sábado, 2 de janeiro de 2016

Coaraci e Itabuna declaram situação de emergência por falta d'água


A prefeita Josefina Castro, do PT, declarou situação de emergência em Coaraci, por conta da falta d'água, ocasionada pelo longo período de estiagem que enfrenta o sul baiano. O decreto é do dia 23 de dezembro, mas só foi publicado no Diário Oficial no dia 30. Com a medida, a prefeitura facilita a captação de recursos do governo federal e estadual. 

A prefeitura também fica dispensada de fazer licitação para contratação de serviços ou compra de bens referentes à captação, tratamento ou distribuição de água. Uma comissão de "defesa civil" também foi criada. Esta semana a Embasa, empresa que responsável pelo fornecimento de água na cidade, emitiu alerta vermelho: a cidade tem água por apenas mais 15 dias. Algumas localidades já estão sendo abastecidas com o auxílio de carro pipa.Informações do Fato Entre Aspas.com
Captação no Rio do Braço. do volume morto-Foto Chaparral

FALTA DE ÁGUA TAMBÉM EM ITABUNA

Em Itabuna, que já baixou decreto de emergência devido a seca, há algum tempo, muita gente continua carregando a lata d água na cabeça, revivendo os velhos tempos. A água que está abastecendo a maior parte da cidade de 220  habitantes, bombeada do distrito ilheense de Castelo Novo é insuficiente!. E, o pior, o produto, está chegando às residencias, com alto teor de sal, pois, sem a água doce do Rio Almada, que cortou de vez, a água do mar invade o local da captação. 


A situação em Itabuna e toda região do cacau, está triste, e vai piorar mais se não chover dentro dos próximos dias. O decreto de emergência baixado pelo o prefeito, parece que até o momento, não sensibilizou o Governo do Estado, que ainda não tomou nenhuma posição. Semana passada esteve na televisão dizendo que já tinha autorizado a construção da barragem, no município de Itapé, uma das soluções para acabar com o problema de abastecimento de [água potável em Itabuna, mas essa promessa já "rola" a cerca de doze anos! O povo já não confia mais nas promessas do PT!   

E, com isso, o comércio de água clandestina na cidade é grande, trazendo sérios riscos a saúde, a vida das pessoas, principalmente, às crianças. O vasilhame de água potável (Mineral) que custava seis reais, agora está custando, entre 12 a 15 reais. A movimentação de carros-pipas no comercio é grande, mas esses carros não pertencem a empresa responsável (Emasa) pelo o abastecimento da população.     Só Deus...   

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO NO ITA PEDRO

Impulsionada pelo Ita Pedro, Itabuna se consolida entre os destinos mais procurados da última década com 1,39 milhões de passageiros Às vésp...