sexta-feira, 28 de julho de 2017

Trade visita Palácio Paranaguá, que já está aberto à visitação pública em Ilhéus


O segundo andar do Palácio Paranaguá, em Ilhéus, onde se encontra um importante acervo da história política do município nos séculos 19 e 20, já está aberto à visitação pública. Ontem (27) o espaço foi apresentado pelo secretário municipal de Turismo e Esporte (Setur), Roberto Lobão, a representantes do trade. A Gestora do Museu da Piedade e integrante da Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia, Anarleide Menezes, responsável pela organização do acervo, realizou uma palestra, destacando a importância da iniciativa e o primeiro passo que está sendo dado para a transformação do Palácio em um museu.


Nesta primeira etapa a missão é contextualizar imagens e móveis nos primeiros ambientes disponibilizados, apresentando uma ideia de como era a cidade e como o Palácio funcionava no século passado. São fotografias antigas e peças dos séculos 19 e 20, do mobiliário que atendeu a intendentes e prefeitos da cidade. “Claro que ainda estamos longe do ideal. Um projeto de museu envolve mídias digitais, totens... mas a cidade não pode ficar esperando, tem que começar”, afirmou.

Logo na chegada, estão expostas fotografias em “P&B”, com registros da “Ilhéus Antiga”. Na antiga Sala de Reuniões, a equipe organizou cronologicamente a Galeria de Fotos de todos os prefeitos e intendentes que ocuparam o posto máximo do Executivo ilheense. Na antessala do antigo gabinete, móveis do século 20 dão o tom da riqueza ostentada pela cidade nos tempos áureos dos coronéis do cacau. No antigo gabinete, chama a atenção um armário do século 18, totalmente conservado. As visitações serão gratuitas e ocorrerão a partir das 9 da manhã ao meio-dia. E as duas da tarde até as cinco horas.


O Palácio do Paranaguá é um prédio histórico localizado no centro da cidade. Foi construído em 1907, no mesmo local onde existiam ruínas de um colégio jesuíta. Seu nome é uma homenagem ao presidente da província da Bahia da época do Brasil-império, o Marquês de Paranaguá: João Lustosa da Cunha Paranaguá, que elevou a Vila de São Jorge dos Ilhéus à categoria de cidade, no ano de 1881, através de lei provincial. O palácio é um dos símbolos da opulência que existiu na região durante a saga do cacau. Em estilo neoclássico, é uma das mais belas construções do interior do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna faz mutirão no combate so mosquito da dengue

Prefeitura Itabuna realiza Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti com ações educacionais e de limpeza no Santo Antônio Prefeitura de I...