terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

DIA DE IEMANJÁ - ARTIGO DE ANTONIO NUNES

Dia de Iemanjá!
Antonio Nunes de Souza*
Com suas ancas empinadas, bem torneadas desde a cintura até a ponta dos pés, negras e matizadas como as caudas das tilápias, corpos lindos e perfeitos em função da miscigenação de espermatozoides de todas as etnias do mundo que, é pouco denomina-las como afro descendentes. Trata-se, como sempre digo e não será ao contrário, a nova etnia que dominará esse maravilhoso e conturbado mundo!

Essa é a minha visão da festa de dois de fevereiro, dia da Orixá Iemanjá, Rainha das Águas, que representa uma das Nossas Senhoras da religiosidade católica. Com o corpo de sereia, que nas manifestações percebe-se a incorporação pelas mulheres mães e filhas de Santos, dançando, cantando e louvando sua mais adorada divindade. A maioria dessas mulheres vestidas com suas roupas brancas, rendadas, turbantes, colares, anáguas bastante gomadas, se apresentando nos festejos com o nome de “baianas”, já efetivados em todos os lugares do mundo, mas, trata-se um traje típico africano, que a Bahia se apropriou e deu essa nomenclatura, já que é a maior acolhedora da etnia negra no país. Um grande privilégio, pois, no futuro, será reconhecida como o berço latino da nova civilização mundial!
Ao lado das sambantes, muitas sexagenárias e até centenárias, alguns pais de Santos, Babalorixas e outras patentes do universo religioso oriundo do continente africano, não se pode deixar de admirar as saltitantes e belíssimas negrinhas com suas minúsculas roupas, sambando com maestria, com suas nádegas parecendo liquidificadores cheios de seduções e pecados. O suor escorrendo pelas faces, seus umbigos de fora são como alguém nos olhando e chamando para a perdição. É muito difícil se segurar quando se vai a maravilhosa festa no Rio Vermelho em homenagem a vaidosa Orixá Rainha das Águas.
Todos levando seus presentes, geralmente, pentes, espelhos, perfumes, sabonetes, etc, pois, segundo a crença, a Sereia se cuida com um carinho todo especial, aliás, como todas as mulheres que se presam!
Uma festa linda, cheia de cantos e encantos que nos deixa felizes, alegres e dispostos para enfrentar os restantes dos dias do ano, comemorando o prazer dessa vida linda e louca que vivemos!!!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagaral26@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...