quinta-feira, 24 de julho de 2014

Doe sangue! Doe Leite! Uma vida depende da sua doação

Serviços essenciais para a manutenção da vida, mas que dependem de doações para permanecerem em funcionamento atendendo a sua finalidade. Nesta situação vivem os Bancos de Sangue e de Leite Materno da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. E neste mês de Julho, quando se comemora os 14 anos de atividade do Banco de Leite, dirigentes da unidade aproveitam para sensibilizar novas doadoras.

Isto porque a unidade, que funciona em prédio anexo ao Hospital Manoel (HMN), trabalha constantemente com o seu estoque no vermelho. Além da falta do leite, também tem sido insuficiente os recipientes de vidro com tampa plástica, usados para o armazenamento do líquido. “Infelizmente tornou-se uma rotina o nosso estoque operar no vermelho, por isso estamos convocando novas doadoras e também aquelas que já fazem suas doações para que não deixem de doar o excedente”, informou a coordenadora da unidade, a enfermeira Neiva Barreto.
O Banco de Leite Materno do HMN que contribui para a manutenção do título de “Hospital Amigo da Criança”. Eleapresenta-se como unidade específica para coleta, processamento, estocagem e distribuição. “O leite humano é fundamental no tratamento de bebês de alto risco que estão internados no Hospital Manoel Novaes, por isso, nunca é demais lembrar que qualquer mãe saudável que estiver amamentando e tiver leite excedente pode doar”, frisou Neiva Barreto. Mais informações pelo tel. 3214-4346.

Banco de Sangue
O Banco de Sangue também vive o mesmo drama. A unidade que funciona em prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho precisa constantemente contar com o apoio de parceiros e da sociedade para atrair doadores de todos os grupos (A, B, AB e O) e fatores RH + e –.
De acordo com  Rosildo Ribeiro, do Serviço de Captação de Doadores do Banco de Sangue da SCMI, o ideal seria fechar o mês com cerca de 1.400 bolsas de sangue, mas nos últimos meses não tem chegado nem a metade deste número. Todo sangue doado atende pacientes com uma infinidade de doenças, entre eles, os falcêmicos, oncológicos, aqueles submetidos a cirurgias e pacientes renais em hemodiálise.
Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado, ter peso igual ou superior a 50 quilos; não ter comportamento de risco e ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis). Mais informações pelo telefone: (73) 3214-9126.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...