quinta-feira, 27 de junho de 2013

Governador concretiza sonho da nova ponte de Ilhéus

O antigo sonho da população ilheense começou a virar realidade nesta quinta-feira, 27, um dia antes da comemoração dos 479 anos de fundação de Ilhéus e de 132 de municipalização. O governador Jaques Wagner, ao lado do prefeito Jabes Ribeiro, assinou a ordem de serviço para a construção da segunda ponte que fará a ligação entre o centro e a região sul da cidade. Esta será a primeira ponte estaiada da Bahia, representando um investimento de cerca de R$ 165 milhões, incluindo outras intervenções urbanas. O modelo permite conciliar aspectos naturais às necessidades de mobilidade da cidade, promovendo o desenvolvimento sustentável, especialmente da atividade turística.


A solenidade ocorreu no Hotel Praia do Sol, com a participação de membros da sociedade, dos secretários estaduais da Casa Civil, Rui Costa, e do Turismo, Domingos Leonelli, deputados federais e estaduais, vereadores, prefeitos de municípios vizinhos, secretários municipais de Ilhéus e empresários. Logo após a assinatura da ordem de serviço, o prefeito Jabes Ribeiro e a primeira dama do município, Adryana Ribeiro, entregaram ao governador Jaques Wagner a Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, a mais alta condecoração concedida pelo Município a personalidades que tenham prestado serviços relevantes em prol do seu desenvolvimento.  A Comenda foi criada pela lei 2.191, de 21 de agosto de 1985, por iniciativa do então prefeito Jabes Ribeiro, e publicada no Jornal Oficial do Município de 1º de novembro do mesmo ano.
Em nome de toda a população, o prefeito Jabes Ribeiro agradeceu a atenção do governo do Estado para com o município e celebrou a conquista do novo equipamento. “Este é o resgate de um sonho dos ilheenses, muitos até duvidaram, em função do descrédito que o município se encontrava, mas nós não tínhamos dúvidas de que seríamos contemplados. Esta é uma obra da qual ninguém pode dizer que é o "pai da criança" porque ela é uma aspiração de todos”, destacou o prefeito.
Jabes Ribeiro observou que Ilhéus passa por um momento de reconstrução e de retomada de sua posição de destaque no cenário estadual e nacional e considerou a contribuição da sociedade. “A sociedade organizada de Ilhéus tem dado uma contribuição fundamental para reconstruir o município, especialmente, naquilo que nós chamamos de Pacto por Ilhéus”, destacou.  
O governador Jaques Wagner fez questão de salientar que a nova ponte representa um projeto que demonstra a preocupação do governo com a manutenção da beleza paisagística, de Ilhéus, especialmente da Baía do Pontal e a responsabilidade com os seus ecossistemas. “Pensamos em um equipamento urbano que valorizasse a paisagem de Ilhéus e ser tornasse mais um cartão postal da cidade”, frisou.
Wagner lembrou que este é apenas um dos vários investimentos que a cidade e a região têm recebido nos últimos anos, acumulando a maior concentração de investimentos estaduais e federais da Bahia, após a capital e região metropolitana. O governador destacou também a importância da produção do chocolate para o fortalecimento da economia sul baiana e a determinação do preço mínimo do cacau. “Temos que devolver o que é de mérito da região, que por muito tempo foi responsável pela geração de cerca de 60% da receita da Bahia”.    
O secretário chefe da Casa Civil do governo, Rui Costa, pontuou obras que integram o volume de investimentos que beneficiará o município ilheense nos próximos anos: “A Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), o Porto Sul, a duplicação da BR 415, que está em fase final de liberação das licenças ambientais, o novo aeroporto internacional e o novo Hospital Regional, que terá estrutura física semelhante à do prermiado Hospital Regional do Subúrbio (em Salvador), além da Universidade Federal do Sul da Bahia”, destacou Costa. Ele observou que todos estes investimentos tornarão a região ainda mais competitiva para a atração de empreendimentos e maior geração de emprego.      
Extensão – A obra da nova ponte, a primeira estaiada da Bahia, tem extensão total de 2.657 metros (incluindo os acessos) e fará um corredor litorâneo entre as regiões norte e sul de Ilhéus. A previsão da empresa vencedora da licitação, a Constran Construções e Comércio é que a obra seja concluída em 24 meses. De acordo com a empresa, já foram iniciadas as primeiras sondagens do subsolo e o canteiro de obras deve começar a ser implantado nos próximos dias.
O prefeito Jabes Ribeiro ressaltou que o novo equipamento trará melhorias não apenas para o tráfego interno em Ilhéus, mas também para a circulação de cargas entre os municípios do litoral sul, a exemplo de Una, Arataca e Canavieiras, com os do litoral norte e também com Salvador. A nova ponte, além de ser uma solução para os problemas de mobilidade do município, que retomou a sua vocação natural para o desenvolvimento, também vai colaborar com o transporte de cargas na região sul baiana e, posteriormente, em todo o Estado, com a implantação da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e do Porto Sul.  “A ponte é de fundamental importância não apenas pela questão estética, mas porque complementa o sistema viário do município, fazendo a ligação entre a zona sul ao norte, formando um cordão litorâneo da cidade”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Vieira. O projeto envolve também a implantação de vias de acessos, que ainda serão discutidas com a população, conforme as solicitações do Departamento de Infraestrutura e Transporte de Bahia (Derba).
 Características

Contratante
Departamento de Infraestrutura e Transporte de Bahia (Derba);
Contratada
Constran Construções e Comércio;
Valor Contrato
R$ 165.263.551,35;
Prazo Execução
24 meses;
Acesso lado Pontal
Quatro faixas de rolamento;
Extensão 960 metros.
Ponte 
Quatro faixas de rolamento;
Laterais para ciclovia e pedestres;
Extensão 497 metros em nove vãos.
Vão para navegação 182 metros, construção em balanço sucessivo;
Gabarito para navegação 15 metros com referência ao zero hidrográfico;
Mastro com 75 metros de altura e 43 estais;
Volume de concreto 26.000 metros cúbicos.
Acesso lado Ilhéus
Quatro faixas de rolamento;
Extensão 1.200 metros;
Extensão total da obra 2.657 metros.


Da - Secretaria de Comunicação Social (Secom)-Ilhéus - 27.06.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...