sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Queda da arrecadação, aumento das obrigações e a Lei de Responsabilidade Fiscal levam Prefeitos a demitirem

         
  Acúmulo de débitos de gestões anteriores, queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e aumento das obrigações federais estão entre os principais motivos dos prefeitos sul baianos ao realizarem “cortes” na Folha de Pagamento. Os índices já ultrapassam o limite estipulado pelo Tribunal de Contas dos Municípios, de 54 % para gastos com pessoal. Entre os municípios associados à Amurc, é esperada uma média de 1.200 demissões até o final do ano de 2013, a fim de evitar rejeição de contas.



Entre os prefeitos que compõe o Território Litoral Sul as dificuldades são as mesmas, e eles relatam que estão realizando cortes de vantagens, gratificações e até diminuindo os salários, e, em último caso realizar as demissões. O problema, segundo sinaliza o presidente da Amurc, Lenildo Santana é que esses ajustes deverão ser feitos em atendimento a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), mas irão prejudicar os serviços públicos, “porque na medida em que demito para, em partes, atender a um indicador, eu vou deixar de prestar o serviço que é oferecido com qualidade”, declarou.

As áreas de Assistência Social e da Saúde, no qual todas as estruturas físicas e a equipe de trabalho são custeadas pelo município, estão concentradas as principais demandas da população que serão afetadas. A redução dos custos do funcionamento dessas estruturas acarretará na diminuição do quadro de funcionários, no qual, segundo o presidente da Amurc, “aonde tínhamos dois técnicos de saúde, por exemplo, teremos que reduzir para um, ao mesmo tempo em que as especialidades médicas serão retroagidas para o atendimento básico”, completa.

Antigamente, os municípios não tinham muitas especialidades como existem nos dias atuais, a exemplo de psicólogos, nutricionistas, odontólogos, dentre outros, que exigem um incremento maior nas receitas. Pensando nisso, Lenildo ressalta que “o Governo Federal precisa entender que a situação econômica do país mudou, as pessoas demandam por mais serviço público, por mais atendimento e isso repercuti na questão do indicador de pessoal, na necessidade de ter mais pessoas trabalhando”, explica o gestor.


Na avaliação do advogado Mateus Santiago Santos Silva, que é especialista em Gestão Pública Municipal, além de atuar a muito tempo na modalidade de contratação de pessoas, as prefeituras possuem uma grande quantidade de servidores que acumularam, ao longo dos anos, benefícios legais. O não planejamento dessa estrutura vem impactando a Folha de Pagamento, que atualmente responde pela metade do orçamento municipal. “Com isso, os gestores são pressionados a tomar medidas politicamente impopulares, mas legalmente corretas”, analisou.

Por - Viviane Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna faz mutirão no combate so mosquito da dengue

Prefeitura Itabuna realiza Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti com ações educacionais e de limpeza no Santo Antônio Prefeitura de I...