sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Semana Jorge Amado de Cultura e Arte acontece de 5 a 9 deste mês

A programação em homenagem a o aniversário de nascimento do escritor (10 de agosto) inclui palestras, curso e uma grande exposição, além de diversas manifestações populares, como dança, teatro, música, poesia e capoeira.
A Semana Jorge Amado de Cultura e Arte, prevista para acontecer no período de 5 a 9 deste mês, conta com uma série de atividades artísticas, que serão realizadas na Casa de Cultura, na Academia de Letras de Ilhéus e nas ruas centrais da cidade. A programação, que homenageia o aniversário de nascimento do escritor (10 de agosto), inclui palestras, curso e uma grande exposição, além de diversas manifestações populares, como dança, teatro, música, poesia e capoeira.

O secretário municipal de Cultura de Ilhéus, Paulo Atto, informa que a semana será aberta na terça-feira, dia 5, com uma grande exposição sobre a vida e a obra do escritor baiano. “Este trabalho, que ficará na Casa de Cultura até o mês de setembro, reúne 11 painéis que abordam diversos aspectos da trajetória de Jorge, como capas de seus livros, fotos de alguns cenários de suas obras e ilustrações de seus personagens”, explica.
Ainda, de acordo com Paulo Atto, a programação também contempla a oferta de um Curso de Papel Machê, ministrado pelo artesão ilheense Joferson Oliveira. Outro destaque feito pelo secretário de Cultura de Ilhéus é o conjunto de palestras que acontecerá na Academia de Letras do Município. Segundo ele, o ciclo contará com a participação da escritora e etnolinguista Yeda Pessoa, no dia 7, a partir das 19 horas; do professor da Uneb, Marielson Carvalho, dia 8, também a partir das 19 horas; e, por último, a escritora mexicana Laura Esquivel, autora de “Como Água Para Chocolate”, no dia 9, em horário ainda a ser definido.
Jorge Amando – Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, distrito de Ferradas, município de Itabuna, Sul da Bahia. Filho do cacauicultor João Amado de Faria e de dona Eulália Leal Amado, Jorge passou a infância e parte da adolescência em Ilhéus. A obra literária de Jorge conheceu inúmeras adaptações para o cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba em várias partes do Brasil. Seus livros foram traduzidos em 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em formato de áudio-livro. Considerado pelo público e pela crítica como um dos mais populares e importantes do país, o escritor baiano faleceu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001.
dA  Comunicação Social – Secom-Ilhéus – 01.08.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...