sábado, 22 de julho de 2017

Festival consolida Ilhéus no circuito dos melhores chocolates

Festival consolida Ilhéus no circuito dos
melhores chocolates de origem do mundo


Bastou o Centro de Convenções de Ilhéus abrir as suas portas, no início da tarde de ontem (21) para o Festival Internacional do Chocolate e Cacau mostrar a sua força. Produtores recebiam com entusiasmo clientes consumidores e até estudantes que transformaram o espaço em uma “sala de aula” sobre a história, os dramas e as conquistas do produto que se confunde com a própria história da região. “O evento em si é um ponto de encontro onde fazemos negócios, trocamos experiências e projetamos o futuro dos nossos chocolates”, resume o empresário Marco Lessa, idealizador do evento. “E a cidade entra definitivamente no circuito dos chocolates de origem no mundo”, completa o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre.


A Prefeitura de Ilhéus apoia a iniciativa que este ano conta com mais de 80 expositores, sendo cerca de 30 marcas de chocolate de origem do Sul da Bahia e Amazônia. Mas há, ainda, expositores de São Paulo, Paraná, Pará, entre outros estados. Este ano o evento tem a expectativa de fechar cerca de 10 milhões de reais em negócio. Mas tem, também, outros aspectos importantes para considerar: esta edição a de maior sucesso desde quando o evento foi criado. A cidade está cheia. O festival promove cursos de capacitação, debates sobre temas do setor, rodadas de negócios e palestras ministradas por especialistas internacionais. Um evento esportivo programado para este sábado, o ‘Chocolate’ do Circuito Cacau Running, superou as expetativas. Era de, no máximo, 200 participantes nas edições anteriores.Este ano terá 600 atletas, a maioria de fora.

“A cidade também ganha uma mídia espontânea importante, que ajuda na sua divulgação de forma positiva e empreendedora”, assegura o prefeito Mário Alexandre. Ontem, representantes da secretaria municipal de Turismo e Esporte (Setur) e de Comunicação (Secom), almoçaram, no Bataclan, com um influente grupo de jornalistas brasileiros, que atuam em publicações relacionadasao turismo e à gastronomia. Isso, depois de eles visitarem a Fazenda Yrerê e viver in loco a saga da lavoura cacaueira. No Centro de Convenções a Setur montou um estande contendo folhetos e vídeos sobre a cidade. A Secretaria de Agricultura e Pesca (Seap)montou outro estande para mostrar a força do homem do campo que este ano – após uma interrupção na gestão anterior - voltou a comercializar sua produção com a Prefeitura, através o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Um pouco mais adiante, setores da Economia Criativa da cidade, atendidos pela nova Sala do Empreendedor, comercializam sua produção.

O Festival Internacional do Chocolate e Cacau será encerrado no próximo domingo. É uma realização da MVU, com co-realização do Ilhéus Convention Bureau e Atil, com apoio do Governo da Bahia e da Prefeitura de Ilhéus, dentre outras organizações e empresas nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...