Antônio Pontel, que é dono da marca Produtos Pontel, produz e comercializa carne suína e derivados defumados. Ele assim como outros produtores da Agricultura Familiar, esteve na VII Feira da Agricultura Familiar nos três dias expondo e vendendo seu produto.
Nos estandes, estiveram expostos os mais variados produtos provenientes da agricultura familiar, como hortaliças, frutas, verduras, mel, beju, biscoitos, cachaça, além do artesanato, equipamentos e máquinas agrícolas e os institucionais, onde as agências bancárias estiveram presentes e informaram ao público sobre as linhas de crédito e financiamento disponíveis ao pequeno produtor.
Outro local que foi atração foi o parque de animais, expondo bovinos, caprinos, equinos e aves. Os aquários e tanque com os mais variados tipos de peixe também atraiu centenas de olhares.
Segundo a organização mais de três mil pessoas compareceram a feira, entre munícipes e caravanas de outras cidades do oeste baiano, além de autoridades políticas.
“Tivemos recorde de público, superou as nossas expectativas, graças a Deus ocorreu tudo bem, o agricultor compareceu, assistiu as palestras e saiu daqui mais informado e apto a melhorar e aumentar a sua produtividade. Todos os expositores saíram contentes com a comercialização dos seus produtos. Atingimos R$ 300 mil em volume de negócios e quero agradecer a cada um que abraçou esta causa e de forma direta ou indireta contribuiu para o sucesso deste evento e que venha a oitava edição”, comemorou o secretário da Agricultura, José Santana.
Ciclo de palestras
Neste sábado, 15, último dia da VII Feira da Agricultura Familiar aconteceu várias palestras e oficinas tecnológicas voltadas ao cooperativismo, piscicultura e avicultura reunindo centenas de pessoas.
O zootecnista, Leone Campos palestrou sobre manejo produtivo de piscicultura, com foco nos passos para produção e manejo de qualidade da água, as formas de utilizar a ração, cuidados com a saúde do peixe e viabilidade da ração.
Outra palestra que chamou a atenção do público presente foi sobre a avicultura. “Estou no segmento da avicultura há muitos anos e falo para vocês que é uma atividade lucrativa e rentável, apesar dos desafios. A experiência que passo aqui é sobre o cruzamento da raça de galinha mid gigante com a galinha caipira comum, no qual o resultado é uma galinha grande e de qualidade. São Desidério sai à frente nesta atividade, uma vez que está em fase de implantação o abatedouro para aves”, explanou o presidente da Associação dos Criadores de Aves Caipira do estado de Goiás – ACRIAVES, Antônio Carlos de Andrade.
Cooperativismo foi a temática que encerrou o ciclo de palestras do último dia de feira, onde o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Tabocas do Brejo Velho, Francisco Dourado e o presidente da Cooperativa de Mandiocultores de São Desidério – COOMASD, João Xavier contaram as experiências sobre as cooperativas.
“Nossa cooperativa produz derivados da mandioca, relembro que ela começou de forma tímida, com poucos cooperados, mas graças a Deus e à nossa persistência já avançamos muito, principalmente pelo apoio da prefeitura com a construção de uma casa de farinha, e assim aumentamos o número de membros, já conseguimos equipamentos e até um caminhão. Abastecemos também a alimentação escolar, já criamos a nossa marca, então, eu digo a vocês para não desistir, e se organizar, por que só se consegue algo na vida com o trabalho conjunto”, falou João Xavier.
A realização de oficinas de processamento do leite e produção de iogurte também atraiu pessoas, como a produtora Joana Batista. “Eu tenho umas dez cabeças de gado, entre elas, sete vacas leiteira que produz muito leite, por isto vim participar desta oficina para aprender a produzir o iogurte e quem sabe até comercializar”, falou.
Outro momento de destaque na feira, foi o leilão de bovinos, equinos e caprinos. O sorteio de brindes, entre equipamentos agrícolas e afins também agradou os participantes e foi um ponto positivo da feira.
Por: Adinete Batista-Fotos: Rodney Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável