quinta-feira, 31 de julho de 2014

Implantação da ciclofaixa conclusão em setembro em Itabuna

ciclovia
Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano começou hoje a instalação de rampas nos pontos onde a ciclofaixa, que está sendo implantada pela Prefeitura de Itabuna na cidade, precisará fazer uso de calçadas. Ao contrário do que vem sendo divulgado por alguns internautas nas redes sociais, a obra ainda não foi concluída, tampouco inaugurada e, além das rampas, também está sendo feita a demarcação em toda a extensão da ciclofaixa, instalação de “olho de gato” e barreiras de separação da margem do Rio Cachoeira. Posteriormente, será feita a pintura e sinalização vertical e horizontal de todos os trechos que abrangem a área central da cidade.


            A ciclofaixa terá uma extensão de oito quilômetros, incluindo trechos de ciclovias sobre calçadas. A primeira parte da obra deve ser concluída na próxima semana, visto que as chuvas que caíram atrasaram os trabalhos. A previsão da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) é de que todo o trabalho seja concluído até o mês de setembro. De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Clodovil Soares, o percurso foi elaborado com base no movimento de ciclistas que saem dos bairros para o centro da cidade.

A primeira etapa contempla a continuidade da ciclovia da Avenida Princesa Isabel, que está sendo revitalizada, e segue até a Praça Camacã, com retorno pela Avenida Garcia. Já a segunda etapa prevê a interligação de regiões da cidade, incluindo trechos da Avenida Inácio Tosta Filho, passando pelas ruas Osvaldo Cruz e Moura Teixeira, além das avenidas Francisco Ribeiro Júnior, Firmino Alves e Fernando Cordier. O secretário Clodovil Soares explica que a largura das ciclofaixas vão de 1,5 metro até um 1,7 metro em alguns trechos, acima do que o exigido pela legislação de trânsito que determina largura de 1,2 metro para via de mão única.  

O diretor de Educação para o Trânsito, Jorge Telles, informou que será realizada uma campanha educativa sobre a importância de motoristas respeitarem os ciclistas que usam as ciclofaixas e ciclovias e de ciclistas, por sua vez, respeitarem os pedestres, especialmente nos trechos de calçadas onde ciclovia e a via de pedestre se cruzam. Teles explica que, mesmo nos trechos mais movimentados, o acesso ao ciclista será garantido por meio da sinalização.

“O objetivo principal é uma ciclofaixa com total segurança. O ciclista deve sempre esperar o pedestre passar, assim como carros e motos não podem invadir a área definida para ciclofaixa”, afirmou Jorge, lembrando que se constitui em infração gravíssima e pode resultar em multa de R$ 574,62 e sete pontos na carteira do condutor invasor.

Da Secretaria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...