sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Rei, primeiro-ministro e nação param por vítimas de atentado; tudo sobre o ataque na Espanha Com uma das ações reivindicada pelo Estado Islâmico, situação deixa saldo de vítimas e tensão na Europa


Do - www.gazetadopovo.com.br - Com estratégia semelhante a outros atentados que ocorreram na Europa neste ano, a Espanha foi alvo de terroristas nesta quinta-feira (17). A ação em Barcelona, assumida pelo Estado Islâmico, levou tensão novamente ao continente e teria conexão com o ataque ocorrido em Cambrils, a 100 quilômetros da capital espanhola, na madrugada desta sexta (18). Pela manhã, o rei Felipe VI, o primeiro-ministro Mariano Rajoy e uma multidão de pessoas fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas, na Praça da Catalunha. Os presentes aplaudiram e gritaram "Não temos medo". No Vaticano, o papa Francisco, por sua vez, enviou mensagem de condolência para as vítimas.

Pessoas levam homenagens a vítimas do atentado em Barcelona, na Praça da CatalunhaPASCAL GUYOT/AFP

1 – Saldo de vítimas 

Por enquanto, as autoridades apontam que 13 pessoas morreram no atentado ocorrido em La Rambla, e 130 ficaram feridas. As vítimas foram atropeladas por uma van, que avançou sobre elas, ao longo de 500 metros. Há pelo menos 18 nacionalidades envolvidas - da Alemanha, Argentina, Austrália, Argélia, China, Bélgica, Cuba, França, Espanha, Holanda, Hungria, Peru, Romênia, Irlanda, Grécia, Macedônia, Itália e Venezuela. Não há informações sobre brasileiros entre feridos ou mortos até o momento. 
As autoridades da Catalunha informaram nesta sexta-feira que morreu uma mulher ferida no ataque em Cambrils. A vítima, que não teve a identidade divulgada, foi a primeira morte confirmada na situação.

2 – Suspeitos mortos 

Cerca de 10 horas depois do atentado na Rambla, cinco terroristas foram mortos pela polícia após planejarem um atentado em Cambrils, com uso de explosivos. O ataque foi evitado.

3 – Prisões 

A polícia afirma que quatro pessoas envolvidas na ação de Barcelona foram presas. Outro suspeito teria morrido em uma troca de tiros e um estaria foragido. A identidade dos presos ainda não foi confirmada, embora se tenha divulgado que um deles seria o marroquino Driss Oukabir. 

Ele seria residente legal na Espanha e é apontado como o homem responsável pelo aluguel do veículo usado no ataque. No entanto, um rapaz com mesmo nome chegou a procurar a delegacia, na quinta, para informar que seus documentos foram roubados. No momento do atentado em Barcelona, ele nem estava na região.
As autoridades espanholas trabalham com a hipótese de que o atentado de Barcelona foi planejado por uma célula terrorista formada por 12 pessoas. Eles estariam ligados também à tentativa de ataque em Cambrils.

 4 – Estado Islâmico 

Horas depois do atentado em Barcelona, a Amaq, agência que divulga as atividades do Estado Islâmico, afirmou que o grupo é responsável pela ação. 
Na Europa, não são raros os casos de jovens atraídos pelas promessas de uma vida “santa” feita pelo Estado Islâmico. A legião do “Califado” cresce graças à sociabilidade virtual e ao aliciamento feito por recrutadores capazes de chegar ao cerne das dúvidas e expectativas de um público insatisfeito com a própria realidade. 

5 – Investigação de explosão 

A polícia da Catalunha também apura se há relação entre o terrorismo praticado na Rambla com a explosão de uma casa em Alcanar. A situação ocorreu na noite de quarta e foi atribuída, inicialmente, a um vazamento de gás. Uma pessoa morreu e outras sete ficaram feridas.

6 - Repercussão internacional

Governantes de diversos países, como México, Japão, Brasil, Estados Unidos e França, além do prefeito de Londres, Sadiq Khan, também enviaram condolências a vítimas e familiares sobre o ocorrido. “Sejam duros e fortes, nós amamos vocês”, escreveu no Twitter o presidente americano, Donald Trump. O presidente russo Vladimir Putin também lamentou os ataques.
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse que conversou nesta sexta com o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, e que os terroristas na Espanha mostraram "mais uma vez o completo desprezo pela vida humana com o qual o Estado Islâmico opera." Ela descreveu os ataques em Barcelona e Cambrils, na Catalunha, como uma agressão ao "estilo de vida" dos europeus.

7 - Principal problema europeu

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, afirmou nesta sexta que a luta contra o terrorismo é uma "batalha global" e o “principal problema da Europa”. Rajoy também agradeceu os serviços de emergência por seu trabalho e por mensagens de apoio pelo mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...