sábado, 21 de outubro de 2017

CRISE NA ESPANHA

RESPOSTA À INTERVENÇÃO NA CATALUNHA LEVA 450 MIL ÀS RUAS
PUIGDEMONT SE UNIU À MULTIDÃO NO ATO PELA INDEPENDÊNCIA CATALÃ

ATO POR LIBERTAÇÃO DE ATIVISTAS VIROU RESPOSTA AO ANÚNCIO DE INTERVENÇÃO NA CATALUNHA (FOTO: ANSA)

Do - Diário do Poder - Cerca de 450 mil pessoas ocuparam as ruas de Barcelona, neste sábado (21), para protestar pela independência da Catalunha, no mesmo dia em que o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, anunciou que dissolverá o parlamento catalão, demitirá seu governo e convocará eleições regionais no prazo de seis meses, para neutralizar o que o rei Felipe VI chamou de “inaceitável tentativa de secessão”.
O ato estava marcado inicialmente para repudiar a prisão dos dois líderes separatistas, Jordi Sànchez e Jordi Cuixart. No entanto, depois da reunião do Conselho de Ministros, onde o governo decidiu destituir o presidente catalão Carles Puigdemont e realizar novas eleições, a manifestação ganhou maiores proporções.
Puigdemont se uniu às milhares de pessoas, que defendem a independência da Catalunha.

As medidas, aprovadas durante reunião do Conselho de Ministros da Espanha, ainda devem ser votadas pelo Senado provavelmente no próximo dia 27 de outubro. Elas confrontam a proposta de independência catalã, sugerida pelas autoridades regionais e aprovada em referendo realizado em 1º de outubro, sem reconhecimento oficial da Espanha.
O Ministério Público confirmou que estuda acusar Puigdemont pelo crime de rebelião, o que pode levar a 30 anos de prisão na Espanha. (Com informações da ANSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...