sábado, 26 de julho de 2014

ITABUNA 104 ANOS DE UM FUTURO INCÓGNITO

Todo esgoto da cidade é jogado no leito do rio
Castigada por muito de seus gestores, ao longo desse tempo, muitos deles, sem visão de futuro; Sem um Plano Diretor, Itabuna na próxima segunda-feira (28)  completa 104 anos de emancipação-político-administrativo, sem nada a comemorar, ao não ser a mesmice, principalmente, por causa de um Governo do Estado, pertencente ao PT, que, simplesmente, ignorou que esta cidade existe "nas terras de todos eles". Governo, este, que tenta enganar  o povo baiano através de propagandas mentirosas em todos os setores de comunicação social.  Gastando mais com esse setor, do que, mesmo, com a educação, saúde e segurança.

Itabuna hoje conta com um Rio, que já foi de águas cristalinas, poluído; um verdadeiro esgoto a céu aberto, levando o mau cheiro a todo o centro da cidade, o que vem prejudicando e castigando a população. Tudo isso, por falta de um projeto de saneamento básico. E, o que se vê, hoje, nas ruas e avenidas da cidade, é o esgoto correndo, sem nenhum tratamento, nesses locais, levando riscos de saúde para as crianças e adultos. Seu sistema de saúde é um dos mais castigados, do país, o povo constantemente está morrendo nas portas dos hospitais por falta de leitos, médicos ou medicamentos.

O setor de segurança pública, parece não existir, onde gerando grande violência à sua população, chegando a cerca de 100  assassinatos, 99% deles, devido ao comércio de drogas, até o momento, o que vai ultrapassar o número do ano passado, sem se falar nos assaltos em todo o municipio. Com isso, também, morrem os inocentes. Outro problema é a falta de reciclagem do lixo, e da construção de um aterro sanitário, uma determinação que o município - segundo o Ministério do Meio Ambiente, terá que cumprir, até o próximo mês de Agosto, deste ano.    

Sem atrair indústria para a geração de emprego e renda, a população de Itabuna, aliada a exterminação, quase total da sua economia maior, o cacau, a comunidade deste município, a cada dia, apesar da pujança de seu comércio, se torna em uma das mais pobres em poder aquisitivo do Estado. Por isso muitos itabunenses estão deixando a sua terra, com lagrimas nos olhos, para outras paragens por falta de opções.                  

Os baianos, principalmente, a população itabunense têm  que ficar atentos, pois, todo o cidadão tem uma grande arma na mão, para romper com essas adversidades, que é o seu voto! Com todo esse descaso Itabuna é hoje um dos municípios mais prejudicados do Estado e o seu futuro é uma grande incógnita!    Não temos o que comemorar!  "O possível está feito, o impossível, far-se-á!" Voltare

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...