quinta-feira, 27 de junho de 2013

População da Ilha de Itaparica protesta contra o ferryboat e Agerba

Presidente da Associação Comercial de Vera Cruz, Lenise Ferreira, acha que a Justiça já devia ter tomado uma providência

Cartaz contra a Agerba e o ferryboat nas manifestações de sábado passado, em Salvador. Os protestos contra o serviço deficiente do ferry ciontinuaram hoje em Itaparica e Vera Cruz.
Cartaz contra a Agerba e o ferryboat explorado pela InternacionalMarítima nas manifestações de sábado passado, em Salvador. Os protestos contra o serviço deficiente do ferry ciontinuaram hoje em Itaparica e Vera Cruz.
REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA
A presidente da Associação Comercial de Vera Cruz, Lenise Ferreira, voltou a criticar a Agerba e a concessionária Internacional Marítima, que explora o Sistema Ferryboat, por prejudicarem os usuários ao não retomarem a venda depassagens com hora marcada e o SIBE (Smart Card do Ferry). Para a empresário, é inconcebível se deixar o usuário enfrentando filas diariamente para trabalhar na Ilha de Itaparica e em Salvador.
“São médicos, enfermeiros, estudantes, comerciantes, funcionários do judiciário e bancários que são prejudicados no seu dia a dia. Sempre contamos com a venda de hora marcada em diversos pontos dos shoppings de Salvador, como em Santo Antonio de Jesus, na Ilha, Iguatemi e nos guichês dos terminais marítimos. Isso é uma regressão. Em vez de melhorarem o serviço, estão trabalhando na contra-mão”, sustentou.


O sistema de venda de hora marcada no ferryboat funcionava desde 1987, quando foi implantado pelo então governador Waldir Pires e serviu como referência até para a criação do SAC (Serviço de Atendimento do Cidadão) pelo governo do Estado. Em 2012, com a crise no sistema ferryboat, a concessionária paulista TWB, com poucas embarcações em tráfego, decidiu suspender o serviço.
Com a reforma atual dos navios, o ferryboat voltou a contar com cinco embarcações, segundo garantem a Agerba e a Internacional Marítima, número suficiente para a retomada do hora marcada e do cartão SIBE. Mas mesmo assim a concessionária atual do ferry insiste em não reativar o hora marcada.
“Eles (diretores da Internacional Marítima) acham que o povo da Ilha de Itaparica está querendo mordomias. Chamam de mordomias anos e anos de sofrimento e de prejuízos com esse caos que o o ferryboat. Estão violando o direito de ir e vir das pessoas. É caso para a Justiça ou de cadeia mesmo”, afirmou Lenise.
Protestos na Ilha - A onda de manifestações que atinge a Bahia e todo o país está motivando as comunidades da Ilha de Itaparica a se mobilizarem também contra os péssimos serviçosprestados pela Internacional Marítima. Na manifestação de Salvador, no último sábado, vários cartazes contra a Agerba e o ferryboat foram conduzidos.
Nesta sexta-feira, ocorrem novas manifestações na Ilha: uma em Itaparica e outra em Vera Cruz. Além do péssimo serviço da Internacional Marítima, os moradores da Ilha não poupam críticas ao sistema de tranasporte como um todo de toda a Ilha, a precariedade dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. As críticas contra a falta de ação dos governo do Estado e dos municípios são pesadas.
Fila do ferry bateu em Mar Grande – Foi muito sufoco e sofrimento para milhares de usuários que escolheram o ferryboat para chegarem a Ilha de Itaparica e outras cidades durante o São João. Na saída de Salvador, a fila de veículos passou do Largo de Roma. No retorno, segunda-feira à tarde, invadiu a cidade de Vera Cruz (Mar Grande), chegando a mais de 6 quilômetros até o terminal de Bom despacho.
Ao contrário do que informavam de forma equivocada e com insistência algumas emissoras de televisão, o tempo de espera para embarque passou de oito horas. A TV Bahia, por exemplo, disse que o usuário, na sexta-feira, estava esperando somente duas horas para embarcar. Com a fila de veículos, em Roma, fica impossível o usuário embarcar duas horas depois. Isto não existe. Nem com 10 ferries operando, o que não foi o caso. Só três ou quatro em tráfego.
É Muito Pior que a TWB – Pelo que se percebe através de alguns veículos de comunicação, a concessionária do ferryboat está muito bem, o serviço vai de vento e popa e o usuários está satisfeito. A nossa mídia parece que anda almoçando muito bem. A Internacional já cumpriu mais de três meses do “contrato emergencial” de seis meses que tem com o governo do Estado.
A Inter veio para Salvador através da Seinfra e Agerba, escolhida a “dedo de ouro”. Em 2009, quando a TWB já aprontava muito no ferryboat, dois diretores da Agerba foram até São Paulo para buscar informações junto ao Dersa sobre a concessionária, pois o governo da Bahia já estava invocado com a péssima TWB.
O Dersa é o órgão do Governo de São Paulo que regula a travessia Santos-Guarujá, onde a Internacional também atua. Os diretores da Agerba voltaram para Salvador decepcionados com o que ouviram: “É melhor vocês ficarem com a TWB. Esta daqui (Internacional) é muito pior”.
Resumo da ópera: o governo Wagner já sabia há muito tempo tudo sobre a Internacional Maritima. E trouxe a empresa do Maranhão para a Bahia. Isso é que é incompetência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...