quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

DILMA ESTÁ ACABANDO COM O BRASIL

RECESSÃO FORTE
PRÉVIA DO PIB: ECONOMIA BRASILEIRA ENCOLHE 4,08% EM 2015
É A MAIOR QUEDA DA ECONOMIA BRASILEIRA EM 25 ANOS
Publicado: 18 de fevereiro de 2016 às 09:50 - Atualizado às 11:12
SOMENTE NO QUARTO TRIMESTRE, ATIVIDADE ECONÔMICA TEVE QUEDA DE 1,87%. CRISE POLÍTICA FOI UM DOS FATORES QUE APROFUNDARAM A RECESSÃO NO ANO PASSADO (FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO)

Do - Diário de Poder - A recessão se aprofundou na economia brasileira em 2015, segundo cálculos do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), do Banco Central. No ano passado houve uma queda de 4,08%, o pior resultado da série histórica, que tem início em 2003. O segundo pior resultado ocorreu em 2009, período de crise econômica mundial, quando houve retração de 1,71%. Em 2014, comparado com o ano anterior, a queda ficou em 0,15%, de acordo com dados revisados divulgados hoje (18) pelo BC.

O IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses e tem grande influência sobre as estimativas do mercado financeiro para o Produto Interno Bruto (PIB), que deverá ser divulgado no dia 3 de março, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
Em relação ao quarto trimestre de 2014, a queda foi maior: 6,34% nos dados sem ajustes, já que a comparação é entre períodos iguais. Em dezembro, o IBC-Br também registrou retração de 0,52 %, na comparação com novembro. Comparado a igual mês de 2014, o recuo ficou em 6,51%.
O resultado da "prévia do PIB" veio pior que expectativa do mercado financeiro, colhida na semana passada. Os analistas dos bancos previram uma retração de 3,8% para o PIB do ano passado. O próprio BC previu, em dezembro de 2015, que o PIB teria contração de 3,6% em 2015. Já a última previsão do governo, feita em novembro, era de uma queda de 3,1%.
O fraco ritmo do nível de atividade, o aumento da inflação e as dificuldades para promover o ajuste das contas públicas (que estão há dois anos no vermelho), além do ambiente político conturbado, da alta do desemprego e da queda da confiança dos empresários, tem levado à uma piora da percepção sobre a economia brasileira.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...