segunda-feira, 17 de julho de 2017

Secretaria de Saúde promove ações para prevenção das hepatites


 Profissionais de salão de beleza, tatuadores, design de sobrancelhas e  esteticistas tiveram uma boa oportunidade de aprender o que é a hepatite, quais os riscos, como se contrai e como se previne a doença.  Foi na manhã desta segunda-feira (17), dentro do projeto “Meu salão livre das hepatites”, numa iniciativa da Unidade de Saúde da Família Fátima II, com o apoio do Cerpat, da Secretaria de Saúde de Itabuna.

No evento que aconteceu na Igreja Betsaida, no bairro de Fátima, foram realizadas palestras, vacinação contra o vírus da hepatite, distribuição de um manual de prevenção das hepatites. Uma das palestrantes e organizadora do encontro, a enfermeira Jilvane Chaves fez uma explanação sobre o perigo que tanto o profissional quanto o cliente de um salão de beleza, por exemplo, corre pelo uso compartilhado de alicate e lixa de unha e até esmalte que podem esconder os vírus das hepatites.


“O ideal é que cada cliente leve seu material, mas se não for possível, é importante que o profissional antes e depois de atender o cliente, lave bem as mãos, use luvas descartáveis, tocando a cada procedimento e esterilize seus instrumentos em autoclaves, pois só assim o vírus é eliminado”, sugere a Jilvane Chaves, que é coordenadora da USF Fátima II.

Outra palestra feita pela enfermeira Juliane Marley, do Cerpat, reforçou os riscos, locais e hábitos que podem se contribuir para o contágio das hepatites. “O vírus da hepatite pode ser transmitido através da água e de alimentos contaminados com matérias fecais, pelo contato com sangue contaminado e por via sexual, então, todo cuidado é pouco”, alerta a enfermeira.

Ela também destacou o cuidado e forma de prevenção, como por exemplo, “que o cliente se certifique de que o salão que frequenta pra fazer unhas ou sobrancelhas, por exemplo, segue normas de higiene e se possui licença sanitária”.  Juliane diz ainda que o vírus das hepatites têm períodos de incubação diferentes e, em muitos casos, o doente nem apresenta sintomas.

Fique sabendo
Já o coordenador técnico do Cerpat, Emerson Oliveira, ressaltou a importância do evento, destacando que a Secretaria de Saúde de Itabuna desenvolve projetos de promoção à saúde permanente, no combate e controle das hepatites junto à comunidade. “O Cerpat, por exemplo, mantém o projeto “Fique Sabendo”, um trabalho educativo apresentado regularmente nas unidades de saúde e escolas da rede pública e durante campanhas”.     

Umas das participantes do encontro, a cabeleireira Vilma Conceição de Souza, considerou a iniciativa do evento útil e importante para “nos mantermos atualizados e  livres de possíveis doenças que podem ser evitadas com alguns cuidados que  foram destacados nas palestras”. No final do encontro, os participantes receberam um certificado e ainda pousaram para uma foto de marketing (uma quadro vazado com  dizeres sobre hepatites),  que pode ser colocado na parede do salão para lembrar é possível , sim, evitar a doença, como frisou Jilvane Chaves. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...