terça-feira, 25 de junho de 2013

Prefeito garante a movimentos sociais a melhoria no transporte

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, recebeu nesta terça-feira representantes de mais de 20 movimentos sociais para debater melhorias no transporte público no município. Acompanhado de secretários municipais, Vane ouviu as reivindicações e apresentou uma lista de medidas que estão sendo adotadas pelo governo que vão impactar positivamente nos serviços prestados à população.



O prefeito classificou as cobranças como justas e o encontro como um momento histórico na luta pela melhoria do transporte público em Itabuna.  Ele lembrou que desde o início do ano as empresas de ônibus vêm cobrando reajuste de passagem, mas não concedeu porque não poderia prejudicar a população. Vane afirmou que o governo está cobrando o cumprimento de horário, a compra de ônibus novos e o aumento do número de veículos para atender bairros como Maria Pinheiro, São Roque e Santa Inês.

O prefeito destacou que problemas gerados há mais de 20 anos não podem ser resolvidos em um passe de mágica, mas que o governo municipal já encontrou soluções para muitos deles e, que em parceria com a população, vai resolver outros.  Uma das medidas anunciadas para melhorar o serviço de transporte público é a implantação da estação de transbordo, que possibilitará a redução, pela metade, do tempo de espera nos pontos de ônibus, além de reduzir o gasto com passagem. O projeto foi apresentado para os representantes dos movimentos sociais e deve ser implantada no Centro Comercial de Itabuna, perto do terminal rodoviário.

Gratuidade

Vane afirmou que o governo está analisando as planilhas das empresas e que o governo vai estudar o que está levando tanta gente a ser beneficiada com a gratuidade, encarecendo a tarifa para o conjunto da população. Em abril, por exemplo, mais de 500 mil pessoas viajaram sem pagar.  “Estamos investigando o que está acontecendo. O certo é que os serviços não vão continuar ruins e população não pode ser penalizada” disse.De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Clodovil Soares, o município está adotando medidas para melhorar a mobilidade urbana e o serviço de transporte público. Entre as ações adotadas estão a criação de ciclovias no centro de Itabuna (avenidas Amélia Amado, Inácio Tosta Filho e Ilhéus), sinalização das vias públicas, troca do sistema de semáforo e aumento da fiscalização para o cumprimento dos horários pelas empresas de ônibus.

  Os representantes dos movimentos sociais elogiaram as medidas anunciadas e comprometeram-se a colaborar com o governo municipal para a melhoria nos serviços. Eles mais uma vez disseram que os serviços são muito ruins, que a tarifa não pode ser reajustada e devem ser realizadas auditorias nas contas das empresas.  O governo respondeu que isso já está sendo feito. Participaram da reunião com o prefeito Vane representantes de mais 20 movimentos sociais e os vereadores Jairo Araújo, Saldado Valéria, Pastor Francisco e Cesar Brandão. 

Da Comunicação Social
Por -Ailton Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna faz mutirão no combate so mosquito da dengue

Prefeitura Itabuna realiza Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti com ações educacionais e de limpeza no Santo Antônio Prefeitura de I...