segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Previsões econômicas ficam ainda piores, mas para os "analistas" Dilma começa a semana melhor, salva pelo Renan.


(Folha) Economistas de instituições financeiras pioraram ainda mais suas previsões de desempenho da economia brasileira e a agora estimam recuo de 2,01% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano e de 0,15% em 2016, mostrou nesta segunda-feira (17) a pesquisa Focus do Banco Central.Na semana passada, a mediana das estimativas era de uma queda de 1,97% do PIB em 2015 e de estabilidade no ano que vem. 

Os economistas também fizeram um leve ajuste na projeção de inflação em 2016, para 5,44% (ante 5,43%), mas repetiram a previsão de 9,32% para este ano, depois de 17 semanas seguidas de aumento. Nesse contexto, os analistas passaram a projetar que os juros básicos devem fechar o ano que vem a nível mais baixo do que o previamente estimado. Segundo o Focus, a mediana das estimativas para a Selic no final de 2016 foi a 11,88%, comparado a 12% no levantamento anterior.  Para este ano, economistas não mudaram suas previsões para a política monetária, ainda esperando que a taxa básica de juros termine no atual patamar, de 14,25%. 

Nos mercados de juros futuros, investidores chegaram a apostar firmemente em nova alta da Selic em setembro, diante da grave crise política que atravessa o país e do recente salto do dólar em relação ao real. Mas essas apostas perderam força e o mercado de DIs fechou a sessão passada mostrando posições majoritárias de manutenção da taxa. 

Na sexta-feira, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, reiterou que manter a Selic no atual patamar por período "suficientemente prolongado" é necessário para garantir a convergência da inflação à meta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...