas Medidas e o cantor Guilherme Andrade. Por volta das 21 horas o romantismo chega à folia com o cantor Sinho Ferrary e a arrochadeira toma conta com a batida do Neto Lx. Para fechar o primeiro dia de carnaval, tem ainda o axé irreverente de Durval Lélys e a música da dupla Thaine e Thainá. Leia mais... Sestran define esquema especial de transporte para o Itabuna Folia + Rei Momo recebe a chave da cidade do prefeito Fernando Gomes e Emasa mobiliza equipes e atua no circuito do Carnaval



Sestran define esquema especial de transporte para o Itabuna Folia

        Visando facilitar o deslocamento de foliões durante o Itabuna Folia, no período de 19 a 21 de janeiro, a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito montou um esquema especial para atender à população.
        Uma nota da Sesttran informa que todas as linhas de ônibus foram reforçadas até às 23 horas e a partir de uma hora da manhã serão disponibilizados 20 ônibus especiais, saindo da praça Otávio Mangabeira e da avenida Beira Rio para os diversos bairros, facilitando o retorno dos foliões às suas  casas durante a madrugada.
       A Sesttran também monitora três praças de táxis e moto-táxis com um ponto funcionando ao lado do Shopping Jequitibá, outro na ponte de acesso ao bairro Góes Calmon e um terceiro ponto nos fundos da Câmara Municipal.

Rei Momo recebe a chave da cidade do prefeito Fernando Gomes


       O primeiro Carnaval do Brasil começou ontem (18), em Itabuna, com a tradicional lavagem do Beco do Fuxico, que consumiu 20 mil litros de água de dois carros pipas particulares, mobilizando vários blocos e afoxés atraindo milhares de foliões. Na avenida Cinquentenário, o prefeito Fernando Gomes entregou as chaves da cidade ao Rei Momo,(Eduardo Brito) e da Rainha do Carnaval (Keila Barbosa) iniciando oficialmente os festejos do Itabuna Folia 2018.

        A cerimônia aconteceu após a lavagem do beco e do desfile de vários blocos e afoxés, além dos integrantes do Projeto Samba e Vida, com uma banda comandada por Tadeu Santos. Na oportunidade, o prefeito Fernando Gomes, que estava acompanhado dos secretários de Administração, Dinailson Oliveira; de Assistência Social, Sandra Neilma e de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, destacou a importância da festa para a economia local, gerando empregos e renda, com uma efetiva participação popular, atraindo foliões de Itabuna e da região.

       Ao destacar que o Carnaval é uma festa marcada pela alegria e pela participação das famílias, o prefeito desejou que o Rei Momo comandasse a alegria durante a festa, e que “todos brinquem em paz e com muita animação, sem incidentes como no ano passado”.

Emasa mobiliza equipes e atua no circuito do Carnaval

A Emasa mantém várias equipes trabalhando nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre, no Circuito do Carnaval Antecipado, o Itabuna Folia, que teve início nesta quinta feira (18) e termina no domingo (21), com a participação de 32 bandas e seis trios elétricos, atraindo milhares de foliões.
O trabalho faz parte do acordo firmado entre o presidente da Emasa. Jader Guedes, e o secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos na semana passada. Naquela oportunidade ficou acertado que a Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna, se comprometeria em providenciar a infra estrutura necessária para o abastecimento de água potável para os comerciantes que se instalaram nos módulos armados pela prefeitura ao longo das avenidas para comercialização de seus produtos durante a festa

Esta ação faz parte do conjunto de medidas solicitadas pelo prefeito Fernando Gomes, a todos os setores da administração municipal, com o objetivo de proporcionar toda infraestrutura para atender bem aos vendedores e foliões de Itabuna e da região que participam do Carnaval Antecipado.

Fotos Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...