sábado, 25 de janeiro de 2014

ARTIGO DE ANTONIO NUNES

Falta pão e não vai ter circo!
Antonio Nunes de Souza*

Essa junção milenar, instituída pelos imperadores romanos nas suas belíssimas arenas, foi se fortificando com o decorrer do tempo, passando a ser a maneira mais simples e com resultados miraculosos que os políticos sem escrúpulos acharam de transformar num esquema prodigioso e com resultados mais surpreendentes possíveis. Estou me referindo ao mais que conhecido: Pão & Circo!

O povo mesmo passando pelas maiores privações e pressões, ávidos por prazeres e diversões para aliviar as suas tensões, passou a encarar como normalidade, assistir lutas marciais, disputas de espadas e outros instrumentos, ferocidades de leões com religiosos e condenados, com terminações sempre na morte dos mais fracos, recebendo assim uma calorosa salva de palmas, aqueles que apresentavam as mais sangrentas apresentações, dando ao povo a alegria de opção (?) de que deveria matar ou não os contendores. Uma carniça com o apoio da podridão da ignorância! História que a história tem vergonha de contar, mas, com os políticos é diferente, apenas mudaram os métodos para serem mais brandos e alegres, balançando o corpo desse povo dançante por natureza, com bandas famosas, conjuntos de pagodes, blocos, etc., enfim, com carnaval em todas as épocas do ano. Nosso circo continua bem alimentado, porém o nosso corpo com relação ao pão nosso de cada dia, continua escasso, regrado e cheio de sacrifícios.

Graças pessoas de melhores sensos e formações educacionais que sempre estão abrindo os olhos do povo, esse podre recurso está cada vez mais minimizado ou minimizando, para que esses oportunistas e enganadores procurem oferecer obras necessárias as comunidades, melhores atenções educacionais e de saúde, atendendo os munícipes dentro dos seus direitos de cidadãos. Será muito difícil quebrar esse costume entranhado nas mentes por tanto tempo, mas, nada é impossível quando queremos de verdade exigir os nossos direitos, para inclusive possamos cumprir os nossos deveres!

Imagino a briga interna que está ocorrendo entre o nosso prefeito e a linha política do seu vice que é a favor da festança momesca que, certamente, enganando o pobre povo mais uma vez, quer eleger seus deputados. Espero que o prefeito Vane seja duro na decisão sensata de, mesmo desagradando uma corrente política, agrade o povo que precisa e foi quem, na realidade o elegeu! Que ele sinta que o povo é bem mais forte quando é bem servido e percebe a honestidade de atitudes.
O lazer é ótimo e essencial, mas nunca sacrificando uma população por questões políticas e de interesses egoísticos. Percebe-se que o prefeito está balançado no trapézio desse circo, mas não se preocupe se o seu salto for prejudicado pelos elos das cordas , você cairá na rede que é o povo de Itabuna agradecido por uma atitude corajosa e honesta!


*Escritor – Membro da Academia de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO NO ITA PEDRO

Impulsionada pelo Ita Pedro, Itabuna se consolida entre os destinos mais procurados da última década com 1,39 milhões de passageiros Às vésp...