quinta-feira, 31 de julho de 2014

Palestra alerta para os riscos das hepatites virais


Informar e orientar a população quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento das principais hepatites virais foi um dos objetivos da palestra realizada pelo Centro Integrado de Saúde Sexual (CISS). O evento, realizado na tarde de quarta-feira (30), no auditório do Centro de Saúde de Canavieiras, reuniu tatuadores, manicures e demais profissionais de salões de beleza e estética.

O encontro fez parte das atividades do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais (28 de julho) com a finalidade de alertar e mobilizar determinados grupos sobre os riscos da doença. Na palestra, a enfermeira Carlas Martins e a psicóloga Lucinda Melo fizeram um alerta sobre as formas de prevenção, transmissão, do tratamento e a importância do diagnóstico precoce.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Roberta Barros, as hepatites virais são doenças silenciosas e a cada dia cresce o número de pessoas infectadas, tanto que hoje existem políticas públicas para a prevenção e tratamento. De acordo com a secretária, devido ao alto índice de diagnóstico, o Programa Nacional para a Prevenção e Controle de Hepatites Virais foi integrado ao Departamento de DST e Aids.

As palestrantes informaram, ainda, que o diagnóstico das hepatites virais é uma prioridade do Ministério da Saúde, que disponibilizou os testes de diagnósticos em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Canavieiras, qualquer pessoa pode realizar o teste rápido no Centro Integrado de Saúde Sexual (CISS), bastando agendar sua realização.

O diagnóstico precoce da doença proporciona o acesso ao tratamento em tempo adequado, prevenindo as complicações da infecção crônica (cirrose, câncer e transplante de fígado). Atualmente os serviços do Ministério da Saúde oferecem, sem qualquer custo, medicamentos para o tratamento das hepatites B e C a cerca de 30 mil pacientes.

O acometimento das hepatites estão relacionadas a vários fatores, de acordo com seus grupos. Na hepatite “A” – condições de higiene e falta de saneamento básico; hepatite “B” – a maior proporção é a transmissão por via sexual e sua melhor forma de prevenção é vacina, associada ao uso de preservativos. Milhões de pessoas só percebem que têm essas doenças quando elas se manifestam de forma mais grave.

Na hepatite “C”, a principal forma de transmissão se dá por contato com sangue (compartilhamento de objetos como alicates de unha, lâminas de barbear, agulhas, seringas, equipamentos para tatuagem e uso de drogas. Já a principal forma de transmissão da hepatite D se dá através da via sexual. Somente as pessoas portadoras da hepatite B têm o risco de se infectar com a hepatite “D”. A transmissão da hepatite “E” ocorre por meio da água ou alimentos contaminados pelo vírus.

Da assessoria - (31-07-14 WR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...