sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Revista Nature publica novo artigo de professor da UFSB

Da - ufsb.edu.br/2016/02/revista-nature-artigo-ufsb - 3 de fevereiro de 2016   //   Por:    //   Notícias

 O artigo “Biomass resilience of Neotropical secondary forests”, produzido com a participação do professor Daniel Piotto, foi publicado pela revista Nature, considerada uma das mais importantes publicações científicas do mundo.
O artigo estima as taxas de acumulação de biomassa em áreas agrícolas abandonadas que se encontram atualmente em processo de regeneração florestal em toda a América Latina tropical. Também foram estudados os efeitos do clima, do desmatamento e da fragmentação da paisagem sobre a capacidade de recuperação de biomassa pelas florestas.
Os resultados têm um grande impacto sobre as análises para o balanço global de carbono na atmosfera, mostrando o grande potencial das áreas de floresta em regeneração para o sequestro de carbono. O artigo apresenta também um mapa indicando as áreas da América Latina com maior e menor potencial para o sequestro de carbono por florestas secundárias.
Para o professor Piotto, essa pesquisa tem o potencial de orientar as políticas climáticas, uma vez que indica locais onde deve ser minimizada a perda de florestas devido à baixa resiliência, que inclui, por exemplo, toda região nordeste da Mata Atlântica, bem como para promoção da regeneração e restauração florestal em áreas degradadas onde a resiliência é alta.
Daniel Piotto participou de outro artigo publicado recentemente pela Nature, intitulado “Mapping tree density at a global scale”, no qual propõe uma nova estimativa para o número de árvores do planeta.
Publicado também no Jornal Agora, edição de hoje, 05.02.16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...