terça-feira, 23 de outubro de 2012

Temperatura esquenta no debate em Salvador


ACM Neto chamou Pelegrino de arrogante e mentiroso, que retrucou ao dizer que adversário é fracassado


Em um debate escasso de propostas e rico em ofensas, os candidatos à prefeitura de Salvador, ACM Neto (DEM) e Nélson Pelegrino (PT), se encontraram na noite da última segunda-feira (22), em evento realizado pela Rede Record. A tônica do programa foi a discussão entre os dois postulantes ao Palácio Thomé de Souza _sede do executivo soteropolitano.


Antes de passaram às ofensas mútuas, Pelegrino novamente reforçou a importância do alinhamento entre as esferas de poder: federal (com a presidente da República, Dilma Rousseff, do PT), estadual (com o governador Jaques Wagner, também petista) e municipal.


O candidato do DEM, por sua vez, disse que em seis anos de governo do PT no Estado, a violência aumentou na Bahia e o turismo caiu, entre outros problemas. Ele afirmou que o partido do prefeito faz parte das bases aliadas do governo estadual e federal e que, inclusive, Wagner foi ao ato de filiação de João Henrique ao PP. Por fim, afirmou que o petista indicou quatro secretários do prefeito.


Quando Pelegrino perguntou se ACM Neto saberia respoder o custo que é levar o metrô a Cajazeiras, o demista respondeu que coube ao PT reduzir o traçado original de doze para seis quilômetros. "Quem cortou o metrô foram vocês, em 2005". Pelegrino reagiu. "Quem cortou foi o seu prefeito João Henrique. Foi ele". O petista acrescentou que seu adversário sequer foi à reunião da bancada baiana na Câmara dos Deputados _os candidatos são congressistas_ para tratar do assunto.


O petista tentou nacionalizar o debate ao afirmar que o DEM vai pedir a inconstitucionalidade do Código Florestal. Nesse momento, ACM Neto disse esperar "que a cota de mentiras de Pelegrino esteja acabando". Seu adversário disse não ser fracassado, ACM Neto, por sua vez, garantiu que sua agremiação vá à justiça contra o Código.


A partir daí, Pelegrino disse que ACM Neto é "fracassado", pois seu grupo político perdeu diversas eleições. O demista disse que seu adversário é "arrogante". A resposta que ouviu é de que seu avô é que era "arrogante" e governou a Bahia com truculência. O demista chamou seu concorrente de 'fracassado e incompetente" quando Pelegrino foi secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, em 2009 e 2010.


ACM Neto perguntou a opinião de seu adversário sobre a condenação de petistas no mensalçao. Pelegrino lembrou os mensalões do PSDB e do DEM. Ele ainda citou uma entrevista na qual o ex-governador de Brasília, José Roberto Arruda financiou a campanha de ACM Neto para a prefeitura, há quatro anos. Por essa citação, o demista afirmou que vai processar criminalmente Pelegrino.


Temas como as relações do ex-senador goiano Demóstenes Torres com a contravenção e a sua ação no Supremo Tribunal Federal (STF) também foram colocados. Em suas considerações finais, Pelegrino disse representar "a mudança". Já ACM Neto parafraseou o ex-presidente Lula e afirmou que "a esperança vai mudar o medo".


 João Paulo Gondim - iG Bahia

23/10/2012 03:08:47

Veja mais no PoliticaLivre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Políticas para os Povos Indigenas visita o Hospital Materno-Infantil de Ilhéus

Superintendente de Políticas para os Povos Indígenas da Bahia visita o Hospital Materno-Infantil; “Um exemplo para o Brasil” Primeiro hospit...