quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Prefeitura lança o projeto “Itabuna, cidade amiga das abelhas”


Um projeto grandioso, que pretende tornar Itabuna conhecida nacionalmente como a “Cidade Amiga das Abelhas”. Com este nome foi criado o projeto da Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, via Diretoria de Agricultura, em parceria com a Ceplac/Cepec. O projeto foi apresentado na manhã de segunda-feira (15) durante reunião no Núcleo Regional de Apicultura da Ceplac.
         
A reunião contou com a presença do vice-prefeito Fernando Vita, que esteve representando o prefeito Fernando Gomes; do Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento; do Diretor de Agricultura; Erlon Botelho; além de uma comitiva da cidade de Xaxim (SC) que veio à Itabuna exclusivamente conhecer o projeto “Itabuna, Cidade Amiga das Abelhas”, assim como o projeto “Abelha, aliadas da Natureza” que é desenvolvido pela Ceplac com foco na sustentabilidade econômica, no social e no ambiental, através da pesquisa, transferência de tecnologia e serviços aos apicultores.


A importância que a apicultura tem para a região Sul da Bahia e ao mesmo tempo o enorme potencial ainda pouco explorado, foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura através deste projeto da Ceplac, ao premiá-lo como um dos dez melhores do Brasil. Entre os destaques deste projeto, a seleção e produção de abelhas rainhas para distribuição entre os apicultores da região. “A Ceplac está viva, produzindo e se destacando através da diversificação, e a apicultura é um exemplo! Sinto-me mais feliz em conhecer projetos como este e saber que temos a possibilidade de construir com novas ideias que trarão retorno econômico, social e ambiental para Itabuna”, destacou o vice-prefeito Fernando Vita.

         A ideia, de acordo com o Secretário John Nascimento, é criar uma identidade para Itabuna, porque o potencial já existe. “Estou encantado, impressionado com a grandiosidade do projeto da Ceplac. Pensava-se que a nossa região não tinha potencial para a produção de mel, mas a pesquisa mostrou o contrário, nós temos sim, e vamos explorá-lo através do projeto Itabuna Cidade Amiga das Abelhas”. O engenheiro agrônomo Edinei Magalhães, pesquisador da Ceplac que é reconhecido nacionalmente quando o assunto é apicultura, será o responsável por coordenar e supervisionar o projeto da administração municipal: “Itabuna, cidade amiga das abelhas”.

Edinei explica que a ideia é criar um Parque Tecnológico e Industrial das Abelhas de Itabuna, numa área que já foi visitada ainda hoje pela comitiva.  “Este polo tecnológico deverá abastecer todo o Brasil com produtos e insumos da apicultura. No espaço haverão fábricas de colmeias, de EPIs, lojas, escolas de apicultura, entre outros, além de um espaço para visitação com Parque Temático e Praça de Alimentação”.

Troca de Experiências

O vice-prefeito de Xaxim, Adriano Bortolanza, aproveitou o momento para prestar uma homenagem ao prefeito Fernando Gomes, através do vice Fernando Vita, e firmar uma parceria para troca de experiências com o município de Itabuna. Também fizeram parte da comitiva o vereador Volnei Dervanoski, e o presidente da Associação dos Produtores Apícolas de Xaxim (Apax), Diego Felipe Foppa, que apresentou alguns dos produtos produzidos na pequena cidade catarinense que possui cerca de 27 mil habitantes e uma produção estimada de 600 toneladas de mel/ano.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Mensagens de celular mostram Motta tratando de negócios milionários com Vorcaro

Operação envolve empréstimo ao menos de R$22 milhões do Master. Hugo Motta, presidente da Câmara, e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, preso por...