segunda-feira, 17 de julho de 2017

Prefeitura investe na ampliação do Mutirão do Diabético que é referência internacional



O prefeito Fernando Gomes assinou, com o Hospital Beira Rio, Asdita e a ONG Unidos pelo Diabetes, o protocolo de apoio do governo municipal à realização do Mutirão do Diabético em Itabuna, considerado uma referência internacional e que serve de modelo para diversas cidades brasileiras. O mutirão é considerado um dos maiores do gênero no mundo e  este ano deve mobilizar um público de mais de 15 mil pessoas nas avenidas Mário Padre e Aziz Maron, com cinco mil exames de glicemia.

De acordo com o protocolo, caberá ao governo municipal oferecer toda a infraestrutura do evento - palcos, palanques, estandes e iluminação especial azul nas diversas pontes, ruas e praças da cidade -, um esforço que terá a participação de equipes das Secretarias da Saúde, Assistência Social, Administração e Desenvolvimento Urbano. O prefeito Fernando Gomes também destacou a importância institucional da parceria que é importante para Itabuna e para a Bahia, além de representar um importante investimento na área da prevenção à saúde, uma prioridade de governo.


Ele destaca o esforço para atender a milhares de pessoas e oferecer mais de dois mil atendimentos na parte médica, com a oferta de exames de retina, de pé diabético, de rins e coração, o que vai envolver não apenas a prefeitura, como também as entidades envolvidas no mutirão, com a mobilização de mil voluntários de clubes de serviço, lojas maçônicas e instituições da sociedade civil organizada. O esforço visa sensibilizar à população para o diabetes um grave problema na área de saúde, que afeta a 14 milhões de brasileiros, dos quais 50% não sabem que têm a doença, com um custo de R$ 21,8 bilhões.

Projeto
O projeto do Mutirão do Diabetes foi apresentado pelo médico Rafael Andrade, responsável pela coordenação do evento, que chega
agora à sua 13ª  edição. Ele destaca que este é um dos maiores eventos do Brasil e do mundo, atraindo a atenção de representantes de vários países que vêm a Itabuna acompanhar o processo. Disse também que o evento foi objeto de um trabalho apresentado em 2015 num simpósio em Vancouver, no Canadá.

O médico ressalta que o diabetes é a principal causa de cegueira, amputações e hemodiálise, por isso mesmo, o mutirão tem como função ajudar a tratar pacientes graves e que necessitam de tratamento oftalmológico. Para ele, a prefeitura é um pilar importante e fundamental para a realização e sucesso do mutirão. “Vale lembrar que Itabuna é a cidade que mais veste a camisa do mutirão, que começou em 2004, com 199 pacientes, 30 voluntários e quatro retinólogos”.

Estratégia
         O médico Rafael Andrade também falou das estratégias para a realização do mutirão, o que envolve o treinamento e capacitação dos voluntários e dos profissionais da rede básica de saúde, além de uma ampla parceria com o governo municipal e os diversos setores da sociedade civil organizada, para realização do “maior mutirão do mundo, com apoio do Rotary, Lions, GAC, lojas maçônicas, Polícia Militar, Cedeba, Marinha e instituições de ensino superior a exemplo da UFSB, Uesc, FTC, Unime e outras entidades”.

  Ele destacou ainda como parte dos preparativos para o mutirão, a distribuição de kits, complementado com a realização de um desfile no shopping para estimular a apresentação e vendas de camisas, além do lançamento de um site e da realização de um programa da TV Cabrália, que integra a rede Record na Bahia. A estratégia inclui ainda a realização de pedaladas, caminhadas, além do apoio de artistas e a iluminação das ruas e prédios visando tornar Itabuna a cidade do diabetes.

A assinatura do protocolo contou ainda com as presenças dos secretários de Assistência Social, Sandra Neilma; de Administração, Dinailson Oliveira; de Desenvolvimento Urbano, Patrick Olbera Monteiro e da Fazenda, Paulo César Fontes Matos, além de técnicos do governo municipal e representantes do Hospital Beira Rio, Asdita e ONG Unidos pelo Diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...