terça-feira, 29 de dezembro de 2015

DESGOVERNO: CONTAS PÚBLICAS TÊM ROMBO DE R$ 39,5 BILHÕES EM 2015

Do - Diário do Poder - As contas do setor público consolidado (Governo Central, Estados, municípios e estatais, com exceção da Petrobras e Eletrobras) registraram déficit primário de R$ 19,567 bilhões em novembro. De acordo com o Banco Central, este é o pior resultado para o mês da série histórica, iniciada em 2002. O pior resultado era também do governo Dilma, em novembro do ano passado (-R$ 8,08 bilhões). Em outubro deste ano, o déficit foi de R$ 11,530 bilhões e, em setembro, de R$ 7,318 bilhões.

Segundo o Banco Central, em 12 meses até novembro, houve déficit primário de R$ 52,41 bilhões (0,89% do PIB), com piora frente aos 12 meses encerrados em outubro (resultado negativo de 40,93 bilhões, ou 0,70% do PIB). Também é o pior resultado da série histórica.
Em novembro, os Estados registraram um superávit de R$ 1,919 bilhão, os municípios tiveram superávit de R$ 433 milhões. Já as empresas estatais registraram déficit primário de R$ 249 milhões. 
Somente com o pagamento de juros o governo gastou R$ 23,490 bilhões em novembro. Houve aumento em relação ao gasto de R$ 17,884 bilhões registrado em outubro deste ano e o saldo ficou abaixo dos R$ 33,522 bilhões vistos em novembro do ano passado.
O governo central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) teve no mês passado um gasto com juros de R$ 9,752 bilhões. Já os governos regionais registraram despesa com esta conta de R$ 13,303 bilhões, e as empresas estatais tiveram gastos de R$ 435 milhões.


Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO NO ITA PEDRO

Impulsionada pelo Ita Pedro, Itabuna se consolida entre os destinos mais procurados da última década com 1,39 milhões de passageiros Às vésp...