quarta-feira, 26 de julho de 2017

Homenagens à Senhora de Sant’Ana

Homenagens à Senhora de Sant’Ana, no Rio do
Engenho, terão retorno de procissão fluvial

Hoje (26) é o dia da padroeira Senhora de Sant’Ana mas, para os moradores do distrito do Rio do Engenho, em Ilhéus, os festejos alusivos à data acontecem neste domingo (30). A programação é extensa. Com destaque para o retorno da procissão fluvial que há mais de 30 anos não acontece. A comitiva embarcará da Colônia Z-19, na baía Pontal, às 7h30min. O intuito da festa é resgatar os valores históricos e religiosos, convocando os féis a oferecerem louvor, adoração e cânticos na presença da imagem da santa.


A comemoração de Nossa Senhora de Sant´Ana é considerada uma das manifestações mais antigas da igreja católica em Ilhéus. A programação ocorrerá em três etapas: além da saída da procissão fluvial, os participantes também poderão ir por terra firma à capela de Nossa Senhora de Sant’Ana para acompanharem a missa solene, às 9 horas.

Procissão terrestre – Às 10h30min, a procissão terrestre seguirá pelas ruas da comunidade e, às 11 horas, os fiéis receberão a benção final. Segundo João Cezar Santos de Andrade, um dos organizadores do evento, a festa é mais do que o resgate às tradições, é “o apoio às ações voltadas à utilização dos bens culturais através da elaboração de roteiros turísticos e culturais em nosso município”.

Desde a última semana, servidores e máquinas da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca trabalham nas estradas vicinais da região, garantindo assim as condições de visitação turística, já que as fortes chuvas que caíram nas últimas semanas, dificultaram o acesso a localidade. As pistas passaram por um procedimento de encascalhamento, para evitar derrapagens dos veículos automotores. Segundo informações da organização, a Colônia de Pescadores Z-19, irá disponibilizar embarcações devidamente autorizadas pela Marinha e pelo Corpo de Bombeiros, garantindo que o cortejo aconteça com maior brilho e segurança.

Memória – O Rio do Engenho é um dos principais pontos turísticos da cidade de Ilhéus. Além de possuir paisagem cênica, este povoado possui grande importância cultural e religioso, abrigando a Capela de Nossa Senhora de Sant’Ana, erguida pelos jesuítas em 1563. Segundo os historiadores, a capela é considerada uma das mais antigas de que se tem notícia no Brasil. Também, a antiga sesmaria de Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil. O Rio do Engenho foi a sede, a partir de 1548, do primeiro engenho de açúcar e aguardente da Capitania. Tanto as ruínas do engenho, quanto o santuário de Senhora Sant’Ana, se encontram tombadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna faz mutirão no combate so mosquito da dengue

Prefeitura Itabuna realiza Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti com ações educacionais e de limpeza no Santo Antônio Prefeitura de I...