quarta-feira, 10 de junho de 2015

Câmara de Itabuna discute a doação de órgãos



 A Câmara de Vereadores de Itabuna entrou no debate em torno dos problemas que envolvem a oferta de órgãos para transplante no Brasil. O assunto foi tema de uma audiência pública realizada nesta terça-feira (09), no plenário do legislativo municipal, por iniciativa do vereador Aldenes Meira (PCdoB).

À frente do debate, estava o médico Eraldo Salustiano de Moura, coordenador do Sistema de Transplantes da Bahia. Ele destacou que, apesar de ser o país com o maior sistema público de transplantes do mundo, o Brasil ainda precisa avançar muito, tanto no que se refere ao número de doadores como aos recursos e à logística necessários. De acordo com o médico, na Bahia, a falta de informações faz com que 70% das famílias consultadas neguem autorização para o transplante de órgãos de parentes que sofrem morte encefálica.


Pioneira em transplantes no interior da Bahia, a Santa Casa de Itabuna já realizou 120 procedimentos desse tipo, mas o número caiu entre 2013 e 2014. “É preciso remover gargalos nessa complexa cadeia”, resumiu o diretor administrativo da instituição, André Wermann, presente ao debate.  

Além da conscientização da comunidade, o maior envolvimento dos profissionais da saúde também é considerado essencial para permitir que mais vidas sejam salvas por meio da doação de órgãos. A cada ano, de acordo com o médico Eraldo Salustiano, cerca de mil pessoas são diagnosticadas com morte encefálica, sem que essa informação entre no Sistema de Transplantes. Ele frisa que esse é um problema que precisa ser corrigido com urgência.

Fizeram parte da audiência o secretário da Saúde de Itabuna, Eric Ettinger; o diretor do Hospital de Base, Paulo Bicalho; o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Almir Alexandrino e a enfermeira Anna Aragão, responsável pela mobilização para a doação de órgãos na Secretaria da Saúde de Itabuna. “Nosso desafio é divulgar cada vez mais a necessidade de termos um número maior de doadores”, enfatizou a enfermeira. 

Da Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...